domingo, 12 de outubro de 2008

As 10 melhores dicas para melhorar suas habilidades sociais - por Dale Carnegie

Alguém pediu para que eu traduzisse. Já havia postado o link para o post em inglês anteriormente. Originalmente foi postado no Positivity Blog. Divirtam-se.

“As idéias que eu ~defendo não são minhas. Eu as emprestei de Sócrates. Eu as furtei de Chesterfield. Eu as roubei de Jesus. E as coloquei em um livro. Se você não gosta das regras deles, de quem você usaria?”

"Quem foi Dale Carnegie?" você deve se perguntar. Bem, ele foi um cara que nasceu há 110 anos atrás. Ele morreu em 1955. Ele era um homem rico, e de muito sucesso.

Ele escreveu um pequeno livro chamado "Como fazer amigos e influenciar pessoas". Chegou a vender mais de 30 milhões de cópias. Ele ainda vende hoje e provavelmente é um dos melhores livros que ensinam como melhorar suas habilidades sociais.

Carnegie então continuou a escrever mais livros e criar cursos sobre como interagir com pessoas, como fazer amigos e como ganhar influência.

Aqui estão 10 das minhas dicas favoritas de Dale Carnegie. E como a citação de abertura diz, estas dicas foram testadas pelo tempo nas últimas centenas de milhares de anos. Elas são bem sólidas.:)

1. Crie suas próprias emoções

“Se você quer ser entusiasmado, aja entusiasmado.”

Emoções funcionam ao contrário também. Você pode tirar proveito disso. Se você está preso em uma emoção negativa então você pode frequentemente removê-la. Mude seu corpo - como você se move, se senta e fica de pé - e aja como você gostaria de se sentir. Entusiasmo e outros sentimentos positivos são muito mais úteis e prazerosos para todos em uma interação. Porque...

2. O mais importante não são as coisas lógicas.

“Quando estiver lidando com pessoas, lembre-se que você não está lidando com criaturas de lógica, mas criaturas emotivas.”

Isto é tão importante. Lógica é boa mas no final, em interações e na vida, nós somos criaturas emocionais. Nós enviamos e recebemos emoções de outras pessoas. Esta é a razão porque linguagem corporal e tom de voz são frequentemente medidos como 93% da comunicação. Agora, esses números são para algumas situações específicas, mas ainda acredito que estas duas formas de comunicação são muito, muito importantes.

A linguagem corporal e o tom de voz é um pouco como o corpo de um iceberg, a grande massa abaixo da ponta das palavras que nós usamos. Essas duas coisas comunicam como nos sentimos e dão indicativos de o que estamos pensando. E isso é porque é tão importante termos a capacidade de mudar como você se sente. Estar em um humor positivo enquanto interage. Porque isso vai ter um grande impacto na forma como você diz algo e como você usa seu corpo. E essas duas coisas vão ter um grande impacto nos seus resultados e relacionamentos.

3. Três coisas que é melhor você evitar.

“Qualquer tolo pode criticar, condenar, e reclamar mas é preciso caráter e auto controle para entender e perdoar.”

Agora essas coisas podem não ser fáceis de evitar. Muito de nossas interações e até mesmo conexões são criadas e mantidas através desses 3 comportamentos negativos. Existe um tipo de prazer distorcido em criticar, condenar e reclamar. Pode ser que te faça se sentir mais importante e como uma pessoa melhor quando você se vê como uma vítima ou quando você condena o comportamento das outras pessoas.

Mas no final esses 3 comportamentos são negativos e limitantes para sua vida. Trazer coisas negativas e guardá-las vai diminuir seu humor, motivação e níveis de bem estar em geral. E isto pode te deixar preso em uma espiral negativa de reclamação, reclamação com outros reclamões e sempre encontrar falhas em sua realidade.

Você também vai estar transmitindo e recebendo emoções negativas. E pessoas em geral querem se sentir bem. Então isso pode realmente colocar um obstáculo no caminho de suas interações e relacionamentos.

