domingo, 10 de agosto de 2008

Julgamentos



As pessoas se tornam amigas de verdade de pessoas em que confiam, em pessoas que elas acreditam, não vão julgá-las. Não adianta de nada a pessoa ser a mais legal, mais engraçada, mais bonita, se ela analisa e critica cada coisa que você faz, cada opinião sua. Não precisa nem ser tão crítico assim, uma crítica pode abalar a confiança de alguém para sempre.

E isso é algo que os tímidos temem demais. Serem julgados. Muitos por isso acabam com poucos amigos, porque são pessoas naturalmente desconfiadas. Geralmente com problemas de aut-estima e até uma certa paranóia, achando que todo mundo está contra ela, que cada grupinho dando risadas está rindo dela.

Mas o que quero falar hoje é sobre o outro lado. O porquê das outras pessoas acabarem não se entusiasmando muito pelo tímido, não se esforçando para conseguir sua amizade. Acho que vocês, como eu, já passaram muito por aqueles momentos de silêncio que para nós são tão horríveis, quando estão apenas com pessoas que não conhecem direito ou que conhecem mas não sabem de nada em comum entre vocês para poder puxar um papo. E fica aquela conversa monossilábica, com uma pergunta de um lado respondida por um "sim" ou "não" pelo outro.

Uma coisa que muitos tímidos não se dão conta é que as outras pessoas também são movidas pela confiança no outro. Elas se sentem melhor e mais a vontade na companhia de alguém que elas sabem que não irão julgá-las. E o silêncio do tímido joga contra isso. Muita gente vê nos tímidos uma certa arrogância, como se fossem pessoas metidas que não querem falar com os outros por se acharem melhores de alguma forma. Claro que na maioria dos casos isso não é verdade, mas nosso silêncio com certeza não joga a nosso favor. A outra pessoa acaba não conhecendo nada sobre nossas opiniões, sobre nossos valores, e acaba assumindo o pior, que somos pessoas que no nosso silêncio estamos elaborando um mundo de julgamentos e críticas sobre a outra pessoa. Da mesma forma que a gente, eles também tem uma certa paranóia. Isso é exatamente o que a gente faz.

E quando ficamos pensando nas coisas perfeitas para dizer aos outros. Eu vejo que muitos tímidos são bem inteligentes, cultos (ok, nem todos são, mas vejo que a maioria gosta de passar essa imagem). Eles abrem a boca para dizer coisas inteligentes e mostrar para as pessoas esse tipo de imagem. Uma coisa que você pode nunca ter pensado é que isso AFASTA as pessoas. Seja por te acharem metido, seja por acharem que não são tão inteligentes para falar com você, elas vão se afastar. Elas tem medo de serem julgadas por você.

E como se "conserta" isso? O único jeito é aceitando os próprios defeitos. Aceitar ao ponto de conseguir dizer isso em voz alta. E isso é difícil, até mesmo para quem não é tímido, mas também é algo que a maioria das pessoas não percebe. Frases como "você não sabe como eu sou ruim em matemática" ou "eu tenho medo de barata" podem te abrir portas nos corações das pessoas, porque mostram sua vulnerabilidade, sua humanidade. Claro que pessoas podem se aproveitar disso, mas acho que gente que pensa assim você não ia realmente querer como pessoas próximas, não é? Fazer isso também se torna um ótimo filtro de pessoas que valem a pena.

Resumindo, não tente ser tão perfeito. A imperfeição já é perfeita.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, realmente gostei deste texto, eu exatamente sou assim, as vezes acho que as pessoas me evitam, o que acaba me deixando extremamente triste, me sinto a pessoa mais só do mundo. Nunca tinha visto por esse angulo, que a imagem que eu esteja passando é de antipatia, ou arrogancia. Vou tentar não ser tão perfeito, ser mais simples, não enfeitar demais minhas conversas. Valeu pela dica, até mais.

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

Eu tinha notado isso e mais algumas coisas, ex: quando alguem zoa uma pessoa geralmente faz isso só pra criar uma conversa com ela ou com algum grupo e eles fazem isso sem pensar no mal que pode causar ao outro.

A melhor forma de saber o que o outro sente é se colocando no lugar dele e como você disse as pessoas me viam dessa forma(como uma pessoa inteligente e as vezes antipatica). Agora que superei a timidez estou buscando ser o mais extrovertido possivel e é sempre bom ter um novo objetivo a seguir.

Anônimo disse...

Ótimo! Incrível como ser timido e se comportar como tal te traz os efeitos contrarios do q vc realmente busca, ou seja, vc acha q se esquivando e tentando nao falar besteiras pode te ajudar mas causam uma imagem q vc nao desejava transmitir... mudar é preciso!

Leandro disse...

Você me descreveu, praticamente.
Nunca tinha lido algo tão esclarecedor. Obrigado!