quinta-feira, 17 de maio de 2007

Papo chato


Tímidos acham que precisam falar as coisas mais interessantes do mundo para manter uma conversa. Que só o papo mais inteligente, ou mais engraçado vai ajudá-lo a evitar os momentos desconfortáveis de silêncio.

Vamos racionalizar um pouco, e observar o que as pessoas que são boas de conversa fazem. Se você reparar, as pessoas mais carismáticas não são necessariamente as mais inteligentes ou engraçadas. Elas podem tornar até mesmo um papo que começa com "será que vai chover" em uma conversa agradável. Eu mesmo posso dizer que sou bem engraçado, consigo arrancar boas risadas de meus amigos. E com certeza não sou a pessoa mais querida do grupo.

Para que as pessoas se sintam confortáveis com você, é preciso projetar para as outras pessoas que você mesmo está super confortável. É mais importante a forma como você fala do que o conteúdo do que você fala. E por forma eu quero dizer o tom e volume de voz, a linguagem corporal e a escolha de vocabulário para transmitir o que você quer falar. É aconselhável falar alto o suficiente para que todos o ouçam. Até mesmo mais alto que isso. Ninguém gosta muito de conversar com uma pessoa que fala baixo, isso as deixa desconfortáveis. Você pode falar muito alto e as pessoas ao seu redor não vão sair correndo (claro, não exagere). É aconselhável ter uma linguagem corporal aberta, receptiva. Nada de ficar todo encolhido, olhando para baixo. E sorria, deixe as outras pessoas saberem que você aprecia conversar com elas. Por último e um puco mais complicado, não tente bancar o super intelectual usando palavras difíceis. Quanto mais simples melhor. Você não quer que as pessoas te achem arrogante, isso só joga contra você.

Não tenha medo de falar de coisas chatas, de falar coisas que te aconteceram durante o dia. Esse tipo de coisa acontece com todo mundo. Aquela loira maravilhosa que parece ter pulado das páginas da Playboy é humana também. Mostrar às outras pessoas que você também é humano faz com que elas simpatizem com você, que se sintam mais confortáveis com você. Ficar falando de assuntos maravilhosas e praticamente fora do alcance dos mortais pode até fazer com que outros o admirem ou o invejem, mas não os tráz mais para perto de você. Não cria uma conexão.

Um comentário:

Anônimo disse...

É estranho...
As vezes, como hoje, me expresso bem, falo assuntos simples que agradam as pessoas no grupo que eu estou interagindo e fico por cima, sou o centro das atenções. Mas em outros dias eu fico num canto da sala, calado, não consigo conversar com ninguém e quando abro minha boca pra dizer algo só falo coisas sem noção, é horrível. Acredito que isso tem a ver com a confiança e autoestima que estamos no momento. Hoje eu estava num grupo de 4 meninas conversando sobre várias coisas, daí começamos falar sobre a minha irmã que vai casar no ano que vem. Ai uma das meninas me interrogou assim: Você não tem mulher não é porra?... cara, isso me deixou mal no momento mas disfarcei mudando de assunto com outra garota e deu certo kkkkkk mas fiquei pensando, se eu estivesse conversando apenas com a menina que falou aquilo, acho que eu ia me embaraçar e ficar envergonhado rsrs.