segunda-feira, 31 de março de 2008

Quando em dúvida, sorria!


Um dos fatores que mais atrapalham muitos tímidos, tanto no campo social quanto no sentimental, é que eles não sabem sorrir. Eles não sabem sorrir para os outros, não sabem sorrir para alguém em quem estão interessados, nem sabem sorrir para tirar uma foto. Passam tanto tempo sem sorrir que os músculos de suas facees que deveriam servir para isto estão até enferrujados. Uma tentativa forçada de sorrir só produz isso, um sorriso artificial, forçado.

Muitos vão reclamar que não tem uma razão para sorrir. Vou lhes dar algumas. Uma pessoa sorrindo transmite muitas mensagens sem precisar dizer nada. Ela transmite uma alegria que faz as outras pessoas automaticamente gostarem um pouco dela. Isso é simpatia, e às vezes um sorriso já faz toda a diferença do mundo. Além disso, a programação neuro-línguistica nos ensina que podemos alterar nosso humor se mudarmos nossa linguagem corporal, ou seja, se assumimos uma postura de uma pessoa mais feliz, sorrindo e sem ficar encolhido, depois de um tempo você começa a se sentir bem melhor.

Se você se olha em fotos ou no espelho sorrindo e acha que algo está estranho, muito plástico ou artificial, provavelmente você esteja sorrindo "errado". Pessoas que não tem o hábito de sorrir costumam tentar sorrir apenas com a boca. E isso realmente gera um efeito meio estranho. O sorriso "normal" move quase o rosto inteiro. Principalmente a boca e os olhos. Atente para os olhos, eles são muito importantes (para um exemplo, olhe a foto do George Clooney acima).

Como último argumento para convencê-los do poder do sorriso, preste mais atenção quando estiver vendo um filme, ou um programa na TV. Preste atenção em George Clooney, ou na Mari Moon, ou mesmo na Gyselle do último Big Brother. As pessoas assumem que essas pessoas são simpáticas, mas basicamente elas apenas são mestres na arte do sorriso.

Agora arrume um espelho e pratique!

domingo, 30 de março de 2008

Coronel responde: "O que eu faço se ela é tímida?"

Olá Coronel!!!!
Estou com um problema, dei uma olhada na net e acho que vc pode me ajudar...


Tenho 24 anos, tô gostando de uma moça de 22 anos. Nos viajamos todos os dias de van para a faculdade a um ano e meio. No começo não achava nada demais nela, mas depois ficamos amigos e paixão surgiu...

O problema é que ela é tímida e de certa maneira “retraída”, talvez por ser evangélica. Também acho que ela nunca namorou, nunca conversamos sobre esses assuntos.

Trocamos email várias vezes na semana mas nunca tive a coragem de me declarar, seja cara-a-cara ou por email. Isso em razão da nossa amizade. Tenho medo de estar confundindo as coisas e afastá-la de mim ...

Ultimamente tenho dado umas indiretas de leve, mas não deu resultado. Gostaria que ela pelo menos soubesse da minha paixão, aí, seja o que Deus quizer....

Tô ficando meio obcecado, penso nela o dia todo...Me dê uma luz....

WhiteJR

Olá WhiteJR,

Primeiro e mais importante, você precisa fazer um esforço para não ficar obcecado por outra pessoa. Quando você perceber que está começando a pensar demais em outra pessoa, pare e pense em outra coisa, vá fazer algo que te agrade, faça exercícios físicos, mas não entregue sua mente a esse tipo de pensamento, que não te ajuda em nada, e muitas vezes vai te atrapalhar a atingir seus objetivos. Você perde muito tempo pensando em situações e consequências que ainda não aconteceram e esquece de viver o "agora".

Em relação a garota, acho que você não precisa dizer com todas as palavras que está apaixonado, assim logo de cara. Quando estiver conversando com ela, jogue o assunto de relacionamentos. Veja o que ela pensa sobre isso, mas não precisa perguntar se ela ficaria com você ou coisa assim. Pergunte por qual tipo de carinha ela se sente atraída, essas coisas bobas. Ela pode dizer coisas que não tem nada a ver com você, mas não fique abatido caso isso aconteça. Mulheres normalmente não tem tanta certeza assim sobre o que querem.De vez em quando fale sobre isso.

