sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pense menos, faça mais


Pessoas com baixa auto-estima em geral tem um sério problema de pensar demais. Não que pensar, raciocinar, ponderar, seja algo ruim, muito pelo contrário. Chegamos onde chegamos porque muitos pensaram. Mas todo o progresso que a humanidade teve pensando foi porque esses pensadores investiam seu tempo em pensamentos produtivos. Como resolver um problema. Pessoas tímidas perdem muito o tempo com pensamentos inúteis, não produtivos.

Não estou dizendo aqui que todo mundo deveria passar o tempo todo tentando alcançar a cura do câncer ou calcular o próximo dígito do Pi, porque um esforço desses deixaria qualquer um louco. Provavelmente nem Einstein pensava em problemas de matemática e física o tempo todo. Provavelmente não chegaria à teoria da relatividade se pensasse só em resolução de problemas o tempo todo. Existe um outro tipo de pensamento, que não é necessariamente focado em resolver algum problema, mas não é inútil. São os pensamentos que te fazem se sentir bem. Lembrar de bons momentos, pessoas legais, seu animal de estimação, uma piada que você gostou, uma música que você adora. Eles não resolvem nenhum problema da humanidade, mas te deixam com um humor melhor, que pode até contagiar os outros. Eles te dão ânimo para correr atrás do que você quer e construir outros pensamentos bons como esses. Eles te dão força para resolver os problemas. Pessoas tímidas podem até investir algum tempo nesse tipo de pensamento, mas com certeza poderiam investir mais. Se investissem menos tempo em pensamentos inúteis.
E afinal, o que seriam esses pensamentos inúteis de que estou falando? Alguns exemplos:

- "O que os outros vão pensar de mim?" - Este é um clássico que consta na bíblia da baixa auto-estima. Se preocupar demais com o que os outros vão pensar é perda de tempo porque é impossível saber a verdade (a não ser que você tenha algum poder especial de ler mentes) e porque isso não deveria importar tanto assim para você (contanto que você não machuque ninguém, você tem o direito de agir conforme sua vontade - sua vontade e suas consequências são problemas seus, o julgamento que as outras pessoas fazem disso é problema delas).

- "Eu sou feio/gordo/desajeitado/nerd/pobre/whatever." - Se um pensamento desses te vier a cabeça, pense em como resolvê-lo. Se for possível resolver e você realmente achar que vale a pena, invista na resolução. Se não, resolvido está. Se é algo que você não pode mudar, ou que na verdade você não quer mudar, deixe como está e pare de ficar se lembrando que deveria se sentir mal por isso. Mesmo que exista razão para se sentir mal, pare de reservar um pedaço da sua mente para ficar processando isso. Ficar mastigando isso não vai resolver e ainda te faz perder um tempo que você poderia investir em qualidades suas.

- "Eu não consigo fazer isso/ Nada dá certo para mim." - Estes na verdade se encaixam na mesma categoria que as frases acima. Ou você pensa nujma forma de resolver e age ou pára de ficar se maltratando tanto. Além disso, se você parar para observar o mundo vai ver que é completamente irreal achar que você tem algum tipo de incapacidade.

- "Os outros são superiores/melhores do que eu." - Normalmente um pensamento que na veradde as pessoas sentem ao invés de montar exatamente esse tipo de frase na cabeça. Mas também enormemente inútil. O valor que os outros tem, independentemente do fato delas serem superiores ser verdade ou não, não deveria te fazer diferença alguma. O bom corredor é aquele que se preocupa mais em se superar, em correr mais que si mesmo, do que o que fica tentando alcançar os outros.

Estes são só alguns exemplos. Pare de gastar tanta energia, tanto tempo nesses pensamentos que só vão te fazer mal. Que não te trazem benefício nenhum, que não te tornam uma pessoa melhor. Uma pessoa melhor para as pessoas ao seu redor que merecem você bem. Assim que algum pensamento inútil te passar pela cabeça, acabe com ele na hora.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Coronel responde: "Fico tímido só com garotas que me interessam"

Olá.

Gosto muito de seu blog.

Não sou um tímido generalizado. Sou “tímido” em situações bem específicas. Talvez você possa me ajudar com algumas dicas.

Eu não tenho dificuldade em falar com uma garota enquanto eu a vejo apenas como uma garota. Meus problemas começam quando surge o interesse e quando tento engatar uma paquera. Eu fico nervoso, ansioso, cometo erros idiotas e falo um monte de bobagens.

O mais engraçado é que antes de eu começar a paquerar a menina, não sinto nenhum nervosismo, ansiedade, nada. Eu fico assim quando tento levar a relação para outro nível. Isto é timidez? Ou é pura estupidez? Risos. Tenho cura?

Obrigado e sucesso com seu blog!

