terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Balanço de fim de ano

Como este é o último post de 2007, acho que vou fazer um pequeno balanço do meu ano e planos para 2008, em relação a timidez.
Acho que ainda não dei meu "salto quântico" em relação a este problema. Sou um cara meio ansioso e impaciente, e gostaria que meu progresso tivesse sido bem maior. Mas parando para pensar em como eu era há um ano atrás, posso ver claramente o quanto progredi em relação a isto.

Por exemplo, na questão de me aproximar de garotas desconhecidas, há um pouco mais de um ano atrás, isto era completamente impensável para mim. E gente que fazia isto para mim estava apenas pagando mico. Hoje é uma possibilidade ao alcance das minhas mãos. E quando consigo fazer isto, me sinto no topo do mundo, como se tivesse venccido um King Kong em uma luta de vale tudo. E melhor ainda, sentindo que isso não é tão difícil como eu pensava. Mas claro, deveria fazer isto muito mais para poder colher algum resultado.

Tenho que trabalhar nas minhas habilidades de conversação. Quero ser alguém capaz de ter uma conversa decente com qualquer pessoa que encontrar. Essa é uma de minhas metas e se quiser que se realize, preciso me livrar de meus preconceitos e falar com todo mundo. Não apenas com meus amigos e com mulheres bonitas. Preciso começar a me interessar pelas pessoas que não conheço (preciso descobrir como faço para criar esse interesse por outras pessoas na minha cabeça).

Além disso, acho que minha voz não me ajuda muito. Na verdade, a forma como a uso. Eu sou o tipo de gente que as pessoas vivem pedindo para "falar pra fora". Sempre tenho que repetir o que disse, o que é um saco. Preciso aprender a usar minha voz de forma mais cativante e carismática. Mais confiante.

Preciso otimizar minhas "caçadas" e viver um pouco mais minha vida. Neste ano eu andei bastante, "caçando" minhas vítimas. Basicamente garotas sozinhas que fossem "abordáveis". E preciso dizer que fazer isto é um saco. Eu estava sentindo como se estivesse trabalhando, e acabava a maioria das vezes apenas ficando bastante cansado ded tanto andar. Ainda sinto a necessidade de caçar, porque se depender de mim eu posso acabar ficando muito tempo em casa na frente do computador/TV/video-game. Mas preciso otimizar isto de forma que eu possa fazer outras coisas pra mim, preciso viver um pouco, cuidar de outros interesses, senão vou falar de que com outras pessoas? De caçar garotas? Pode até render um bom papo com os caras em um bar, mas é limitado para conversar com outras pessoas. Preciso aprender a usar melhor meus olhos, o contato visual, para analisar a receeptividade das vítimas. E preciso aprender a abordar meninas mesmo quando estou fazendo algo que não tem nada a ver com "caçar", como por exemplo fazendo compras no supermercado.

Percebi algo que não faço e que parece ser mal de tímido, mas que pode ser de grande ajuda na contrução de rapport. Eu não aprecio as qualidades das pessoas em voz alta. Coisas como dizer as pessoas o que você gosta nelas. Dizer às pessoas que você gosta delas, mesmo que não sejam amigos. Não estou pregando o puxa-saquismo. Puxar o saco é quando fazemos um elogio não genuíno, apenas para ganhar a simpatia da outra pessoa. Estou falando aqui de perder o medo de dizer o que pensa, principalmente quando é algo positivo. Que mal faz a pessoa saber que apreciamos uma certa qualidade nela? Eu costumava achar inútil dizer essas coisas, e me sinto bastante inibido para fazer qualquer tipo de elogio, mas preciso aprender a mudar minha cabeça nesse sentido. As pessoas não tem como adivinhar que você as aprecia, e nem porque as aprecia. Apenas conte a elas.

Preciso parar de adiar coisas, de ficar desistindo de fazer algo e me dando desculpas. Poderia ter abordado 100 vezes mais mulheres se não fosse por isto. Poderia ter "treinado" conversação com 1000 pessoas a mais se não fosse por isto. Essas desculpas nada mais são que reflexos da timidez, da ansiedade, do medo de rejeição. Da fraqueza.

Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer às pessoas que lêem este blog, que foi criado para que minha própria luta pudesse se transformar de alguma forma em uma motivação para aqueles que como eu acham que uma vida reclusa na "ilha da introversão" não é uma forma de se alcançar uma existência plena e feliz. Me lembro que há 8 anos atrás eu procurei na internet (no Yahoo, porque acho que nem existia Google) por sites sobre timidez, com pessoas que tivessem os mesmos problemas que eu, e como poderia fazer para melhorar. Naquela época, não achei nada e me deixou bastante frustrado. Hoje já consigo encontrar muito mais coisa sobre o assunto, mas ainda poucos tímidos se "arriscam" a escrever um blog sobre isto, de um ponto de vista mais pessoal (sinto muito psicólogos, mas vocês nunca vão entender completamente o que passamos). Espero estar preenchendo um pouco desse vazio na Internet, junto de alguns outros blogs que acompanho, e que muitos outros venham, uma blogosfera de tímidos lutando para se tornarem melhores.

Obrigado às pessoas que me apoiaram e que me deram dicas e críticas construtivas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Isso aê, cara.

Nesse ano eu só comecei a perceber o que eu queria, não agi do jeito que eu queria, é triste.

=\

Anônimo disse...

Parabéns cara, legal o blog.

Leio sempre, mas não comento, só estou deixando o meu 'sussurro' de Fim de Ano.

;)

Anônimo disse...

leio sempre seu blog e me identifico bastante

Anônimo disse...

Cara me sinto exatamente como vc, só não tive coragem de superar a timidez ...descobri seu blog hoje 16 de janeiro, gostaria de conversar contigo no msn seila cara, acho q vc pode me ajudar

coronel disse...

Poxa Renan, para mim msn é complicado. Se quiser mesmo falar comigo pode me mandar um e-mail (timidomostarda@gmail.com) ou me contatar pelo Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4821838323651142562)

Thiago disse...

caramba, esses posts do ano de 2007 me fizeram bem melhor, foi um passo imenso para mim, sem dúvida!
agora eu tenho muito mais confiança em mim mesmo e a partir daqui eu vou partir pra cima.
muito obrigado pelas dicas!
já procurei na internet algo para tirar minha timidez, mas não achava tanta coisa, esse blog é realmente bom. me faz sentir melhor... não é um blog daqueles que são chatos, esse blog ás vezes faz você rir, rir de si mesmo ás vezes.

e de novo...
OBRIGADO

Anônimo disse...

por incrível que pareça eu faço psicologia e sou supeer timida e isso me incomoda muito! me identifico com muitas coisas que tem aqui! beem , talvez eu vou ser a psicologa que entenda os timidos shauhsuas! mas com certeza até lá espero ter superado esse meu problema.
Parabéns pelo blog .bjos

Unknown disse...

achei super legal seu blog.sofro de fobia social e criei um blog a pouco tempo,postando coisas sobre os problemas da alma,princilmente a depressão.