domingo, 28 de dezembro de 2008

Não seja uma vítima de seus preconceitos


Preconceito é um assunto que a maioria das pessoas repugna na frente dos outros. É o comportamento politicamente correto, ninguém quer carregar o rótulo de preconceituoso. Mas também preconceito é algo que todos têm, para o bem ou para o mal. Você não tem como saber se aquele médico é realmente competente, mas a forma como ele sorriu e falou com você te passou essa segurança. O sujeito que aparentemente estava te seguindo na noite anterior pode não ser um bandido, mas você correu mesmo assim. Preconceito é isso, fazer um julgamento antes de realmente conhecer. Ter um conceito antes de conhecer a pessoa/situação/lugar/coisa. Ter um pré-conceito.

É um assunto que normalmente é tratado na área da sociologia, em que se discutem desigualdades sociais, injustiças em relação à diferenças de crenças e cor de pele. Mas eu queria discorrer sobre isto de outra forma. Mesmo se você for um militante pelas causas sociais, deixe um pouquinho de lado sua faceta Marthin Luther King, porque quero falar como isso afeta as suas crenças e como isso afeta a sua capacidade de viver. Quero falar de preconceito em outro nível.

Estereótipos. Esta é a forma mais comum, mais mundana de preconceito. Está na mídia, nos filmes. Está na cabeça das pessoas. Desde a imagem do nerd de óculos, passando pela patricinha fútil ou o gordinho bobo. Influencia as pessoas. Ou vai me dizer que se aquele garoto, que é exatamente igual aos personagens da "Vingança dos Nerds", te dizesse que ele voa de para-glider todo final de semana você não ficaria espantado? Ou se o garoto negro com um estilo largadão aparecesse um dia com uma menina que já pousou para a Playboy você não ia começar a procurar motivos excusos da parte de um dos dois? O fato de você ter lido estes exemplos e dito para si mesmo que eles são impossíveis de acontecer já prova meu ponto: estereótipos influenciam a maioria das pessoas. Para o bem ou para o mal.

E estereótipos com certeza afetam a forma como as outras pessoas te vêem. Elas podem te tratar bem ou mal, desde que te conhecem, porque sua imagem, sua forma de agir, fez com que elas te associassem a um estereótipo que elas tem na cabeça de alguma forma. Você provavelmente já foi tratado de forma rude algumas vezes por gente que não conhecia, sem dar razão para isso. Da mesma forma, já houveram muitas pessoas que te trataram com a maior simpatia do mundo sem você ter feito nada demais. Não há muito que você possa fazer a respeito disto. Está na cabeça dos outros. Está fora de sua jurisdição.

Mas existe um conjunto de pré-conceitos que você mesmo pode controlar: OS SEUS! Seus estereótipos. Não é fácil de desmontá-los e começar a ver cada pessoa como ela realmente é, mas você pode fazer um esforço ativo nesse sentido. Mas existe um estereótipo que se você cuidar dele, isso fará uma grande diferença na sua vida. São aqueles em que você mesmo se encaixa, aqueles em que você mesmo se coloca. Os estereótipos que a vida fez você acreditar que são sua imagem, sua essência.

Já ouvi isso milhares de vezes. "Sou um gordo, nunca vou ser levado a sério.". "Do jeito que sou um magrelo e nerd uma menina como ela nunca vai olhar na minha cara". "Sou pobre, eu não pertenço àquela turma". Sabe o que é isso? É você se limitando, se colocando em uma caixa em que você só pode viver idéias pré-concebidas para personagens planos e sem profundidade, como em uma novela mexicana muito ruim. É você abrindo mão de viver como você realmente merece. Você abaixando a cabeça para o mundo, porque o mundo apontou o dedo para você e disse: é isso aqui que você é, então pegue seu crachá e faça seu papel.

Você não precisa fazer isso. Você não precisa viver a partir de um rótulo. Independente de você acreditar em predestinação ou livre-arbítrio, você deve saber que cada um de nós é único, cada um de nós trilha um caminho completamente diferente dos outros, por mais que na superfície possam ser parecidos. E esse caminho, essas experiências é que nos definem, que nos fazem ser o que somos realmente. Mas quando você se rende aos seus próprios preconceitos sobre si mesmo, você limita as rotas que pode tomar, você rasga o mapa para um pedaço que o mundo diz que você pode trilhar.

Surpreenda o mundo sendo você mesmo. Trilhando o caminho que você quer trilhar, com suas próprias vitórias e derrotas. É como diz aquele velho ditado: "quem se rotula, se limita".

Feliz 2009!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Jornada para se tornar um "pegador"

Encontrei estes dias este site: http://www.mypuajourney.com.
É um videolog de uns carinhas que não tinham experiência nenhuma em relação a garotas e resolveram dar um jeito nisso praticando PUA. E registrar esse progresso em vídeo.
Se você está cansado de assistir vídeos completamente encenados e falsos, confira. Esses caras não filmam apenas seus sucessos, como a maioria faz. Assistindo desde o primeiro episódio você pode ver que eles realmente não são bons nisso. Em inglês.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Como ser corajoso

Retirado e traduzido da WikiHow:

Inicie, seja valente e arrisque-se a ser sábio. -Horace

Se você é tímido, hesitante, ou passivo, você corre o risco de levar uma vida marcada por rotina e objetivos não alcançados. A maioria do progresso tem sido gerada por pessoas que são corajosas -- cientistas, servidores públicos, artistas e outros que não esperaram por oportunidades; eles criaram oportunidades. Então se você quer ser corajoso e imparável, aqui estão algumas formas de começar.