Também é interessante você dar umas provocadas nela, brincar com ela em relação a esse assunto. Claro que existe o risco dela ficar ofendida, se você não souber fazer isto de um jeito brincalhão, deixando claro que você não está falando sério. E nada de passar do limite também. Coisas do tipo, quando ela te falar o tipo de cara que a atrai você pode dizer algo como "pára de me descrever e me fala o tipo de carinha que você gosta".
Mas o importante para você sacar se existe interesse dela é usar o toque, como eu falei em um dos posts do meu blog, e usar o olhar. Você precisa transmitir no olhar que você está interessado nela (com cuidado para não transmitir que você é um tarado ou que você é super carente). E se ela estiver interessada, você vai acabar "sentindo" a resposta.

Mesmo que você não ache útil nada do que eu disse, pelo menos considere que você vai ter que se arriscar se quer algo a mais com ela. Por isso você vai precisar decidir se isso é mais importante que sua amizade com ela.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Coronel responde: "Me declarei, e agora?"

Olá,

começei a acompanhar o seu blog hoje e li praticamente todos os tópicos que me enteressava, e me senti mais tranquilo, pois vejo que algumas coisas como conversar com as garotas falo tranquilamente, apesar de não sair puxando conversa, e as conversas sempre são produtivas e nunca há algo de errado.

Como todos timidos sempre tem seus problemas, tenho dois para ser exato, o primeiro é no colégio que é interagir com os professores, coisa que esse ano tou melhorando bastante, pois mudei de turno duas vezes tive que fazer várias coisas no colégio sobre o assunto de mudar de turno conversei com muitos funcionários e professores, em fim melhorou bastante e estou conseguindo conversa tranquilamente com as pessoas.
Bom o segundo é algo grave, pois fiz uma cagada foi me declarar para a garota que amo, se eu visse esse blog antes não cometeria a cagada, em fim eu e ela sempre tivemos um papo bom, ficamos tão intimos que ela me chamava de amor e me mandava beijinhos no meio das aulas, estudamos quatro anos seguidos e nesse ultimo ano ela trocou de turno, eu no desespero fiz um depoimento pra ela no orkut falando tudo o que sentia por ela, até ai tudo bem, mais a ultima frase minha foi um "ultimato", em fim ela meio que inventou algo para não jogar um fora na cara (sei que inventou pois ela nunca teve namorado e muito menos ficou com alguem), ficou desagradavel durante uma semana e no meio dessa semana eu me esbarrei com ela no colégio, ela me comprimentou normalmente, quando eu vejo ela entrar no MSN nos fim de semana sempre falo com ela, claro que nunca tocando no assunto e sempre conversamos sobre assuntos diversos, em fim gostaria de uma opnião sua sobre isso, como vi em um tópico do ano passado, penso que se algum dia o numero 1 dela pisar na bola não vejo o porque do numero 2 poder substituir.

B.

Olá B.

Quanto a falar com professores, eu também tinha um pouco de medo. Aliás, tinha medo de falar com qualquer tipo de "autoridade", incluindo tios e policiais. Mas normalmente com essas pessoas a gente não precisa bater papo, normalmente é algo mais formal, tipo perguntar algo, ou pedir algo. Então normalmente funcionava para mim planejar o que eu ia falar. Não tinha muita importância se ia parecer que estava nervoso. Mas que bom que está melhorando com isso.

Em relação à sua amiga, ficou parecendo que ela realmente não estava interessada em algo mais que amizade e ficou com medo de estragar isso. E por isso ela até continua falando com você normalmente. É o que parece, pelo que você escreveu. Como você já se declarou e não obteve uma resposta positiva, o meu conselho é que você desencane dela. Eu sei que é difícil, mas se você continuar esperando ela de repente achar que gosta de você, você vai acabar perdendo outras oportunidades, vai acabar perdendo muito tempo. E quanto mais tempo você investe nela, mais obcecado você fica. Eu diria até pra parar de falar com ela no MSN (a não ser que ela fale contigo) pra não ficar alimentando isso. Eu tenho certeza que existem aí mesmo na sua sala garotas interessantes.

