sexta-feira, 21 de março de 2008

A fórmula da confiança


Fala-se muito sobre confiança, sobre como essa é uma característica desejável, tanto na vida amorosa como para conseguir suceesso em outras áreas. E não é segredo nenhum que esta é uma qualidade que falta em muitos tímidos, talvez a única coisa que separa alguns de viver sua vida plenamente e ser mais feliz.
Mas todo mundo se pergunta, como alcançar isso, como se tornar uma pessoa realmente confiante em si. E que isto é muito difícil.
Para esse pessoal eu digo que a fórmula da confiança é muito simples. A execução é que é difícil.

Ter confiança em si mesmo nada mais é que saber que você vai dar um jeito de se sair bem, quando as piores situações aparecerem em sua frente. As situações de que você mais tem medo. Quando você é seguro de si, sabe que quando as piores situações aconteceerem com você, você não vai cair, vai enfrentá-las. Mesmo sentindo medo, pois você ainda é humano. Mas sabe que não vai se acuar. Simplesmente sabe que vai dar um jeito.

E a fórmula para alcançar isso é simplesmente enfrentar essas situações. Se forçar a enfrentar essas situações mesmo quando não precisamos fazê-lo. Tem medo de falar em público? Se ofereça a apresentar seminários para sua turma do inglês. Tem medo de falar com meninas? Chegue em ua garota que ache atraente e comece a puxar papo. Medo de olhar na cara das pessoas? Comece a olhar descaradamente no fundo dos olhos dos outros. Faça as coisas no seu ritmo, na sua velocidade e aos poucos vai começar a ver que a maioria dos medos que nós tímidos temos é completamente infundada.

3 comentários:

Zero's Dark Side disse...

Salve Salve Coronel

Primeiramente gostaria de parabenizar você pelo seu excelente trabalho, tem me ajudado um pouco (Sou bem tímido)

Concordo com você, a melhor coisa para superar a tímidez, é enfrentando as situações em que ela esta presente.

Eu já tinha visitado o seu blog a alguns dias, mais tinha perdido o endereço, fico feliz por ter encontrado de novo.

Abraços do seu mais novo leitor, Zero.

do_contra disse...

Concordo que temos que enfrentar nossos medos para ganhar confiança e com o tempo se libertar da timidez. E há um detalhe importante que vc escreveu aqui e em alguns outros posts: "Faça as coisas no seu ritmo". Isso faz toda a diferença. Não adianta se afobar, atropelar seu próprio ritmo, querer sair falando com todo mundo com a idéia de que assim vc vai mudar rapidinho. Já tive esta fase. Acabava me cobrando demais, quase sempre sem resultado. Hoje vejo a coisa mais simples, basta saber aproveitar as oportunidades que a própria vida nos dá, aproveitar o momento. Sem afobação,e as coisas vão fluindo naturalmente.

Anônimo disse...

Ja conhecia essa formula, as vezes quando estou bem timido, na mesma hora penso nisso. Pra superar essa minha timidez, só indo a luta, enfrentando esses "medos". Com essa formula ja consegui fazer muita coisa que antes não fazia por não tentar por me achar bastante timido. Mas descobri que tentando fazer as coisas que antes não fazia, eu vou superando essa minha timidez, e vendo que as coisas não erão tao dificieis como eu imaginava.