terça-feira, 17 de julho de 2007

Auto-estima

Esse é o maior dos clichês, mas também é a maior das verdades. Ninguém vai gostar de mim mesmo se eu não gostar.Se eu não souber ser feliz sem depender dos outros, ninguém vai realmente apreciar minha companhia. Pelo menos eu não me sinto confortável estando na companhia de pessoas que demonstram seu desconforto com si mesmo, deixam claro para o mundo que queriam deixar de existir ou que simplesmente gostariam de ser completamente diferente. Pessoas que não gostam de si mesmas.
A melhor dádiva que a auto-estima te traz é o poder de viver sem depender de ser validado pelos outros. Você não se deve perguntar: será que eles me acham legal? Será que gostam de mim? E passa a pensar se você gosta dos outros. E isso não quer dizer que você se tornou uma pessoa perfeita, sem defeitos. Você simplesmente os aceita. Porque é humano. Porque é normal.
E se existisse um ser humano perfeito, como se sentiria perto desse ser. Eu pelo menos me sentiria terrivelmente desconfortável. Os outros se sentem confortáveis quando estão na companhia de pessoas como elas. Imperfeitas, humanas. Por isso sempre me digo que não preciso ser o cara mais legal do mundo. Só preciso ser eu.

Nenhum comentário: