segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O pior/melhor conselho


Recebi uma mensagem de um leitor que prefere ficar anônimo, e que depois de ler alguns posts aqui me perguntou:

Do jeito que vc escreve parece até q é fácil isso, ser confiante. Q vc decide q quer ser confiante e se transforma. Acho q essa história de confiança a maioria sabe, mas o dificíl é colocar em prática.

Pois bem. Primeiro, você pode procurar em todos os meus posts, que eu nunca disse que se tornar auto-confiante fosse algo fácil, que acontece da noite para o dia. Não é. É difícil, dá trabalho, e machuca. Machuca o ego. Exige um esforço mental muito grande, porque temos que sair de nossa zona de conforto. Sempre é mais fácil não fazer nada e ficar reclamando da vida. Mas não fazer nada não leva a lugar algum. Me dei conta disso e é por isso que estou nesta luta. Eu não sou confiante como gostaria, mas com certeza hoje tenho muito mais confiança que tinha há um ano atrás, por exemplo (em breve devo fazer um post com o balanço do ano).

Eu bato tanto na tecla da auto-confiança simplesmente porque é o jeito mais viável de mudar. É uma mudança que faz diferença em todos os aspectos de sua vida, não apenas no campo amoroso. E sendo confiante, você pode fornecer às mulheres um produto que está em falta no mercado. Elas terão que se esforçar para ganhar você, e não o contrário.

Existem diversas formas de trabalhar a confiança e auto-estima. Uma delas, que estou seguindo (um pouco) é dar a cara a tapa. Praticamente um treinamento do Bope. Existem outras mais tradicionais, como terapia, PNL, que não posso atestar a eficiência (mas existem pessoas que dizem que dão resultados). Terapias são boas para se conhecer melhor, o que pode ajudar nossa auto-estima.

E qual é a alternativa à "solução da auto-confiança"? Vejo muita gente só reclamando que o mundo não é do jeito que eles queriam E criticam muito as pessoas, as mulheres, algumas críticas que eu até concordo. Mas de que adianta ficar criticando? O mundo não vai mudar por causa disso. É muito difícil mudar o mundo. É praticamente impossível mudar o mundo. Mas é possível nos mudar. É possível nos melhorar. Estamos lidando com uma "matéria" muito maleável: nossas crenças, nossos pensamentos. Você é o maior obstáculo para sua felicidade.

É por isso tudo que digo que esse negócio de confiança é o melhor e o pior conselho ao mesmo tempo. É o melhor porque é basicamente tudo o que precisamos para nos tornar homens melhores. Homens de fato. E o pior porque só ouvir este conselho não vai transformar ninguém. Depende da pessoa tomar a iniciativa, mas normalmente quem ouve este conselho é justamente porque tem problemas para tomar iniciativas na vida.

Espero ter ajudado. Sei que talvez não vá mudar a sua mentalidade quanto a isto, anônimo, mas é a minha opinião.

Nenhum comentário: