terça-feira, 17 de abril de 2007

Sobre a ira


Por conta desse episódio do tiroteio em Virgínia, resolvi escrever este post. Aparentemente o atirador, um aluno asiático da universidade era um rapaz muito solitário, muito tímido. A primeira coisa que nós tímidos pensamos nessas horas é que muito provavelmente esse rapaz sofria bullying por parte de colegas, e acabou explodindo em um surto psicótico, que provavelmente vitimou inocentes que nada tinham a ver com nada. Para quem não sabe bullying é o nome dado para a prática de humilhação pública praticada por pessoas do convívio do humilhado (e que merece um post futuro). Mesmo que não sofresse de bullying, com certeza o surto foi causado por muita raiva reprimida.

Muitas vezes as ações de outras pessoas nos machucam. Por causa disso, nós criamos um desejo de machucar essa pessoa, de nos vingarmos, fazer justiça, mas como somos tímidos, acabamos ficando quietos, só absorvendo esse ódio, engolindo a seco a humilhação. Mas o que de bom nos traz esse ódio? Quem lucra com isso? E se você levasse esse ódio adiante, tomando uma atitude como a do atirador de Virgínia, como isso ia te ajudar? Vamos pensar racionalmente, coisa que acho que todo tímido faz bem por conta de tantos momentos sozinhos de introspecção. Você atira nas pessoas que te magoaram, as famílias delas sofrrem, sua família sofre e você não ganhou nada a não ser uma gota de satisfação, um vento de sua suposta justiça que passa em alguns segundos.

Eu sei, você até consegue pensar racionalmente, mas é muito mais fácil falar. A raiva continua lá, te coçando. O que você pode fazer para se libertar da ira, é fazer tudo o que quiser, mas dentro ded sua realidade, dentro de sua imaginação. Vivencie, saboreie. Tem vontade de xingar, xingue. Quer bater, bata. Você pode até sair atirando, mas na minha opinião, se você tem tanta raiva assim, considere também começar uma terapia. Pelo menos para mim esse tipo de visualização me tira a vontade de fazer essas coisas e me permite depois pensar, analisar usando a lógica.

Outra coisa importante é não ficar quieto quando necessário. Mas isso já está reservado para outro post.

Obviamente, tendo sofrido bullying ou não, nada justifica o massacre. E quem saiu ganhando? Ninguém.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, falar é facil fazer é dificil, se vc for um fraco não pode nem bater no cara, então fica lá quieto pensando em como se vingar e depois vc não achar nenhuma alternativa e engole a seco a humilhaçao --'

S.A disse...

Realmente, uma pessoa tomada pela ira pode fazer loucuras. Não só matar o outro, mas até mesmo cometer suicídio.

Mas engolir o ódio não faz a pessoa desenvolver a amargura?
amargura só trás tragédias...
a pessoa fica amargurando a vida a ponto de querer tirará-la...