4. O que é mais importante?

“O caminho nobre para o coração de um homem é falar do que ele mais valoriza.”

Conselho clássico. Não fale muito sobre si mesmo e sua vida. Ouça às outras pessoas ao invés disso. Entretanto, se eles começarem a se esticar muito, se eles não forem recíprocos e mostrarem interesse em sua vida então você não precisa ficar.

Algumas coisas que pessoas podem valorizar são idéias, crianças, um hobby especial e o trabalho. E...

5. Foque para fora, não para dentro.

“Você pode fazer mais amigos em dois meses se interessando pelos outros do que em dois anos tentando fazer as pessoas se interessarem em você.”

Muitas pessoas usam o segundo jeito, que é muito menos efetivo. É tentador porque tráz gratificação instantânea e é sobre MIM, MIM, MIM! A primeira forma - se tornar interessado em pessoas - talvez funcione melhor porque te torna uma agradável exceção e pórque a lei da reciprocidade é forte nas pessoas. Da forma como você trata as pessoas, elas vão te tratar. Se interesse nelas e elas vão se interessar em você.

Eu gostaria de acrescentar que uma coisa difícil sobre isto é ser genuinamente interessado no outro cara/garota. Seu interesse genuíno é projetado através de sua linguagem corporal e tonalidade. Então, apenas esperar que a outra pessoa pare de falar para que você comece a falar não é interesse genuíno. E isso pode transparecer. E suas interações vão sofrer.

6. Tome controle de suas emoções.

“A pessoa que espera que todos os aplausos venham de fora tem sua felicidade nas mãos dos outros.”

Já foi escrito em um post anterior (9 Great Ways to Make Yourself Absolutely Miserable). E basicamente consiste em ser dependente de validação externa de outras pessoas. Validação externa é algo que alguém comunica para você te izendo que você é uma pessoa de valor. Que você, por exemplo, é bonito, esperto ou bem sucedido.

Isto deixa muitas de suas emoções nas mãos de outras pessoas. Se torna uma montanha russa emocional. Um dia você se sente ótimo. No outro dia você prefere ficar na cama.

Mas se você preencher essa xícara interna de validação por si mesmo então você toma a direção. Agora você está dirigindo, agora você controla como você se sente. Você pode ainda apreciar elogios claro, mas você não é dependente deles.

Isto vai te tornar mais estável emocionalmente e permite que você cultive e construa seus músculos emocionais de uma forma mais controlada. Você pode por exemplo se ajudar a se tornar mais otimista ou entusiasmado por mais tempo. Esta estabilidade e crescimento pode ser de grande ajuda em seus relacionamentos.

7. Não, eles não estão te passando a perna.

“Ao invés de se preocupar cp, o que as pessoas falam de você, porque não gastar seu tempo fazendo algo que elas possam admirar. ”

Se importar demais com o que as outras pessoas pensam vai criar e aimentar monstros imaginários dentro de sua mente. Você pode por exemplo pensar que pessoas vão te condenar se você tentar algo. Talvez elas vão. Mas a maior parte do tempo elas estão pensando sobre seus próprios desafios e altos e baixos. Elas simplesmente não se importam muito com o que você faz.

Isto pode ser desapontador. Também pode ser libertador. Te ajuda a remover obstáculos internos que estão te segurando.

Conforme você, pouco a pouco ou em um pulo só, solta esses freios internos você se torna mais você mesmo. Você se torna confiante, você tem uma chance melhor de sucesso, e você vai sentir mais sentimentos positivos e menos sentimentos negativos. Todas essas coisas podem dar uma grande melhora em suas interações e ajustar suas habilidades sociais.

8. Então, o que eu ganho com isso?

“Existe apenas um jeito... de fazer alguém fazer algo. E é fazendo a outra pessoa querer fazê-lo.”

Se você quer que alguém faça algo então eles vão se importar com sua motivação para que isso seja feito? Talvez. Frequentemente eles não vão ter muito interesse no que você quer ganhar com isso.

