domingo, 15 de abril de 2007

Livros


Quando comecei a notar que a timidez era meu problema (bom, ainda é), comecei a comprar alguns livros que estivessem relacionados ao assunto. Eu lia os livros avidamente, achava as dicas muito boas, pensava nas dicas e em como aplicá-las ao meu dia a dia, mas acabava esquecendo tudo. Ou seja, acabou não sendo muito útil.

Acho que o problema desses livros era que os autores nunca tinham passado pelos mesmos problemas que eu. Eles estudaram aquilo, tinham até PhD no assunto, mas nunca vivenciaram de fato estes problemas. Pelo menos é isso que eu notava ao ler os livros.

Um dos primeiros livros que comprei, o mais fino e barato de todos, e impressionantemente o mais útil, foi o "Como fazer amigos" do Don Gabor. Curto, direto ao ponto, ótimas dicas. Outro bom foi o famoso "Como fazer amigos e influenciar pessoas", do Dale Carnegie, mais ou menos na mesma linha. O piorzinho que comprei foi o "Timidez" do Bernard Carducci, que apesar de bem grosso só falava sobre timidez de uma forma bem técnica, bem acadêmica. Muito chato, sem dicas, acabei parando de ler no meio.

Tem um outro que eu não comprei, só folheei, de uns caras que foram até no Jô Soares, chamado de "Manual do xavequeiro". Só de dar uma olhada achei horrível. O livro nada mais é que uma coleção de rotinas de xaveco para serem aplicadas em diversas situações. Definitivamente não é algo que eu vou usar para superar meu problema.

Acabei vendendo esses livros baratinho em um sebo. As dicas úteis que eu me lembrar desses livros vou postando aqui com o tempo.

9 comentários:

Anônimo disse...

esse é um problema pra mim tambem... tenho 18 anos e nunca namorei... to tendo ate algumas ideias suicidas.. mas nao sei.. se vale a pena.. enfim.. sei la pq to escrendo isso

Anônimo disse...

Sabemos que a timidez nao é um sentimento bom q nao PROVEM DE DEUS por isso temos que abominar esse sentimento .podemos sim nos sobressair a ele basta ter pecistencia e acima de tudo forca de vontade de se ver livre desse sentimento que atinge tantas pessoas e que acaba nos deixando excluidos de uma certa forma da sociedade ......Recomendo sim ler livros que trate a respito desse assunto ainda nao sei o nome ,mas vou pesquizar e falo pra vcs DICA QUE FOI DADA AI POR ESSA PESSOA PARESSE SER LEGAL....AUGUSTO CURY fala que as PESSOAS TIMIDASSAO SERES HUMANOS SENSIVEIS E HUMANOS ,MAS POR CONTA DA TIMIDEZ PASSAMOS UMA IMPRESSAO DE SERMOS MITIDOS ORGULHOSOS ,OU, DENEGRINE NOSSA IMAGEM....

Anônimo disse...

Quem falou que a timidez não é um sentimento bom que não provem de Deus é um coitado.
Primeiro timidez não é um sentimento mas sim uma característica.. sentimentos que podem aparecer na timidez são insegurança, medo, etc..
Também é uma coisa cultural, geralmente países rigídos como os orientais contém mais tímidos.
Segundo ser ou não tímido não tem nada a ver com Deus.

Anônimo disse...

Eu acho que a tímidez é algo que impede nós de sermos o que somos no nosso dia dia pois quando sentimos vontade de fazer algo que queremos e paramos para pensar e colocamos a timidez a fente nos nossos atos, isso atrapalha muito em nossa vida, eu acho sim que Tímidez não é algo bom pois nos atrapalha e podemos perder varias opotunidades em nossa vida, tímidez é um pouco de insegurança então tudo que impede o ser humano de fazer o que gostaria (porque é muito bom isso fazer o que achamos bom). Tudo o que é contrario de Bom não é de Deus então concordo com o(a) amigo(a) do 1º comentario que timidez não é de Deus!!
Boa noite
By:Didi

Anônimo disse...

Eu sou tímida acho desde q nasci. rs Já tentei por tudo superar esse problema mas parece q ele sempre volta. Até já surtei literalmente por causa disso.

Concordo com o 2º comentário: "PESSOAS TIMIDAS SAO SERES HUMANOS SENSIVEIS E HUMANOS ,MAS POR CONTA DA TIMIDEZ PASSAMOS UMA IMPRESSAO DE SERMOS METIDOS ORGULHOSOS"

Isso acontece direto comigo, as pessoas nunca me veem com bons olhos apenas como uma menina metida, orgulhosa, que "se acha", fechada para o mundo etc. Por isso elas nao se interessam por mim.

Penso em desistir de acabar c/ a timidez e assumi-la pra sempre.

Anônimo disse...

Olá, você disse que não se importaria de colocar no seu blog um link de um blog que fale de timidez e quem tem como público alvo meninas, por favor poste o meu entao, criei a pouco tempo, agradecida.

http://crise-deidentidade.zip.net

Anônimo disse...

Eu tenho esse livro do Dale Carnegie e as dicas são boas...o problema é justamente esquecer de tudo no dia a dia! E as vezes me sinto boba de ficar lendo e tentando mentalizar tudo...

Anônimo disse...

Olá!
Estou fazendo um trabalho sobre como lidar com a timidez na era dos extrovertidos. Estou a procura de personagens que tenham boas histórias sobre timidez. Como por exemplo: alguém que tenha passad em uma Universidade Pública, Que subiu de cargo na empresa na qual trabalha, que conseguiu conquistar a pessoa amada... etc!

Só que tem que ser tímido.

Se você tiver alguém para indicar ou se encaixe em um desses perfis que eu citei entre em contato.

marisilva_00@hotmail.com ou carolsss19@hotmail.com

Somos um grupo de estudantes de jornalismo!

Aguardo retorno!

Bj

Anônimo disse...

Olha só, já estamos em 2016, numa era que quase ninguém acompanha blogs, aqui estou eu colhendo boas dicas. Sua história (autor do blog) até então é paracida com a minha, a diferança é que baixei vários ebooks e li e no seu caso você comprou livros, mas li os livros, já faz um tempo e esqueci muita coisa. Infelizmente, e com tristeza digo que tenho 24 anos e sou um fracasso com as mulheres/garotas, e ainda sou tímido em diversas situações, tenho vergonha de fazer muita coisa. Mas quero mudar isso e progredir, e assim seguirei. Amo esse blog, to até emocionado em saber que ainda existe. -Janilson