terça-feira, 5 de agosto de 2008

Auto-Confiança em 5 dias

Achei este artigo no SolveYourProblem.com e achei legal, apesar de achar um exagero esse negócio de 5 dias. Mas pelo menos são exercícios legais para você fazer caso ache que precise dar uma melhorada na auto-confiança. Claro, não espere milagres. Coisas de 5 dias sempre são um exagero. Segue o artigo traduzido:

Para se tornar auto-confiante, uma hora você vai precisar silenciar os críticos dentro da sua cabeça. Às vezes eles soam como seus pais, às vezes como um velho professor ou um amigo respeitado. Você tem que se treinar para enxergar a verdade. Essas não são realmente as vozes das pessoas que você ama (ou não ama tanto assim) Você controla o que elas dizem, e o que você ouve.

Dia Um: Se encare

Vá em frente e se encare, de uma vez por todas. Olhe no espelho. Que expressão você vê quando se olha de volta? Uma cara feliz? Triste? Desconfiada? Brava? Se você tem algo ruim para dizer, tire do peito agora. Libere. Você escolheu o caminho do auto suporte, então as críticas - por enquanto - não importam mais.

Dia Dois: Exercite seu ego

Se olhe no espelho novamente, só que desta vez, esteja preparado para inverter suas palavras. Todas as coisas negativas que você disse ontem devem ser respondidas, trocadas e apagadas por três coisas boas que você vê em si mesmo.

E sim, você tem que dizê-las em voz alta. Eu quero que você se lembre como soam os elogios. Eu quero que você diferencie entre comentários honestos ditos em voz alta, e o diálogo interno que te bloqueia por medo.

Dia Três: Mantenha a música viva

Ás vezes, o que está dentro de sua cabeça pode drenar tudo de bom no mundo. Se treine para fazer o oposto. Ouça algumas de suas músicas favoritas, e toque-as em sua cabeça sempre que essas vozes negativas aparecerem. Se você está nervoso, toque uma música intensa em sua cabeça. Prong. Pink Floyd. Napalm Death. Se você está triste, um pouco de Dave Matthews Band pode ajudar.

Se force a pensar em emoções ao invés de palavras, porque frequentemente as palavras que nós escolhemos não falam realmente como nos sentimos. Eles evitam tentar sentir por medo da dor e pulam direto para as críticas.

Críticas nos tomam a auto-confiança. A dor nos ajuda a nos vermos como realmente somos.

Dia Quatro: Rindo alto

Seu diálogo interno começa a entrar em pânico. Está sendo trocado. O que você vai fazer para se manter? É realmente fantástico o quão longe nosso subconsciente pode ir para impedir nosso progresso apenas para evitar os riscos que vêm com as mudanças.

Às vezes isto resulta em mau humor. Um humor que te mantem em casa, longe do sol, longe dos amigos, e encasulado em casa. Isso sozinho já pode sabotar vários objetivos, e acaba levando a falha e auto dúvida.

O que podemos fazer para mudar isso? É simples como mudar o canal de TV ou sair para ver um filme engraçado. Comédias, tirinhas, livros de piadas - eles fazem a gente rir. E o riso ´inegavelmente o melhor remédio para uma alma doente.

Dia Cinco: Seja receptivo a elogios

A peça do meio do quebra cabeça vai ser a peça mais difícil. Você encontrou formas de lidar com as vozes negativas que vem de fora de sua própria cabeça. Uma forma efetiva de iniciar um diálogo interno positivo entretanto é sonhar acordado, e criar vozes positivas separadas. Uma vez que você força essas vozes, é mais fácil para elas começarem a falar sozinhas.

Então com quem você começa? E como você faz isso sem se sentir ridículo?

Se você prestar atenção no dia a dia, você vai perceber muitas pessoas te fazendo elogios que você nunca tinha notado. "Obrigado", por si só pode aumentar sua auto-estima. Lembre-se desses momentos e relembre-se deles durante o dia todo. Uma garota particularmente bonita ou cavalheiro atraente podem se tornar seus amigos de infância... dentro de sua cabeça.

Conforme o tempo passa você pode adicionar mais personagens. Da mesma forma como pais, prrofessores e amigos podem tomar espaço negativo em seu cérebro, eles podem preenchê-lo com suporte e amor. Lembre-se, as palavras não estão sendo ditas por ninguém. A escolha é sua.

O artigo original você pode encontrar clicando aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi muito bem o terceiro dia...

é par tocar uma música de acordo com os meus sentimentos ou o contrário?

coronel disse...

Pelo q eu entendi é para tocar na sua cabeça uma música pra te deixar em um estado melhor. Tá triste toca uma música q te deixa mais feliz. Tá certo q Dave Matthews Band não é o tipo de música q eu tocaria pra me deixar mais feliz, rs.

Anônimo disse...

Eu tocaria Nrivana ^^.
Gostei. Vou fazer apesar sei la esses negocio de 5 dias como você dize né. Mas toda a ajuda é bem vinda

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

Eu acho que essa coisa dos 5 dias é mais pra quem ta com a timidez muito forte mesmo. Eu por exemplo: um ano atraz eu usaria isso mais agora superei a timidez. Isso é mais pra quem tem depresão ou coisa assim... Bom... cada um busca seu caminho... e como aque frase... cada minuto que passa é uma nova chance para mudar o amanhã.

Anônimo disse...

Poxa, eu gosto de Dave Matthews Band... Já ia comentar seu excelente gosto musical :D, mas resolvi ir no artigo original e vi que foi só tradução.
Anyway, ótimo post.

Vesperis (vou começar a assinar meus comentários, como se fizsse diferença, mas...)

Anônimo disse...

Belo post, vou tentar seguir as dicas. Este blog tem me ajudado muito, visito todos os dias pois tenho um problema grave de timidez e não quero ser assim pro resto da vida. É um caminho duro, pois a mudança é algo assustador, mas o problema continuar é pior ainda.