sábado, 27 de outubro de 2007

Como mudar sua timidez - parte I - por David DeAngelo

Eu nasci com isto? Natureza vs. Criação
Enquanto é possível que timidez seja (parcialmente) causada por fatores genéticos, acredito que comportamento adquirido (a criação/educação) é muito mais poderosa. Existem tantos casos de crianças felizes, saudáveis, vibrantes e extrovertidas que tem suas personalidades destruidas por pais abusivos ou outras situações traumáticas. E, acredite ou não, o contrário também é verdade. Pessoas quietas, tímidas, introvertidas podem se tornar mais sociáveis da mesma forma. Pessoas catatônicas e autistas podem ser trazidas de volta à vida, pessoas com "deficiências de aprendicado" podem se tornar alfabetizadas. Tudo que é preciso são as ferramentas necessárias.

Este é meu "verdadeiro Eu"?
A verdade é, que virtualmente qualquer aspecto de sua personalidade pode ser mudado. Se não parecec ser verdade para você, é porque os métodos que você tem empregado não são poderosos o suficiente. Pense em suas próprias experiências por um momento. Você já acreditou tanto em algo quando de repente alguém te provou que você estava errado? O que aconteceu com você então? Você mudou - instantaneamente. Um estupro ou um acidente de carro podem mudar sua personalidade - e não de uma forma longa e demorada, mas imediatamente e com muita força.

Realmente, sua mente é muito flexível, e vou provar a você. É que nós também temos a tendência de fazer coisas seguindo padrões, desta forma não aproveitamos nossa capacidade de mudança. Acho que a crença em seu "verdadeiro Eu" é perigosa porque é muito limitante. Olhamos para os nossos aspectos negativos e fizemos, "Isto é o jeito que eu sou. Estou sendo verdadeiro comigo ao me comportar desta forma". Estamos nos negando crescimento e progresso com esta atitude derrotista. Nossas personalidades NÃO são como uma gangorra; melhorar uma coisa não piora outras. Estou otimista que as estratégias das quais vou falar funcionarão, mas não se você for cético e não as fizer de coração.

Como nossa mente funciona
O primeiro passo para mudar a nós mesmos é entender porque você está fazendo o que você faz hoje. Vou dar-lhe um modelo de seu cérebro que eu connstrui a partir de diversas fontes, e vou utilizá-lo mais tarde para fazer as mudanças.

  • Nossas mentes estão constantemente absorvendo todo tipo de informação a partir de nossos sentidos e os armazenando, até as coisas sem importância. Quando as idéias são repetidas frequentemente e consistentemente, nós formamos Crenças, ou Generalizações, e essas crenças afetam a forma como nós percebemos nossa realidade e a forma como nos comportamos. As entradas que suportam uma crença são chamadas de "experiência de referência". Por exemplo, durante a Guerra Fria, russos eram sempre vistos como "mestres do mal" ou algo assim, desta forma as crianças cresceram sem duvidar que todos os russos eram dessa forma, a menos que se provasse o contrário. Se você crescesse em uma vizinhança racista, você iria acreditar que negros (ou brancos!) são inferiores e tudo isso, e acreditaria nisto sem questionar. E pior, uma vez que uma crença é criada em sua cabeça, seu cérebro pode descartar ou desacreditar em referências que dizem o contrário. A única forma de mudar essas crenças uma vez que estão enraizadas é usar referências poderosas que não podem ser desacreditadas ou ignoradas (como um acidente de carro ou um estupro) ou usar referências consistentemente e com repetição suficiente, da mesma forma que a crença original foi formada. É por isso que apenas falar sobre as coisas e ouvir conselhos raramente funciona.
  • De toda a informação que você recebe, seu cérebro presta uma atenção particular para experiências que causem uma resposta emocional. O que acontecee é que o cérebro constrói uma associação física, ou "link", entrte o estímulo e a resposta a este estímulo, de forma que no futuro, o mesmo estímulo ou similar produza a mesma resposta. Quanto mais forte a emoção, mais forte o link. Também, futuras experiências reforçam o link ou até o tornam mais forte. Este efeito é chamado "condicionamento" ou "ancoramento". O exemplo clássico disto é o famoso experimento de Pavlov. Pavlov notou que seu cachorro salivava sempre que era alimentado. Ele começou a soar um sino sempre que fosse alimentar o cachorro, e uma hora notou que o sino fazia o cachorro salivar mesmo quando o cachorro não era alimentado. O sino se tornou uma âncora para a antecipação de comida. Âncoras podem ser mudadas ou removidas mudando a resposta emocional linkada à âncora.
  • Seu cérebro vai motivá-lo a procurar por experiências que dão prazer, e evitar experiências que causem sofrimento, entretanto ele vai mais evitar sofrimento que procurar prazer. É por isso que hábitos ruins são difíceis de parar. E às vezes, mesmo que um objetivo de longo prazo possa lhe trazer prazer, se existe sofrimento suficiente no curto prazo, sua mente vai te sabotar.
  • Seu cérebro está sempre o motivando a fazer o que ele acredita ser o melhor para você baseado nas suas crenças e âncoras atuais, mesmo que isto contradiza com seus objetivos. Esta sabotagem é chamada de "ganho secundário". Por exemplo, uma mulher feliz com o casamento foi a um hipnotista para ajudá-la a perder peso. Descobriram então que ela tinha medo de perder peso porque ela se tornaria atraente para outros homens, e ela temia caso isto ocorresse ela acabaria tendo um caso, o que arruinaria seu casamento. Assim que ela se tornou confortável com sua sexualidade e confiante o suficiente para lidar com homens, seu peso diminuiu sem esforço.
  • Fatos e informações são o domínio de nossa mente consciente. Nosso subcosciente trabalha com imagens, sínbolos e metáforas, e não conhece nenhuma realidade objetiva.
Agora, seguindo este modelo, é fácil ver o que causa a nossa timidez. Nós fazemos generalizações perigosas sobre nós mesmos e sobre outras pessoas, como "eu não sou atrente", "mulheres/homens não gostam de mim", "eu não sou interessante", "eu nunca sei o que dizer" etc., que atrapalham nossas percepções e nosso comportamento. Essas generalizações são subconscientes e firmemente enraizadas. Além disso, nós temos âncoras dolorosas sobre sermos avaliados, nos sentirmos envergonhados e sermos rejeitados que nós evitamos o problema de curto prazo de conheceer pessoas e chamar para sair, mesmo que o objetivo de longo prazo de relacionamentos mais íntimos seja muito tentador.

