segunda-feira, 31 de março de 2008

Quando em dúvida, sorria!


Um dos fatores que mais atrapalham muitos tímidos, tanto no campo social quanto no sentimental, é que eles não sabem sorrir. Eles não sabem sorrir para os outros, não sabem sorrir para alguém em quem estão interessados, nem sabem sorrir para tirar uma foto. Passam tanto tempo sem sorrir que os músculos de suas facees que deveriam servir para isto estão até enferrujados. Uma tentativa forçada de sorrir só produz isso, um sorriso artificial, forçado.

Muitos vão reclamar que não tem uma razão para sorrir. Vou lhes dar algumas. Uma pessoa sorrindo transmite muitas mensagens sem precisar dizer nada. Ela transmite uma alegria que faz as outras pessoas automaticamente gostarem um pouco dela. Isso é simpatia, e às vezes um sorriso já faz toda a diferença do mundo. Além disso, a programação neuro-línguistica nos ensina que podemos alterar nosso humor se mudarmos nossa linguagem corporal, ou seja, se assumimos uma postura de uma pessoa mais feliz, sorrindo e sem ficar encolhido, depois de um tempo você começa a se sentir bem melhor.

Se você se olha em fotos ou no espelho sorrindo e acha que algo está estranho, muito plástico ou artificial, provavelmente você esteja sorrindo "errado". Pessoas que não tem o hábito de sorrir costumam tentar sorrir apenas com a boca. E isso realmente gera um efeito meio estranho. O sorriso "normal" move quase o rosto inteiro. Principalmente a boca e os olhos. Atente para os olhos, eles são muito importantes (para um exemplo, olhe a foto do George Clooney acima).

Como último argumento para convencê-los do poder do sorriso, preste mais atenção quando estiver vendo um filme, ou um programa na TV. Preste atenção em George Clooney, ou na Mari Moon, ou mesmo na Gyselle do último Big Brother. As pessoas assumem que essas pessoas são simpáticas, mas basicamente elas apenas são mestres na arte do sorriso.

Agora arrume um espelho e pratique!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ano passado eu era assim... não conseguia sorrir, em fotos eu saia com a cara normal/seria, não conseguia sorrir, até tentava quando alguem tirava foto, mas não conseguia a boca não se mexia (isso quando eu queria tirar foto, as vezes preferia nem sair nas fotos).
Mas consegui melhorar isso, fiz exatamente essa parte do espelho, fiquei sorrindo diante do espelho.
Hoje em dia se alguem for tirar foto, saio nela numa boa e com um sorriso no rosto. :)

Isso já consegui superar, mas ainda falta muito para deixar de ser timido.


Continue sempre assim, com bons artigos. Esse blog além de me ajudar, deve ajudar a muito outros.

Anônimo disse...

post muito bom... só falhou em citar o big brother.. ô programinha porcaria!!!

Anônimo disse...

Muito bom, coronel! :)

Luiza Miranda disse...

Olá,
Estava procurando uma foto para ilustrar o post fiz agora sobre timidez e me deparei com o seu blog.
Que coisa, fiquei impressionada porque sorrir foi a minha primeira dica para os tímidos quando forem se comunicar.
Aliás em todo curso/palestra que ministro sobre imagem pessoal endosso esta questão.
Peço sua permissão para publicar no meu blog este post sobre o assunto.
Parabéns pelo blog e sucesso!
Um abraço,
Luiza