sábado, 19 de julho de 2008

PUA - A comunidade de sedução


A maioria das pessoas não sabe, mas existe no mundo todo uma comunidade de homens dedicados a arte de seduzir mulheres. É um fenômeno social que é bem recente e foi crescendo e se espalhando graças a Internet. Provavelmente não existiria sem a Internet. Eles trocam técnicas, rotinas, teorias e relatam seus sucessos e fracassos entre si. E alguns deles se tornam gurus da sedução, ganhando algum dinheiro de pessoas dispostas a pagar até mais de 15 mil dólares por três dias de aulas práticas de como pegar mulheres. Eles se denominam Pick Up Artists (algo como artistas da sedução), mais utilizado na forma de sigla: PUA.

Quando comecei a escrever este blog, um dos primeiros posts que ia fazer era sobre este assunto. Mas fiquei meio receoso, com medo de que a exposição deste tipo de coisa para pessoas com a auto-estima fragilizada e com dificuldades de socialização pudesse deixar as pessoas piores ainda, com neuroses e paranóias bem piores do que tinham quando desconheciam este mundo. Já vi gente que ficou bem estranha depois de se expor a tudo isso. Esse é um mundo viciante, e existem muitas pessoas que dedicam todos os seus pensamentos diários para isto. Por isso, começo aqui com este aviso.

Primeiro um pouco da breve história da comunidade de sedução. A comunidade nasceu nos Estados Unidos, depois que um cara chamado Ross Jeffries criou a Speed Seduction e lançou seu livro How to get the women you desire into bed (como levar a mulher que você deseja para cama). O método de Jeffries é basicamente utilizar a teoria de programação neuro-linguística para criar as "respostas certas" na mulher que você quer seduzir. A popularidade do livro fez com que pessoas criassem um newsgroup na Internet, a alt.seduction.fast, dedicado a discutir técnicas de sedução. Essa foi a semente da comunidade e provavelmente sua "Era de Ouro".

Na ASF, além de Jeffries, participavam muitos outros entusiastas que hoje em dia são considerados os maiores gurus no assunto. Cada um deles possuía seu próprio sistema, seus próprios métodos e além de suas teorias postavam suas façanhas em que aplicavam seus métodos e recebiam feedback dos outros participantes. E foi na ascensão desses novos nomes que Ross Jeffries acabou perdendo muito de seu prestígio. Seus métodos acabaram rotulados como muito robóticos, muito rígidos e deram lugar a técnicas um pouco mais orgânicas. Existem até posts na ASF em que Jeffries relata como ele se fingiu de cachorro e ficou de quatro na frente de uma mulher, apenas para a diversão dos outros PUAs que leram o relato.

Foi nesse newsgroup que surgiram nomes como TokyoPUA, Formhandle, ijjji, Gunwitch, Juggler, Tyler Durden e Mystery. E Mystery é um cara que merece um capítulo a parte quando se fala sobre a comunidade PUA, mesmo que eu não seja muito fã de seu método. Mystery é considerado por muitos o maior PUA já existente, e com certeza o mais influente, já tendo até sido apresentador de um reality show chamado "The Pickup Artist", além de seu método, o Mystery Method (ou MM), ter influenciado diretamente métodos de muitos outros caras que se dizem gurus. O MM é fruto de uma mente brilhante, e divide a prática de sedução em várias fases, analisando quais são as melhores táticas a utilizar em cada fase. O tipo de método criado por Mystery é muito conhecido por se valer de rotinas, de falas e atitudes já programadas para atingir o objetivo daquela fase de sedução em que o praticante se encontra com o alvo. É normal que um praticante tenha que decorar uma pilha de rotinas para disparar contra seu alvo até que obtenha uma resposta positiva. Mystery foi um dos pioneiros a oferecer bootcamps, treinamentos em que depois de ensinar a teoria, Mystery levava seus alunos para o "campo de batalha" (como bares e clubs) para que apliquem seu método.

Um dos grandes acontecimentos da comunidade, em que ela passou a ter muito mais exposição, foi quando Neil Strauss lançou seu livro "The game" (ou O Jogo, lançado recentemente no Brasil) em 2005. Neste livro, Neil Strauss conta como adentrou a comunidade, aprendendo tudo o que podia com todos os gurus que pode conhecer até ele mesmo se tornar um PUA. Participava do ASF com o nickname de Style (apelido dado por Mystery de quem se tornou amigo e por quem recebeu a maior influência) e participou do projeto Hollywood, uma mansão em que PUAs podiam viver só de festas e dando treinamento em sedução para quem pudesse pagar. De tão surreal, a maioria dos leitores não acredita que alguma coisa daquele livro poderia ser verdade, mas mesmo assim ele foi um best seller. A história é muito interessante e eu recomendo a leitura.