O problema está encrustado em nosso sistema nervoso, que é a culminação ded tudo o que já fizemos. Nossos motivos conscientes são amendoins comparados a isso.

Se eu criei uma imagem mórbida aqui, me desculpem. É mais fácil mudar do que parece, mas simplesmente trabalhando apenas com sua consciência NÃO vai funcionar. Você precisa trabalhar com sua subconsciência, e seu sistema nervoso. Você precisa mudar suas generalizações e suas âncoras, e o resto vai vir naturalmente.

Eu omiti uma peça vital da informação até agora. Lembra-se de como seu cérebro está sempre absorvendo informação e processando?
*** SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS FAZEM PARTE DESTA INFORMAÇÃO***.

Isto pode soar bobo inicialmente, mas é verdade. Quando você se lembra de uma experiência em sua mente, você obtém a mesma experiência emocional que obteve quando ela aconteceu de verdade. É um reforço. Conscientemente você pode ver a diferença, mas seu subcosciente apenas processa e armazena com todo o resto. Mesmo que você não acredite nisto, admita para si mesmo que pode ser possível, porque é uma das estratégias centrais das quais vou falar. Lembre-se, que estamos atrás de resultados, não entendimento.

Seus pensamentos são ferramentas poderosas. O problema é que você esteve as usando muito mal até agora.

Seu próprio pior inimigo

Agora pense nas implicações disto. Toda vez que você reviveu seus fracassos e rejeições, toda vez que você se xingou, toda vez que você sentiu pena de si mesmo, você reforçou o problema, e possivelmente, o tornou pior.

Veja, não estou dizendo que você nunca deve se sentir mal. É uma coisa natural e vai acontecer de qualquer forma. Mas ser excessivamente negativo não é sadio para você. A partir de agora, não se permita ficar relembrando momentos ruins de seu passado. Se você perceber que está se sentidno mal por mais que cinco minutos, faça algo - qualquer coisa - para parar de pensar nisso e continuar sua vida.

Se existem quaisquer situações ou pessoas que estão consistentemente o fazendo se sentir mal sobre você mesmo, faça algo para melhorá-las ou para se remover delas.

Por exemplo, seis meses atrás eu estava saindo com um grupo de pessoas. Um ou dois eram meus amigos, mas a maioria dos outros obviamente não gostavam de mim, não se preocupavam em demonstrar isto para mim, e nada que eu fazia mudava isto. Por um tempo eu me senti mal; eu ficava pensando "ninguém se importa comigo, ninguém gosta de mim", etc. Finalmente, eu me dei conta do que estava fazendo. Eu disse para mim mesmo, "Fodam-se eles, para que eu preciso deles afinal" e encontrei um grupo de pessoas muito melhor para passar meu tempo. Essa decisão fez uma grande diferença em minha vida.

20 comentários:

Unknown disse...

Nossa,este tópico ficou ótimo, você está de parabéns!!
Pensamentos geram sentimentos que geram emoções.
O livro o segredo é um
bom reforço para quem quer ser otimista e obviamente vencer situações incomodas.