I.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se eu fosse você começaria a brincar com a maioria das mulheres com quem fosse falar. Essas com quem você diz que não sente dificuldade nenhuma. Então quando for fazer isso para valer com uma que você esteja a fim, não vai estar fazendo nada que já não esteja acostumado. E não se preocupe tanto se a menina não pode estar achando que você quer algo. Em amizade entre homem e mulher é normal e até divertido rolar umas paqueras de mentira.
Boa sorte


domingo, 12 de outubro de 2008

As 10 melhores dicas para melhorar suas habilidades sociais - por Dale Carnegie

Alguém pediu para que eu traduzisse. Já havia postado o link para o post em inglês anteriormente. Originalmente foi postado no Positivity Blog. Divirtam-se.

“As idéias que eu ~defendo não são minhas. Eu as emprestei de Sócrates. Eu as furtei de Chesterfield. Eu as roubei de Jesus. E as coloquei em um livro. Se você não gosta das regras deles, de quem você usaria?”

"Quem foi Dale Carnegie?" você deve se perguntar. Bem, ele foi um cara que nasceu há 110 anos atrás. Ele morreu em 1955. Ele era um homem rico, e de muito sucesso.

Ele escreveu um pequeno livro chamado "Como fazer amigos e influenciar pessoas". Chegou a vender mais de 30 milhões de cópias. Ele ainda vende hoje e provavelmente é um dos melhores livros que ensinam como melhorar suas habilidades sociais.

Carnegie então continuou a escrever mais livros e criar cursos sobre como interagir com pessoas, como fazer amigos e como ganhar influência.

Aqui estão 10 das minhas dicas favoritas de Dale Carnegie. E como a citação de abertura diz, estas dicas foram testadas pelo tempo nas últimas centenas de milhares de anos. Elas são bem sólidas.:)

1. Crie suas próprias emoções

“Se você quer ser entusiasmado, aja entusiasmado.”

Emoções funcionam ao contrário também. Você pode tirar proveito disso. Se você está preso em uma emoção negativa então você pode frequentemente removê-la. Mude seu corpo - como você se move, se senta e fica de pé - e aja como você gostaria de se sentir. Entusiasmo e outros sentimentos positivos são muito mais úteis e prazerosos para todos em uma interação. Porque...

2. O mais importante não são as coisas lógicas.

“Quando estiver lidando com pessoas, lembre-se que você não está lidando com criaturas de lógica, mas criaturas emotivas.”

Isto é tão importante. Lógica é boa mas no final, em interações e na vida, nós somos criaturas emocionais. Nós enviamos e recebemos emoções de outras pessoas. Esta é a razão porque linguagem corporal e tom de voz são frequentemente medidos como 93% da comunicação. Agora, esses números são para algumas situações específicas, mas ainda acredito que estas duas formas de comunicação são muito, muito importantes.

A linguagem corporal e o tom de voz é um pouco como o corpo de um iceberg, a grande massa abaixo da ponta das palavras que nós usamos. Essas duas coisas comunicam como nos sentimos e dão indicativos de o que estamos pensando. E isso é porque é tão importante termos a capacidade de mudar como você se sente. Estar em um humor positivo enquanto interage. Porque isso vai ter um grande impacto na forma como você diz algo e como você usa seu corpo. E essas duas coisas vão ter um grande impacto nos seus resultados e relacionamentos.

3. Três coisas que é melhor você evitar.

“Qualquer tolo pode criticar, condenar, e reclamar mas é preciso caráter e auto controle para entender e perdoar.”

Agora essas coisas podem não ser fáceis de evitar. Muito de nossas interações e até mesmo conexões são criadas e mantidas através desses 3 comportamentos negativos. Existe um tipo de prazer distorcido em criticar, condenar e reclamar. Pode ser que te faça se sentir mais importante e como uma pessoa melhor quando você se vê como uma vítima ou quando você condena o comportamento das outras pessoas.

Mas no final esses 3 comportamentos são negativos e limitantes para sua vida. Trazer coisas negativas e guardá-las vai diminuir seu humor, motivação e níveis de bem estar em geral. E isto pode te deixar preso em uma espiral negativa de reclamação, reclamação com outros reclamões e sempre encontrar falhas em sua realidade.

Você também vai estar transmitindo e recebendo emoções negativas. E pessoas em geral querem se sentir bem. Então isso pode realmente colocar um obstáculo no caminho de suas interações e relacionamentos.

4. O que é mais importante?

“O caminho nobre para o coração de um homem é falar do que ele mais valoriza.”

Conselho clássico. Não fale muito sobre si mesmo e sua vida. Ouça às outras pessoas ao invés disso. Entretanto, se eles começarem a se esticar muito, se eles não forem recíprocos e mostrarem interesse em sua vida então você não precisa ficar.

Algumas coisas que pessoas podem valorizar são idéias, crianças, um hobby especial e o trabalho. E...

5. Foque para fora, não para dentro.

“Você pode fazer mais amigos em dois meses se interessando pelos outros do que em dois anos tentando fazer as pessoas se interessarem em você.”

