domingo, 9 de dezembro de 2012

Técnicas de rapport

Rapport é o sentimento de empatia e compreensão, quando duas pessoas sentem que existe uma ligação entre elas, e que confiam uma na outra. Isso tanto em relacionamentos amorosos quanto em amizades ou relações profissionais. Tímidos possuem um pouco amis de dificuldade em criar rapport com a maioria das pessoas, mas existem algumas ténicas bem conhecidas que podem ser usadas e treinadas para melhorar isso quando estamos lidando com pessoas com quem não temos tanta intimidade.

Cuidado ativo - você toma a iniciativa de fazer algo pela pessoa, mostrando que você se importa com ela. Por exemplo, você arruma algo pra pessoa beber se acha que ela pode estar com sede, ou pergunta se está tudo bem se parece que ela está incomodada. Ter cuidado com uma pessoa é um componente da confiança que construímos. E quando alguém faz isso ativamente, faz com que nos sintamos especiais.

Co-locação - esteja por perto da pessoa. Para iniciar um relacionamento de qualquer tipo, é preciso fazer um esforço para que você esteja presente com uma certa frequência. Comece aos poucos, com cumprimentos.

Encorajamento - encoraje a outra pessoa a falar, a dizer o que está pensando. Mesmo que ela não esteja a fim, isso mostra que você se importa com o que ela pensa.

Mantendo o olhar - olhe diretamente nos olhos da outra pessoa quando estiver falando com ela, mas sem exageros.

Ouvir - demonstre que está ouvindo quando a pessoa está falando com você, prestando atenção e acenando a cabeça, por exemplo.

Espelhamento - ao copiar algumas ações da pessoa, como gestos, postura, tom de voz, você cria uma sensação de que vocês dois são iguais. Não deve ser exagerado, porque se a pessoa achar que você está a imitando pode achar que você está caçoando da cara dela.

Emparelhamento - similar ao espelhamento, mas você não faz uma cópia exata do que ela está fazendo. Por exemplo, se a pessoa cruzar as pernas, você cruza os braços.

Abertura de honestidade - seja aberto sobre si mesmo, seus sentimentos, o que você pensa. Isso te deixa vulnerável e mostra para a outra pessoa que você confia nela. Não exponha demais, mas tente expor tanto quanto a outra pessoa expor.

Parafrasear - repita para a pessoa o que ela acabou de deizer só que nas suas palavras e pergunte se você entendeu corretamente. Isso mostra que você estava ouvindo.

Papagaiar - repita o que a outra pessoa disse, quando forem frases curtas, para encorajá-la a falar mais e para que ela saiba que você a está ouvindo. Cuidado para não usar demais esta técnica.

Refletir estilo verbal - preste atenção na forma que a outra pessoa se expressa, no tipo de palavra que ela escolhe e tente seguir o mesmo estilo quando estiver falando com ela. Cuidado para não exagerar.

Refletir palavras - quando você notar que existe alguma palavra importante usada por uma pessoa, tente repetí-la em alguma frase. Isso cria um reconhecimento entre você e seu interlocutor. Cuidado para não usar demais.

Procure por conselhos - peça conselhos no lugar de opiniões e mostre que você as leva a sério.

Chame pelo nome -  use o nome da outra pessoa durante a conversa. Este é um velho truque utilizado por vendedores.

9 comentários:

Anônimo disse...

A uns tempos atrás estava lendo seu blog,e fiquei muito melhor com as dicas e experiencias compartilhadas. Estava preocupado pq fazia muito tempo que vc nao postava nada. Entao amigo, como tem sido sua vida desde então? Melhorou muita coisa? Te desejo sucessos!

Anônimo disse...

An execllent post! Just thinking if anybody has any any links or screenshots of good Email Templates used?
It really is good to see templates, one other thing see examples to benchmark as good communication.

Will be desperate to see any links.

My blog Email Marketing Templates

Anônimo disse...

I do not even know how I ended up right here, but I thought this publish was great.
I don't recognize who you might be but definitely you're going to a well-known
blogger if you happen to are not already. Cheers!


Look into my web page - Templates email

Anônimo disse...

I like what you guys tend to be up too. This kind of clever work and reporting!

Keep up the very good works guys I've added you guys to my own blogroll.

Also visit my website; morton buildings

Anônimo disse...

Thanks , I've recently been looking for info approximately this subject for a while and yours is the best I've came upon till now.
But, what concerning the conclusion? Are you positive concerning the supply?


Review my weblog ... flag

Anônimo disse...

Hi would you mind stating which blog platform you're working with? I'm looking to start my own blog in the near future but I'm having a tough time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I'm looking for something unique.
P.S Sorry for being off-topic but I had to ask!


Also visit my web page; clickbank affiliate program

Anônimo disse...

Thanks for finally talking about > "T�cnicas de rapport"
< Loved it!

Here is my blog post ... free email newsletter templates

Anônimo disse...

I couldn't refrain from commenting. Exceptionally well written!

Also visit my blog post ... Customer service Email templates

Anônimo disse...

Yesterday, while I was at work, my sister stole my iphone and tested to see if it can survive a 40 foot drop,
just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views.
I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!



Here is my blog :: free email templates for Gmail