sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pense menos, faça mais


Pessoas com baixa auto-estima em geral tem um sério problema de pensar demais. Não que pensar, raciocinar, ponderar, seja algo ruim, muito pelo contrário. Chegamos onde chegamos porque muitos pensaram. Mas todo o progresso que a humanidade teve pensando foi porque esses pensadores investiam seu tempo em pensamentos produtivos. Como resolver um problema. Pessoas tímidas perdem muito o tempo com pensamentos inúteis, não produtivos.

Não estou dizendo aqui que todo mundo deveria passar o tempo todo tentando alcançar a cura do câncer ou calcular o próximo dígito do Pi, porque um esforço desses deixaria qualquer um louco. Provavelmente nem Einstein pensava em problemas de matemática e física o tempo todo. Provavelmente não chegaria à teoria da relatividade se pensasse só em resolução de problemas o tempo todo. Existe um outro tipo de pensamento, que não é necessariamente focado em resolver algum problema, mas não é inútil. São os pensamentos que te fazem se sentir bem. Lembrar de bons momentos, pessoas legais, seu animal de estimação, uma piada que você gostou, uma música que você adora. Eles não resolvem nenhum problema da humanidade, mas te deixam com um humor melhor, que pode até contagiar os outros. Eles te dão ânimo para correr atrás do que você quer e construir outros pensamentos bons como esses. Eles te dão força para resolver os problemas. Pessoas tímidas podem até investir algum tempo nesse tipo de pensamento, mas com certeza poderiam investir mais. Se investissem menos tempo em pensamentos inúteis.
E afinal, o que seriam esses pensamentos inúteis de que estou falando? Alguns exemplos:

- "O que os outros vão pensar de mim?" - Este é um clássico que consta na bíblia da baixa auto-estima. Se preocupar demais com o que os outros vão pensar é perda de tempo porque é impossível saber a verdade (a não ser que você tenha algum poder especial de ler mentes) e porque isso não deveria importar tanto assim para você (contanto que você não machuque ninguém, você tem o direito de agir conforme sua vontade - sua vontade e suas consequências são problemas seus, o julgamento que as outras pessoas fazem disso é problema delas).

- "Eu sou feio/gordo/desajeitado/nerd/pobre/whatever." - Se um pensamento desses te vier a cabeça, pense em como resolvê-lo. Se for possível resolver e você realmente achar que vale a pena, invista na resolução. Se não, resolvido está. Se é algo que você não pode mudar, ou que na verdade você não quer mudar, deixe como está e pare de ficar se lembrando que deveria se sentir mal por isso. Mesmo que exista razão para se sentir mal, pare de reservar um pedaço da sua mente para ficar processando isso. Ficar mastigando isso não vai resolver e ainda te faz perder um tempo que você poderia investir em qualidades suas.

- "Eu não consigo fazer isso/ Nada dá certo para mim." - Estes na verdade se encaixam na mesma categoria que as frases acima. Ou você pensa nujma forma de resolver e age ou pára de ficar se maltratando tanto. Além disso, se você parar para observar o mundo vai ver que é completamente irreal achar que você tem algum tipo de incapacidade.

- "Os outros são superiores/melhores do que eu." - Normalmente um pensamento que na veradde as pessoas sentem ao invés de montar exatamente esse tipo de frase na cabeça. Mas também enormemente inútil. O valor que os outros tem, independentemente do fato delas serem superiores ser verdade ou não, não deveria te fazer diferença alguma. O bom corredor é aquele que se preocupa mais em se superar, em correr mais que si mesmo, do que o que fica tentando alcançar os outros.

Estes são só alguns exemplos. Pare de gastar tanta energia, tanto tempo nesses pensamentos que só vão te fazer mal. Que não te trazem benefício nenhum, que não te tornam uma pessoa melhor. Uma pessoa melhor para as pessoas ao seu redor que merecem você bem. Assim que algum pensamento inútil te passar pela cabeça, acabe com ele na hora.

12 comentários:

Unknown disse...

Em primeiro lugar quero agradecer pelas valiosas dicas que me tem ajudado muito a superar a timidez. Parece que você leu a minha mente, são justamente estes pensamentos idiotas que se passam na minha cabeça. Estou consultando uma psicóloga a mais ou menos 6 mese, e tive uma melhora considerável, minha auto-estima melhorou muito, mas ainda me rondam estes pensamentos de inferioridade e auto-depreciação. Sei que vou vencê-los, pois estou mais forte do que nunca. Até mais, e mais uma vez obrigado!!!

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

Poat super interessante o seu.
Acredito que se os tímidos superassem esse tipo de pensamento não teriam limites.
Eu ja tive bastantes problemas com essas frases negativistas, mais aprendi a usar a NAC e o vocabulario transformacional do Anthony Robbins e linguagem corporal pra aumentar o meu astral.
Hoje é impossível me ver de mau humor, sempre estou feliz e cada dia melhor.

Aldo Rossini disse...

Rapaz vi teu comentario no meu blog lá e vim curiar o teu!!!muito massa teu blog tow add nos favoritos do meu blog e der add o meu tbm!!!e quanto a pensar demias tu ta certo e gasto muito tempo pensando nessas coisas mais é meio q automatico ja..kkkkk mais vou tentar pensar menos nisso!!!vlw!!!

Anônimo disse...

Vc tem toda a razão... as dicas foram mto validas, esses pensamentos so nos deixam pra baixo mesmo.
O blog parece excelente, parabens! a partir de hoje vou acompanha-lo e tb ler posts anteriores. Vlw!

Anônimo disse...

Excelentes e simples dicas... tudo é tão fácil, a gente que complica... valeu cara.

Anônimo disse...

Hehe, eu ainda me lembro desse Blog!

Parabéns, Mostarda, estás mandando muito bem. Espero que vc mesmo tenha aproveitado das próprias dicas.

Podolski88 disse...

otimo blog

irei estudar as dicas

a vida é facil, são as pessoas que complicam...

Anônimo disse...

Po cara, to muito feliz de saber que existe um ser como você, e imagino que tu saiba que o que faz é muito valioso, mas tão valioso, e incomensurável que bem material nenhum poderia lhe recompensar por isto.

Parabéns!

Sou profundamente grato à ti.

Grande abraço!!!

edinha disse...

Eu tenho muitos pensamentos negativos mesmo que nunca me deixam em paz!! sempre fui tímida!! queria mudar minha vida, porque eu sinto que sofro por ser assim!!

Unknown disse...

dicas super boas! principalmente a ultima.

Anônimo disse...

Seus textos são perfeitos! Se soubesse o quanto estão me ajudando...

Lua disse...

Realmente, parece que tu tas lendo minha mente. E como diz a música:" digo menos do que penso, falo mais do que faço". É terrível vc falar com uma pessoa e, na hora, não sair nada; dois minutos depois aparece que todas as perguntas do mundo permanecendo aquele martírio:"- devia ter falado isso, ou aquilo. Como não me lembrei?!"
O execesso de expectativas então... é péssimo. Você tem uma festa pra ir e fica pensando " ah, chegar´lá, vou falar com todo mundo, muitos meninos na parada e vou dançar muito". Chega na hora você trava, parece que tem uma muralha invisível ao seu redor e nada acontece como planejado.

Valeu, vou tentar seguir as dicas ;)