domingo, 23 de setembro de 2007

Rapport


Rapport é o mesmo que intimidade, mas não intimidade física. É algo mais para initmidade social. Se você conhece quase tudo sobre a vida de seu melhor amigo, então você tem um grande e profundo rapport com ele. Para facilitar minha vida, vou usar rapport mesmo. Me desculpem amantes fanáticos da língua portuguesa.

Algo necessário para que possamos ter intimidade física com alguém é construir um pouco de rapport. A não ser que você esteja em uma micareta ou algo do tipo, a outra pessoa vai se perguntar porque esse estranho está tentando agarrá-la e beijá-la. Rapport tráz conforto, faz com que ela pense que já te conhecec, ou talvez realmente acabe conhecendo o suficiente para que se sinta segura.

Sabendo disso, como podemos criar rapport? Principalmente com uma pessoa que acabamos de conhecer? E com o agravo de sermos tímidos. Um grande problema dos tímidos é achar que eles precisam ter um monte de coisas interessantes para dizer, que faça as outras gostarem delas. Coisas como viagens maravilhosas a Londres quando a pessoa acabou conhecendo algum ator famoso, ou o dia em que fizeram rapel em uma das cachoeiras mais famosas do mundo ou algo assim. Mas não, as coisas não são tão complicadas assim.

Primeiro de tudo, conte coisas sobre você mesmo. Sem medo de parecer chato ou tedioso. Se você ficar contando sobre histórias que aconteceram com seus amigos, as pessoas que estão ouvindo nunca vão se conectar com você, vão se conectar com sua história, no máximo, ou com seu amigo, caso o conheçam. Eu costumava cometer muito esse erro.

Contar as histórias usando a primeira pessoa (vulgo "Eu") também é uma boa idéia. Mostra que você tem confiança no que está contando que você assume completa responsabilidade. Normalmente as pessoas evitam usar a primeira pessoa por não se sentirem muito seguras. Elas formam frases como "você vai gostar muito de conhecer Bertioga" ou "Bertioga é uma praia maravilhosa". Prefira "eu adorei Bertioga" ou "eu achei Bertioga uma praia maravilhosa". Com a frase "você vai gostar muito de conhecer Bertioga" você está tentando empurrar para a outra pessoa uma opinião, como ela deve se sentir em relação ao que você está falando. Você está fingindo rapport. Na frase "Bertioga é uma praia maravilhosa" você está formulando a frase como uma verdade absoluta, como se você soubesse de tudo. Essas duas formas, apesar de parecer pouca coisa, afetam o subconsciente do seu interlocutor, o deixando na defensiva e dificultando o rapport.

Falar sobre emoções. Além de melhorar o rapport, isso diminui a chance de você ficar sem assunto para falar com a outra pessoa. A maioria das pessoas acham que o combustível das conversas são os fatos. Eu viajei, eu comprei, eu fiz tal coisa, comi em tal restaurante. Para ter tanto assunto assim, a pessoa precisa fazer muita coisa ou ficar fofocando sobre a vida dos outros. Mas falar sobre fatos não cria conexões entre as pessoas. Falar sobre emoções, falar sobre o que os fatos te fazem sentir, o que algumas situações te fazem sentir é que cria conexões com as pessoas. Porque somos todos humanos, todos sentimos a maior parte da gama de sentimentos que existem. Seu interlocutor pode achar interessante o fato de você ter viajado para Bertioga, mas ele também pode achar muito chato, caso ele odeie viajar. Mas se você contar para ele como a praia te faz sentir relaxado, sem ter as preocupações do dia a dia, ele pode te dizer o que faz com que ele se sinta da mesma forma. Isso é conexão, vocês estão descobrindo que tem algo em comum, mesmo que um ame a praia e o outro odeie viajar. Isso faz com que as pessoas sintam rapport em relação a outra.

E isso tudo não deve ser usado apenas para conseguir algo em sua vida amorosa. Rapport deve ser alcançado em todas as relações de nossa vida. Quanto mais nos conectamos com os outros, menos nos preocupamos com nossos defeitos, porque no fim, somos todos imperfeitos. E isso é perfeito!

Um comentário:

Anônimo disse...

coronel,
Me chamo henrique e admiro muito esse Blog, são conselhos muito bons, conselhos a serem seguidos, teorias a serem postas em prática.
Meus parabéns

que tal eu postar um post de sua escolha lá no meu blog, com um link pra cá, encare isso como um agradecimento, ou qualquer coisa...

Ente em contato pelo ociosidadesedentaria@gmail.com

e keep posting