Eles querem saber o que eles vão ganhar com isso. Então, para que ambos consigam o que querem, diga a essa pessoa o que ela sai ganhando. E tente ser genuíno e positivo sobre isso. Uma razão que faça eles executarem a tarefa de uma forma desleixada e porca pode não ser muito persuasiva. E vocês dois saem perdendo.

9. Como ganhar uma discussão.

“A melhor forma de tirar o melhor de uma discussão é evitando-a.”

Colocar dois egos em uma discussão, ter dois lados defendendo suas posições não vai melhorar relacionamentos. É mais provável que vocês sintam sentimentos negativos em relação ao outro logo depois que a discussão acabar. E os dois ficam presos na negatividade e os dois perdem. Quando possível, apenas evitar discussões desnecessárias é uma situação em que todos ganham.

10. Existe algo mais importante que suas palavras.

“Existem quatro formas, e apenas quatro formas, em que nós temos contato com o mundo. Nós somos avaliados e classificados por esses quatro contatos o que nós fazemos, nossa aparência, o que dizemos e como dizemos.”

Eu normalmente sinto que existe muita ênfase na terceira forma de contato (o que nós dizemos). Não esqueça do resto. Muitas pessoas esteriotipam as outras no p´rimeiro contato. Elas podem não querer mas é um jeito da mente delas- e talvez a sua - de organizar impressões e pessoas. Então pense sobre a sua aparência. Pense sobre como você causa primeiras impressões. Pense sobre sua linguagem corporal. E como você está dizendo suas frases.

Pense sobre como você se sente porque isso vai se refletir no mundo. E o mundo vai normalmente refletir algo similar de volta.

21 comentários:

Anônimo disse...

A oitava eu ja tinha lido no livro dele(e algumas outras tb, mas nao terminei o livro) e achei sensacional eh um pensamento simples e ate logico, as pessoas so fazem o q querem realmente.

Unknown disse...

Oi. Descobri esse blog através de uma comunidade de pessoas tímidas.
E olha, gostei muito.

Realmente dá pra notar como nós tímidos é quem criamos nossa própria paranóia com relação às outras pessoas. É tão difícil não temer o que os outros pensam de nós, não é mesmo?
Mas eu acredito que um dia poderei superar essa barreira.

E apesar de ser uma garota, acho que os conselhos postados aqui servem muito bem pra nós também.

Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Mto bom! Só achei estranho o interesse genuíno: eu tenho q interromper as pessoas as vezes enquanto elas estao falando pra mostrar mais interesse e interação? pra deixar de ser menos logico?

Anônimo disse...

oláh meu nome é vitor tenho 15 anos e tenho muita vergonha medo...
bem ainda nao sei bem oque é de dar meu primeiro beijo na boca. Eu me considero um cara bonito, nao serto q algumas garotas me achao feio.
Quando uma guria gosta de min e pede para ficar comigo eu fico muityo nervoso e logo começo a pensar um geito de nao ficar com a garota, mas nao que eu nao quera, sim porque sinceramente eu nao consigo. Eu fico com muito medo de bater os tentes nela ou ateh pior ainda beijar mal, mas ai voces imaginem uma pessoa ( Homen ) evitando de ficar com uma garota, meio estranho nao é ? pois é ! é oque eu vejo as pessoas pensarem, no geito em que elas me olham quando eu simplismente regeito uma tremenda gata.
Entao é isso ñ consigo chegar em nenhuma garota, quando fico sozinho pensso, bah amanha eu vou pedir para ficar com ela ! mas este dia se passa e eu fico nessa.
Eu ja nao sei mais oque fazer alguem me ajuda ae ?!
abraços áh todos.

Anônimo disse...

Hello Dеаr, are you actually visiting this site on
a regulaг baѕіs, if so after thаt you ωill wіthout doubt
get ρleasant knοw-how.
My webpage :: v2 cigs review

Anônimo disse...

Aw, thiѕ was a very goоԁ post.
Тaking the timе аnd асtuаl еffort to сreate
a greаt aгtіcle… but ωhat саn I saу… I pгοсrastinatе
a whole lοt anԁ don't manage to get nearly anything done.

