quinta-feira, 20 de março de 2008

Coronel responde: "Não gosto de conversar"

Olá Coronel,

Acompanho o seu blog jah faz algum tempo, e tem me ajudado muito soh q acho bem difícil de aplicar seus conselhos pq acho q simplesmente naum consigo. Eu acho q eu naum gosto de conversar com as pessoas. Naum sei explicar direito mas parece q eu sinto preguiça na hora de falar com a maioria das pessoas. Mas eu naum queria ser timido assim e queria naum me sentir taum sozinho. Queria fazer as coisas q vc fala no seu blog e q leio em outro lugares, mas naum me sinto muito motivado e continuo assim.

Z.

Olá Z.

Você diz que sente "preguiça" de falar com algumas pessoas. Então acho que você não deve sentir isso com algumas pessoas, como seus amigos ou seus familiares (ou até mesmo com seu cachorro, quem sabe). Se você não se sente motivado a falar com ninguém, então seu problema não é de timidez, e talvez só um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, possa te ajudar de verdade. Mas mesmo se for este o caso, por favor continue lendo, pois quem sabe meu conselho ainda possa se aplicar.
Qual a diferença de quando você conversa com alguém com quem você gosta de falar, como seus amigos por exemplo, e uma pessoa que te dá preguiça de falar? Muitas vezes vai ser apenas simplesmente porque você tem mais afinidade com seu amigo, você tem coisas em comum com ele e vocês falam disso, e a pessoa que te dá preguiça simplesmente não gosta das mesmas coisas que você. Isso é perfeitamente normal e aceitável. Mas quando a gente é tímido, e como posso ver, pelo seu caso, a maioria das pessoas se encaixa no grupo de "gente que te dá preguiça de falar" e isso acaba nos deixando bastante isolados, porque só conseguimos nos sentir a vontade com aquelas pessoas que sabemos que tem algo em comum com a gente.
Mas será mesmo que a maioria das pessoas são tão diferentes assim da gente? Se for para falar sobre assuntos, sobre fatos, com certeza, a maioria das pessoas é sim diferente. Nem todo mundo vai adorar falar com você sobre filosofia por exemplo. E você talvez não goste se a pessoa comece a falar de novela das oito. Por isso, neste outro post sobre rapport, eu sugiro que se fale de emoções. Emoções são coisas que todos os humanos tem em comum. Todo mundo já sentiu raiva ou medo, ou alegria. Em situações completamente diferente, mas as emoções eram muito parecidas. Se você se interessa em saber como a pessoa se sentiu em relação a algo, isso não só enriquece seu conhecimento sobre a vida, como cria um vínculo com aquela pessoa.
Talvez você já faça isso que eu falei acima e mesmo assim está nesta situação. Outra coisa que pode estar acontecendo é a falta de confiança nas suas habilidades de conversação. A única forma de se sentir seguro andando de bicicleta é treinando bastante, mesmo que no começo você tome uns tombos. Conversar requer habilidades diferentes de andar de bicicleta, mas da mesma forma, você precisa praticar. No dia a dia, com seus amigos, com o padeiro, com seus pais e professores. Quando tiver algo em mente, simplesmente fale, tente puxar uma conversa com alguém, nem que seja apenas para treinar. A confiança que a experiência vai te dar aos poucos funciona da mesma forma como o treinamento de bicicleta: depois de um tempo você está fazendo tudo isso sem nem pensar.
Se tudo que eu já escrevi acima você já faz, então a última possibilidade que posso imaginar é dee que você tem uma auto-estima muito baixa e não se acha legal o suficiente para falar com os outros. Isso se transforma em "preguiça", porque se você não fala nada você fica protegido nesse casulo de timidez. Não erra, mas também acaba deixando de fazer amizades, conhecer garotas (e/ou garotos), conseguir aquele emprego que sempre quis, ou simplesmente mostrar para seus familiares o quanto você gosta deles. Para isto não existe uma cura fácil. A única coisa que consigo pensar assim de cabeça é que você faça uma lista de suas qualidades. No começo é muito difícil, eu sei, porque já passei por isso (não estou dizendo que hoje minha auto-estima é maravilhosa, mas com certeza está muito melhor do que já foi), você vai ver que não é tão ruim assim. E observe, como as pessoas nem preisam ser tão legais e falar as coisas mais geniais para falar com os amigos. Eles não são melhores que você (e vice-versa).

P.S.: Este é o centésimo post do blog!! Gostaria de agradecer aos visitantes que passam por aqui, às pessoas que ajudam a divulgá-lo, às pessoas que deixam comentários (incluindo as críticas) e as que me enviam perguntas como esta acima. E também agradeço a Deus, por tudo que me tem proporcionado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara parabens pelo centésimo post.
Sempre acompanho o blog (pelo google reader), continue assim, conheçi o blog a pouco tempo, mas certas coisas escritas aqui me encorajam a lutar contra essa maldita timidez.

Parabéns e obrigado!

Anônimo disse...

parabens cara! essa sua iniciativa de compartilhar suas experiencias e superar seus problemas com outras pessoas é admiravel e saiba q tem pessoas como eu q estao recebendo mta ajuda lendo seus posts e identificando-se com seus dilemas. abraço e obrigado.

Anônimo disse...

oi, meu caso eh exatamente igual ao desse cara Eu tambem simplesmente tenho preguiça de falar,nao eh so com desconhecidos mas com meus familiares tambem.As pessoas da minha casa pouco ouvem da minha voz.Eh triste porque tambem me sinto so.Fico o dia inteiro conversando comigo mesma em pensamento, as vezes acho que vou enlouquecer Eh muito dificil por isso entendo o Z talvez seja pelo fato de eu falar baixo e as pessoas perguntarem "O que?" ai entao me da preguiça de viver repetindo prefiro nem fa Abraço Nah

Anônimo disse...

Eu também me encaixo muito bem neste assunto, principalmente com o post acima, pois eu tenho preguiça de falar, porque dizem que eu não falo bem, talvez seja porque eu falo baixo e se eu precisar falar mais alto, tenho que fazer mais força com o abdomêm ou encher o peito para conseguir fazer as pessoas entenderem claramente, isso me irrita e acabo gritando e soltando a minha raiva fazendo com que o ouvinte se irrite também, isso acontece com minha namorada, meu pai parece que ta ficando surdo, pois ouve a TV com o som acima do comum, pode ser também por conta dos barulhos da rua ou da minha mãe fazendo barulho na cozinha da água batendo na pia, assim as vezes eu tenho certeza que ele vai falar : -Hã, o que? e tento falar mais pausado e claro e sempre vem o : Hã? Fico mordido de raiva e nem tenho mais vontade de falar sobre qualquer assunto, sei que não devo agir assim, mas é dificil, minha mãe diz que do jeito que eu falo não consegue entender as vezes, será que é porque eu e boa parte das pessoas do mundo vive juntando o final de uma palavra com o inicio de outra? Tem muita gente que eu escuto falando palavras que acabam com: ando, endo, indo acabam falando ano, eno ou ino, as pessoas acabam comendo a letra D.
isso acontece com muitas pessoas. Ja falei demais. Abraços pessoal