Álvaro Nascimento disse...

Acabei de "descobrir" o seu blog!Gostaria de te parabenizar pela iniciativa, e agradecer pela oportunidade de me aprofundar mais sobre um assunto tão interessante e tão útil à minha realidade.
( ;

Unknown disse...

Opa, muito bom o post..
Tem contato?

Anônimo disse...

Demais! Parabéns!

Unknown disse...

Realmente foi muito profundo esse ensinamento, ele nos faz perceber que a verdadeira mudança está em nós mesmos.

Unknown disse...

Excelente texto, realmente excelente, explicou muito e de uma forma muito bem elaborada... Parabéns

Unknown disse...

cair na real sobre muitas coisas na minha vida .
como façopra conversar com vc . sobre pedaçoes de seu texto q me indetifiquei muito .
meu email é rosa_d_ventos@hotmail.com

Anônimo disse...

Essa de parar de se sentir mal por lembrar de acontecimento ruins na minha vida eu ja sabia,não espero passar 5 minutos,no máximo 1 min. e já penso : pera aí, que isso! porque estou lembrando e me sentindo mal?já superei isso,acabou!não to nem ai mais ! Mas ninguém tinha me falado sobre isso,achei bem legal,temos pensamentos parecidos.

Anônimo disse...

"Veja, não estou dizendo que você nunca deve se sentir mal. É uma coisa natural e vai acontecer de qualquer forma."
Realmente está inerente ao ser humano se sentir mal/desconfortável em algumas situações. A timidez é a forma com que ele reage a essas situações devido à ancoras e preconceitos que, na grande maioria das vezes, são errôneos. Vencer a timidez é se livrar desses links/ancoras/preconceitos e reagir da forma correta diante de situações desconfortáveis.

Anônimo disse...

parabéns vc é timido(a)?

Anônimo disse...

legal.. achei interessante, mas vc acabou encontrando um outro grupo de amigos, qual o seu conselho para as pessoas que não encontram nenhum grupo de amigos?

Anônimo disse...

nossa vc e a pessoa mais inteligente do mundo. vc mudou minha vida, me ensinando á aprender a viver. vlw manow

Xis disse...

Olá!
David DeAngelo é uma das pessoas que mais conhecem sobre Dinâmica Social, tanto a teoria quanto a prática. Também, teve o grande Ross Jeffries como mestre.
Venho acompanhando e lendo seus posts há tempos e tenho a certeza que ele utiliza e trabalha com A MELHOR metodologia/técnica para mudança pessoal: Programação Neurolinguística (PNL).
Quem REALMENTE QUER MUDAR padrões mentais distorcidos e negativos, leiam o livro "O PODER DO SUBCONSCIENTE" do grande mestre Dr. Joseph Murphy. O livro é EXCELENTE! Se possível leia todos os outros livros do autor e depois estudem sobre PNL.
Sua vida mudará para melhor em TODOS os aspéctos e VOCÊ SE TRANSFORMARÁ na pessoa que sempre quis ser!

Anônimo disse...

Parabéns pelo sussurrado!!!
Cara! Que texto pra fazer as pessoas mudarem pra bem malhor!!!

Anônimo disse...

MUITO BOM ME AJUDARÁ BASTANTE,OBRIGADO....
SER TÍMIDO NEM SEMPRE É RUIM VOCÊ SE TORNA MAIS SENSIVEL A DOR DOS OUTROS MENOS EGOÍSTA!!!!!!!

Anônimo disse...

o que ele disse ta certo, temos que mudar pelo nosso subconsciente, ou seja o melhor tratamento que tem para timidez se chama "hipnose condicionativa" acredite resolve!!!

Anônimo disse...

Pelamor parceiro, vc deve divulgar seu blog de uma forma que atraia o maxima de vidas possiveis porque é muito bom

Anônimo disse...

These watches are designed to be loud and attractive. Even
the most discerning eye would often be unable to tell the difference.
The company was his legacy and he taught
his sons the art of watch making as well.

Here is my weblog :: artsofthefuture.com

Anônimo disse...

And here's a good tip: if your bag's cleaning instructions call for air drying in a tumble
dryer, try throwing a few tennis balls in with
the sleeping bag. Take a few of your child’s books to
the store with you and load up the pack, to see if
it will be comfortable. When our level of motivation is low we are a like a car without fuel.


Feel free to visit my web-site; hiddenidol.com

Anônimo disse...

You do not want any hard surfaced to come in contact with the soft delicate skin
of your little one. Recently, I discovered that
bassinets were being offered in non-traditional styles, such as round, and I am sooo jealous
that I have already had my three babies, and being recently divorced,
don't know if I will have any more children that would need such a piece. Browse through their listing for the one you are looking for.

Also visit my weblog ... round crib