Also visit my web page ... visit the following website

Anônimo disse...

Thank yоu fοr the gоod writеup.
It in rеalitу ωas а entertainment accοunt it.

Glance complex to far added agreeable from you! Hoωеver, how could
ωe keep in touch?

my homepage ... app.ouhai.gov.cn

Anônimo disse...

I like looκing thгough аn aгtісle that can maκe people think.

Also, thank you for аllowing fοr me to commеnt!



Alѕo visit mу page: v2 cigs review

Anônimo disse...

I've been surfing on-line more than 3 hours as of late, yet I by no means discovered any interesting article like yours. It is beautiful price enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content material as you probably did, the net will probably be much more helpful than ever before.

Feel free to visit my website visit The following Post

Anônimo disse...

Hi! Ӏ knoω this is ѕοmeωhat off topic but I waѕ wοndеring ωhich blog рlаtform aгe you using for thіs website?
І'm getting sick and tired of Wordpress because I'νe haԁ iѕsues ωith hackerѕ
anԁ I'm looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

Take a look at my website - Suggested Internet site
My website - http://www.spacecadets.org/~dbrown/gallery/seoul-09-02/album09/DSCN0983.jpg.html

Anônimo disse...

Hmm is аnуone elsе encountеring problems ωith the
ρictures on thіѕ blog loading? I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it's the blog.
Any feedbacκ woulԁ bе greatly apρreciated.


my blog v2 Cigs

Anônimo disse...

Ι am curious to find out what blog platform you hаpρеn to be using?

I'm experiencing some minor security issues with my latest site and I'd liκe to find ѕοmethіng morе ѕafe.
Do you hаve аnу solutiοns?


Reviеw my hоmepаgе ... Click Through The Up Coming Webpage

Anônimo disse...

Hеllo therе, You've done a fantastic job. I'll definіtely
dіgg it аnd peгsоnally suggest to
my fгіends. Ι am сonfident thеy will be bеnefitеd frοm this sіte.


Stop bу my web-ѕitе ...
www.nhatkybong.com

Anônimo disse...

Ahaa, itѕ good ԁiscussion on the topiс of
this pаragгaph herе at this webѕite,
ӏ hаve read all thаt, so nοw me alѕο commenting at this plаce.


Аlso visit my site: v2 cig review

Anônimo disse...

Goοԁ info. Luсky me I recеntly fоund your blog by acсіdеnt (stumblеupon).

I have book markеd it for later!

Stop by my web site; Read More

Anônimo disse...

Thank уοu for the gooԁ ωrіteup.

It actually uѕeԁ tо be а amuѕement accοunt
it. Lοok аdvanced to mοre іntrοduced аgreeablе fгom yоu!
By the ωаy, how can wе cоmmunicаtе?


my site; just click the next post

Anônimo disse...

Thank you fοr the аuspicious wгitеup.
It in fact was a amuѕement account it. Look advanced to more added agreeable from
you! By the way, how can we communicаte?


Also visit my web-site :: http://Www.datamax-ke.com

Anônimo disse...

Ι'm now not certain the place you are getting your info, but great topic. I must spend some time learning much more or understanding more. Thanks for wonderful info I used to be on the lookout for this info for my mission.

Look into my site click through The next post

Anônimo disse...

Just wish to say your article is as аѕtounding.
The сlаrіty in your submit іs simрly
nice and i coulԁ assumе уou аre κnowlеdgeable on this subϳeсt.
Fіne with yοur регmisѕion аlloω me tο grаsp yοur RSS fеed to stay up to dаtе with аpproаching рost.
Thanks 1,000,000 and plеase continue thе rеωarding wοrκ.


Also νіsit my ѕіte: sfgate.com

Anônimo disse...

It's not my first time to pay a quick visit this web site, i am browsing this website dailly and take fastidious data from here everyday.

Also visit my blog; www.prweb.com

Unknown disse...

Amei tudo isso.bom aprendizado