O que eu falei no post sobre entrar na fila quando ela é comprometida, acho que não se aplica ao seu caso, porque você se declarou. E isso eu já acho meio difícil de reverter. Não é impossível claro, mas eu não posso te incentivar a ficar tentando. E quando eu digo pra entrar na fila, não é só ficar falando com ela esperando de repente ela mudar de idéia, mas quando falar com ela, paquerar, brincar com ela, tocar, deixar claro que você a quer, mas sem falar isso com todas as palavras. Falar isso só com os olhos, com o sorriso. E depois de uma declaração fica complicado de fazer isso, porque ela vai ficar sempre com um pé atrás, porque ela sabe que um dia você estava apaixonado.

terça-feira, 25 de março de 2008

Olhe nos meus olhos


Saiu no Brasil a tradução do livro "Look me in the eye", com o título de "Olhe nos meus olhos", de John Robinson, e a capa da versão traduzida é a mesma que a americana (essa aí em cima). O livro não fala exatamente de timidez, mas fala da vida do autor, um portador da Síndrome dee Asperger, uma condição relacionada a autismo do qual já havia falado neste outro post, e que tem características que muitas vezes levam a pessoa a viver um vida mais introvertida. Provavelmente muita gente tímida tem Síndrome de Asperger mas nem sabe.

No livro o autor fala das dificuldades de ter vivido com esta condição (que ele só diagnosticou quando estava com 40 anos). Apesar de sofrida, John chegou a fazer coisas muito legais, que ele atribui à própria síndrome de Asperger. Por exemplo, ele projetava os efeitos especiais das guitarras do Kiss.

É uma leitura muito interessante e creio que muitos tímidos, mesmo os que não tenham a síndrome, vão se identificar com o autor.

sexta-feira, 21 de março de 2008

A fórmula da confiança


Fala-se muito sobre confiança, sobre como essa é uma característica desejável, tanto na vida amorosa como para conseguir suceesso em outras áreas. E não é segredo nenhum que esta é uma qualidade que falta em muitos tímidos, talvez a única coisa que separa alguns de viver sua vida plenamente e ser mais feliz.
Mas todo mundo se pergunta, como alcançar isso, como se tornar uma pessoa realmente confiante em si. E que isto é muito difícil.
Para esse pessoal eu digo que a fórmula da confiança é muito simples. A execução é que é difícil.

Ter confiança em si mesmo nada mais é que saber que você vai dar um jeito de se sair bem, quando as piores situações aparecerem em sua frente. As situações de que você mais tem medo. Quando você é seguro de si, sabe que quando as piores situações aconteceerem com você, você não vai cair, vai enfrentá-las. Mesmo sentindo medo, pois você ainda é humano. Mas sabe que não vai se acuar. Simplesmente sabe que vai dar um jeito.

E a fórmula para alcançar isso é simplesmente enfrentar essas situações. Se forçar a enfrentar essas situações mesmo quando não precisamos fazê-lo. Tem medo de falar em público? Se ofereça a apresentar seminários para sua turma do inglês. Tem medo de falar com meninas? Chegue em ua garota que ache atraente e comece a puxar papo. Medo de olhar na cara das pessoas? Comece a olhar descaradamente no fundo dos olhos dos outros. Faça as coisas no seu ritmo, na sua velocidade e aos poucos vai começar a ver que a maioria dos medos que nós tímidos temos é completamente infundada.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Coronel responde: "Não gosto de conversar"

Olá Coronel,

Acompanho o seu blog jah faz algum tempo, e tem me ajudado muito soh q acho bem difícil de aplicar seus conselhos pq acho q simplesmente naum consigo. Eu acho q eu naum gosto de conversar com as pessoas. Naum sei explicar direito mas parece q eu sinto preguiça na hora de falar com a maioria das pessoas. Mas eu naum queria ser timido assim e queria naum me sentir taum sozinho. Queria fazer as coisas q vc fala no seu blog e q leio em outro lugares, mas naum me sinto muito motivado e continuo assim.

Z.

Olá Z.

