domingo, 22 de abril de 2007

Gostos Nerds


Eu sempre fui bastante nerd. Não cheguei a me vestir de Darth Vader para sair na rua, nem cumprimento as pessoas com o cumprimento vulcano do Dr. Spock, mas acho que as pessoas me classificam como um nerd. Vou deixar de lado o terrível fato de que as pessoas não deveriam colocar rótulos umas nas outras apenas por este post, mas depois você pode recolocar isso no seu sistema de valores éticos, ok?

Sempre gostei de quadrinhos (desde Mônica a Sandman, passando por Homem Aranha), de desenhos animados, de filmes de ficção, de games, RPG. Sempre estudei bastante, não tanto por gostar, mas por achar que era a coisa certa para fazer. E também, nunca gostei muito de sair, de ficar jogando papo fora com as pessoas, então estudar era uma coisa para se fazer (enquanto não existia a internet). Só conversava com meus outros amigos, todos nerds e com gostos parecidos. Mas diria que gastei a maior parte da minha infância jogando video-game.

Mas o que as pessoas "não-nerds" tem contra os nerds, esses seres tão inofensivos? Vou arriscar meu palpite. Uma das fortes características nerds é uma falta de habilidades em socialização, não com orcs e elfos, mas com seres humanos de verdade. A maioria das atividades consideradas nerds não promovem muita socialização. As que promovem, as pessoas tem a chance de se esconder atrás de um personagem, como nos eventos de Animê, Star Wars ou RPG. E a maioria das atividades "não nerd" exigem a socialização.

Hoje eu me arrependo um pouco de não ter gasto mais tempo tentando me socializar, ao invés de só estudar e jogar video-games com meus amigos. Por conta disso, cresci um cara com um medo danado de falar com mulheres, ou de falar com caras "não-nerds". Mas qual seria a solução para isso? Acho que se deixar de fazer coisas que gosto, e fazer coisas que não gosto vou estar agredindo minha própria identidade, meu jeito de ser, e vou ser um cara bem infeliz, o que faria minhas tentativas de socialização naufragarem. Acho que a resposta para isto é o equilíbrio. Dar uma chance para outros tipos de atividades, outros tipos de amigos, mas sem deixar de lado as coisas de que já gosto.

4 comentários:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

Amo ser nerd sou uma menina amo jogar vídeo-game estudar matematica e ciências gosto do star wars e uso óculos e vou usar aparelho no próximo ano!

Anônimo disse...

Minha vida em um post...
Realmente é um grande paradimga isso, deixar de ser aquilo que somos para se tornar uma "outra pessoa" segundo o gosto das pessoas ao nosso redor. Hoje estou sofrendo as consequências disso, me tornei uma salada, uma mistura de várias coisas e gostos, me tornei tão eclético a ponto de sumir minha personalidade as vezes. Jovéns, não deixem de ser aquilo que são por causa das pessoas. O que podemos fazer é tentar coisas novas, mas deixar de ser quem somos, é um insulto a nós mesmos. E além do mais hoje em dia é moda ser Geek :)

Anônimo disse...

Não há problema em ser eclético e se adaptar em outros meios. Talvez o que nos falta as vezes é nos abrir mais, dar oportunidade para coisas novas. As vezes alguém chega pra gente contando sobre um filme de ação, e se a gente não gosta de filmes desse tipo nem damos importância, não escutamos o outro e isso é muito ruim, talvez por isso que não fazemos muitas amizades.