  1. Finja que você já é corajoso. Se você fosse trocar de lugar com alguém que é tão corajoso quanto é possível ser, o que essa pessoa faria no seu lugar? Se você já conhece alguém que é corajoso, imagine como eles agiriam. Se você não conhece alguém assim, pense em um personagem de um filme ou livro que é valente e corajoso. Passe uma hora por dia ou um dia por semana fingindo ser essa pessoa. Quando você faz isso, vá a algum lugar onde as pessoas não te conhecem e não vão ficar surpresas quando você fizer coisas que você normalmente não faz. Flua com a correnteza e veja o que acontece -- você pode descobrir que coisas maravilhosas acontecem quando você é corajoso, e você pode se convencer a levar este comportamento corajoso para seu dia a dia.
  2. Dê o primeiro passo. Sempre que você se sentir hesitante -- especialmente em suas interações com os outros -- engula seu orgulho e dê o primeiro passo. Pergunte a seus conhecidos se eles gostariam de ir ao bar no fim da rua para tomar algo depois do trabalho. Diga a uma pessoa que te atrai que você tem duas entradas para um show e você gostaria que ela fosse com você. Dê um abraço nas pessoas que são importantes para você e se desculpe por aquela vez em que você exagerou uns meses atrás. Sorria e pisque para a atendente do caixa bonita.
  3. Faça algo imprevisível. O que você poderia fazer que surpreenderia completamente as pessoas que você conhece? Usar salto alto? Saltar de pára quedas? Fazer aulas de dança? Pessoas corajosas não tem medo de tentar coisas novas, e uma das razões que fazem ser tão excitante ficar perto dessas pessoas é que elas sempre te deixam tentando adivinhar o que elas vão fazer. Você pode começar pequeno, talvez vestindo uma cor ou estilo de roupa que você não usa normalmente, ou visitando um lugar que normalmente não visitaria. Eventualmente, você pode chegar ao ponto em que suas idéias de diversão vão fazer as pessoas arregalarem os olhos quando você as contar para elas ("Sério? Rafting?" ou "Você está me zuando. Você quer comprar aquele restaurante naquela rua?").
  4. Peça o que você quer. Ao invés de esperar ser reconhecido pelos seus esforços, ou esperar que alguém considere suas necessidades, dê um passo a frente e peça. Algumas pessoas sentem que pedir por algo é ganancioso, egoísta e rude -- e é, se você pedir por algo que você não merece. Mas se alguém estiver com algo que você merece por direito, eles é que são gananciosos, egoístas e rudes. Por outro lado, qual seria a pior coisas que poderia acontecer? Eles dizerem não. A vida continua. Peça por aquela promoção ou aumento que você está esperando ( e tem trabalhado por isso). Peça por um desconto; pechinchar um pouco pode te levar longe; A frase "o que você pode fazer por mim?" é fácil de usar e pode te economizar muito dinheiro. Peça para adiar o pagamento da anuidade de seu cartão de crédito. Peça a um parente, amigo, ou até mesmo um completo estranho por ajuda ou conselho. Peça um esclarecimento se você não tem certeza do que é esperado de você.
  5. Arrisque-se. Existe uma diferença entre ser negligente e aceitar riscos. Pessoas negligentes não aceitam riscos... elas nem pensam sobre eles. Uma pessoa corajosa, por outro lado, conhece bem os riscos, e decidiu continuar com a decisão mesmo assim, pronta e disposta a aceitar as consequências se as coisas não funcionarem. Pense em um atleta que se arrisca todo dia. Eles são negligentes? Não. É um risco calculado. Você pode cometer um erro; todos cometemos. Mas falta de ação pode ser um erro também, um que te leva ao vazio e arrependimento. Para muitas pessoas, ter se arriscado e quebrado a cara foi muito mais satisfatório que não ter feito nada.
  6. Redescubra quem você é. No final das contas, coragem está relacionada com seu centro, as coisas em que você acredita. Não é sobre o que você faz, é sobre quem você é. Se você não sabe quem você é, você nunca pode ser verdadeiramente corajoso. Comece apreciando a sua singularidade. Descubra o que te faz diferente e então mostre a todos. Coloque bandeiras, chame a atenção para isso e se ame por isso, sem se importar com o que as outras pessoas pensam. Esse é o coração da coragem.
Dicas:
  • Não confunda ser corajoso com ser agressivo. Agressividade frequentemente envolve impor seus pontos de vista ou ações sobre os outros. Coragem não tem nada a ver com as pessoas ao seu redor; tem a ver com superar seus medos e tomar ação.
  • Não se preocupe com rejeição. Tente fazer seus convites aos outros acontecerem como se fossem "sem compromisso", ou seja, o contrário de um convite de sua mãe para jantar. Dessa forma, quando seu convite é recusado, aceite isso corajosamente e deixe a outra pessoa se sentindo bem com suas escolha.
  • Mesmo que exista poder em começar algo novo, sempre existe uma chance maior de falha por conta de sua falta de experiência. Aceite a falha; não é o oposto de sucesso, é um componente necessário. O contrário de sucesso é ficar parado.