Muitas pessoas usam o segundo jeito, que é muito menos efetivo. É tentador porque tráz gratificação instantânea e é sobre MIM, MIM, MIM! A primeira forma - se tornar interessado em pessoas - talvez funcione melhor porque te torna uma agradável exceção e pórque a lei da reciprocidade é forte nas pessoas. Da forma como você trata as pessoas, elas vão te tratar. Se interesse nelas e elas vão se interessar em você.

Eu gostaria de acrescentar que uma coisa difícil sobre isto é ser genuinamente interessado no outro cara/garota. Seu interesse genuíno é projetado através de sua linguagem corporal e tonalidade. Então, apenas esperar que a outra pessoa pare de falar para que você comece a falar não é interesse genuíno. E isso pode transparecer. E suas interações vão sofrer.

6. Tome controle de suas emoções.

“A pessoa que espera que todos os aplausos venham de fora tem sua felicidade nas mãos dos outros.”

Já foi escrito em um post anterior (9 Great Ways to Make Yourself Absolutely Miserable). E basicamente consiste em ser dependente de validação externa de outras pessoas. Validação externa é algo que alguém comunica para você te izendo que você é uma pessoa de valor. Que você, por exemplo, é bonito, esperto ou bem sucedido.

Isto deixa muitas de suas emoções nas mãos de outras pessoas. Se torna uma montanha russa emocional. Um dia você se sente ótimo. No outro dia você prefere ficar na cama.

Mas se você preencher essa xícara interna de validação por si mesmo então você toma a direção. Agora você está dirigindo, agora você controla como você se sente. Você pode ainda apreciar elogios claro, mas você não é dependente deles.

Isto vai te tornar mais estável emocionalmente e permite que você cultive e construa seus músculos emocionais de uma forma mais controlada. Você pode por exemplo se ajudar a se tornar mais otimista ou entusiasmado por mais tempo. Esta estabilidade e crescimento pode ser de grande ajuda em seus relacionamentos.

7. Não, eles não estão te passando a perna.

“Ao invés de se preocupar cp, o que as pessoas falam de você, porque não gastar seu tempo fazendo algo que elas possam admirar. ”

Se importar demais com o que as outras pessoas pensam vai criar e aimentar monstros imaginários dentro de sua mente. Você pode por exemplo pensar que pessoas vão te condenar se você tentar algo. Talvez elas vão. Mas a maior parte do tempo elas estão pensando sobre seus próprios desafios e altos e baixos. Elas simplesmente não se importam muito com o que você faz.

Isto pode ser desapontador. Também pode ser libertador. Te ajuda a remover obstáculos internos que estão te segurando.

Conforme você, pouco a pouco ou em um pulo só, solta esses freios internos você se torna mais você mesmo. Você se torna confiante, você tem uma chance melhor de sucesso, e você vai sentir mais sentimentos positivos e menos sentimentos negativos. Todas essas coisas podem dar uma grande melhora em suas interações e ajustar suas habilidades sociais.

8. Então, o que eu ganho com isso?

“Existe apenas um jeito... de fazer alguém fazer algo. E é fazendo a outra pessoa querer fazê-lo.”

Se você quer que alguém faça algo então eles vão se importar com sua motivação para que isso seja feito? Talvez. Frequentemente eles não vão ter muito interesse no que você quer ganhar com isso.

Eles querem saber o que eles vão ganhar com isso. Então, para que ambos consigam o que querem, diga a essa pessoa o que ela sai ganhando. E tente ser genuíno e positivo sobre isso. Uma razão que faça eles executarem a tarefa de uma forma desleixada e porca pode não ser muito persuasiva. E vocês dois saem perdendo.

9. Como ganhar uma discussão.

“A melhor forma de tirar o melhor de uma discussão é evitando-a.”

Colocar dois egos em uma discussão, ter dois lados defendendo suas posições não vai melhorar relacionamentos. É mais provável que vocês sintam sentimentos negativos em relação ao outro logo depois que a discussão acabar. E os dois ficam presos na negatividade e os dois perdem. Quando possível, apenas evitar discussões desnecessárias é uma situação em que todos ganham.

10. Existe algo mais importante que suas palavras.

“Existem quatro formas, e apenas quatro formas, em que nós temos contato com o mundo. Nós somos avaliados e classificados por esses quatro contatos o que nós fazemos, nossa aparência, o que dizemos e como dizemos.”

Eu normalmente sinto que existe muita ênfase na terceira forma de contato (o que nós dizemos). Não esqueça do resto. Muitas pessoas esteriotipam as outras no p´rimeiro contato. Elas podem não querer mas é um jeito da mente delas- e talvez a sua - de organizar impressões e pessoas. Então pense sobre a sua aparência. Pense sobre como você causa primeiras impressões. Pense sobre sua linguagem corporal. E como você está dizendo suas frases.

Pense sobre como você se sente porque isso vai se refletir no mundo. E o mundo vai normalmente refletir algo similar de volta.