Você diz que sente "preguiça" de falar com algumas pessoas. Então acho que você não deve sentir isso com algumas pessoas, como seus amigos ou seus familiares (ou até mesmo com seu cachorro, quem sabe). Se você não se sente motivado a falar com ninguém, então seu problema não é de timidez, e talvez só um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, possa te ajudar de verdade. Mas mesmo se for este o caso, por favor continue lendo, pois quem sabe meu conselho ainda possa se aplicar.
Qual a diferença de quando você conversa com alguém com quem você gosta de falar, como seus amigos por exemplo, e uma pessoa que te dá preguiça de falar? Muitas vezes vai ser apenas simplesmente porque você tem mais afinidade com seu amigo, você tem coisas em comum com ele e vocês falam disso, e a pessoa que te dá preguiça simplesmente não gosta das mesmas coisas que você. Isso é perfeitamente normal e aceitável. Mas quando a gente é tímido, e como posso ver, pelo seu caso, a maioria das pessoas se encaixa no grupo de "gente que te dá preguiça de falar" e isso acaba nos deixando bastante isolados, porque só conseguimos nos sentir a vontade com aquelas pessoas que sabemos que tem algo em comum com a gente.
Mas será mesmo que a maioria das pessoas são tão diferentes assim da gente? Se for para falar sobre assuntos, sobre fatos, com certeza, a maioria das pessoas é sim diferente. Nem todo mundo vai adorar falar com você sobre filosofia por exemplo. E você talvez não goste se a pessoa comece a falar de novela das oito. Por isso, neste outro post sobre rapport, eu sugiro que se fale de emoções. Emoções são coisas que todos os humanos tem em comum. Todo mundo já sentiu raiva ou medo, ou alegria. Em situações completamente diferente, mas as emoções eram muito parecidas. Se você se interessa em saber como a pessoa se sentiu em relação a algo, isso não só enriquece seu conhecimento sobre a vida, como cria um vínculo com aquela pessoa.
Talvez você já faça isso que eu falei acima e mesmo assim está nesta situação. Outra coisa que pode estar acontecendo é a falta de confiança nas suas habilidades de conversação. A única forma de se sentir seguro andando de bicicleta é treinando bastante, mesmo que no começo você tome uns tombos. Conversar requer habilidades diferentes de andar de bicicleta, mas da mesma forma, você precisa praticar. No dia a dia, com seus amigos, com o padeiro, com seus pais e professores. Quando tiver algo em mente, simplesmente fale, tente puxar uma conversa com alguém, nem que seja apenas para treinar. A confiança que a experiência vai te dar aos poucos funciona da mesma forma como o treinamento de bicicleta: depois de um tempo você está fazendo tudo isso sem nem pensar.
Se tudo que eu já escrevi acima você já faz, então a última possibilidade que posso imaginar é dee que você tem uma auto-estima muito baixa e não se acha legal o suficiente para falar com os outros. Isso se transforma em "preguiça", porque se você não fala nada você fica protegido nesse casulo de timidez. Não erra, mas também acaba deixando de fazer amizades, conhecer garotas (e/ou garotos), conseguir aquele emprego que sempre quis, ou simplesmente mostrar para seus familiares o quanto você gosta deles. Para isto não existe uma cura fácil. A única coisa que consigo pensar assim de cabeça é que você faça uma lista de suas qualidades. No começo é muito difícil, eu sei, porque já passei por isso (não estou dizendo que hoje minha auto-estima é maravilhosa, mas com certeza está muito melhor do que já foi), você vai ver que não é tão ruim assim. E observe, como as pessoas nem preisam ser tão legais e falar as coisas mais geniais para falar com os amigos. Eles não são melhores que você (e vice-versa).

P.S.: Este é o centésimo post do blog!! Gostaria de agradecer aos visitantes que passam por aqui, às pessoas que ajudam a divulgá-lo, às pessoas que deixam comentários (incluindo as críticas) e as que me enviam perguntas como esta acima. E também agradeço a Deus, por tudo que me tem proporcionado.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Fórum de Introvertidos

Para você que está cansado dos mesmos tópicos de "Quero uma namorada" e "Mulher só quer saber de carro e dinheiro" das comunidades de timidez do Orkut, encontrei este fórum em inglês para introvertidos. Claro que esses temas também rolam lá, mas bem menos. O pessoal parece ser mais maduro lá. Se você sabe inglês, dê uma conferida.