A exposição da comunidade acabou tornando-a aos poucos um mundo muito mais comercial. Começaram a aparecer muitos gurus, vendendo em seus websites métodos de sedução nos mesmos métodos de Mystery, inclusive muitos deles sendo vendidos por ex-alunos do próprio. A ASF já não era a mesma depois que os principais participantes começaram a ter mais preocupações comerciais e precisavam se dedicar mais com nomes de produtos e mensagens de mail marketing, e não podiam ficar discutindo sobre o assunto com outros gurus. Discutir na ASF podia significar perder dinheiro caso a discussão começasse a ficar desfavorável para o método de uma companhia no lugar de outra. Então cada guru passou a ter seu canto na Internet, com fóruns próprios para discussão de seus produtos. E surgiram grupos locais chamados de lairs, onde caras, normalmente jovens se reunem para discutir sobre sedução e programar suas saídas para praticar.

Apesar de Mystery não ter perdido sua popularidade, existe hoje um movimento na direção de métodos de sedução mais naturais, menos mecânicos que o Mystery Method e suas centenas de variantes. A crítica contra esse tipo de método é que ela acaba criando robôs-sociais, caras que dependem de scripts prontos para interagir com outras pessoas e seduzir mulheres. Além disso, essas técnicas se focam muito mais em como agir e o que fazer, e não trabalham diretamente com a auto confiança, com a auto-estima e bem estar mental e psicológico da pessoa, considerados fatores muito mais importantes pelos defensores da nova vertente que julga que rotinas funcionam apenas como muletas. Dizem também que o MM e ouras variantes funcionam apenas para pegar mulheres por uma noite, mas não para gerar bons relacionamentos de longo prazo, como um namoro por exemplo. Nomes como Zan, Vin DiCarlo, Badboy, Shark, Juggler e Sebastian Drake são alguns dos gurus que fazem parte deste movimento de Sedução Natural, mesmo que seus métodos sejam bem diferentes entre si, em sua superfície. Até mesmo Tyler Durden, anteriormente conhecido por ensinar um método no mesmo estilo do MM, passou para uma fase mais natural de sedução. Porém Mystery continua muito popular, ainda mais com seu recentemente lançado reality show (que muitos afirmam não ter nada de reality).

No Brasil não existe nenhum guru de fama internacional. Simplesmente isso tudo ainda é meio novo por aqui. O livro do Mystery Method e O Jogo de Neil Strauss foram lançados bem recentemente e continuam nas prateleiras da maior parte das livrarias. Na internet existem poucos fóruns em português, com a grande maioria idolatrando o MM ou com práticas livres (sem seguir nenhum método existente). Eu mesmo não participo de nenhum fórum e nem acompanho nenhum grupo de sedução brasileiro de perto, então não posso dar uma opinião sobre isso. E existe uma dúzia de caras que vendem bootcamps nos moldes do Mystery.

Depois de ler essa porrada de texto alguns de vocês devem estar se perguntando o que isto tem a ver com timidez afinal. Diretamente nada. Mas como uma grande maioria de caras que se dizem tímidos são na verdade apenas perdidos quando o assunto é sedução, acho que talvez exista aí algo que possa ajudar. Eu mesmo ganhei muita esperança só de saber que existe a comunidade, de ler a história de Neil Strauss e saber que uma pessoa normal pode se tornar um pegador se ele quiser e se esforçar para isso. Antes eu não sabia nada de sedução e achava injusto que esse fosse o tipo de coisa que só se aprende apanhando e tentando. Ficava pensando, porque a gente pode ter aula para aprender regra de três e dirigir um carro, mas ninguém te dá uma base teória de como seduzir alguém? E descobrir que existe isso mudou muito as coisas para mim. Passei a ver que tudo depende de mim. Tudo depende de eu querer e colocar algum esforço nessa direção. Que a vida não é colorida apenas para quem nasce sortudo, mas que podemos trabalhar em nós mesmos para alcançar o que quisermos. Comecei a notar como tem gente que se contenta com uma namorada que nem o trata tão bem, mas o cara tem tanto medo de ficar sozinho que acaba abaixando a cabeça. E acaba até casando com ela, "quando ela deixa". E vi como esse tipo de mentalidade é errada. E vi que eu posso escolher.

E seria eu um PUA? Não, e não desejo isso. Hoje em dia muitas pessoas da comunidade rejeitam esse rótulo. Dizem que até mesmo o Mystery não gosta de ser chamado assim (o que duvido porque esse é o título do programa dele na VH1). Mas eu não quero dedicar minha vida a sedução de mulheres. Eu ainda preciso me encontrar, eu ainda preciso descobrir o que eu quero.

32 comentários:

Anônimo disse...

Ser pua.
As unicas coisas que pego disso é a gesticulação linguagem corporal e confiança de resto sigo meu proprio metodo.
Não to afim de pegar um monte de garotas e jogar fora, o que basta e é mias do que suficiente comquistar uma garota que realmente eu goste.
E poder namorar ela, mas nunka que abaixarei a cabeça pra ela é claro para sermos felizes.
E de certa forma a Pua da uma certa confiança.

Por que sendo timido ele nem vai tenta com certeza de derrota e tals.Talvez lendo isso...

um abraço, exelente post.

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

tem uma parte do PU que trata desses medos e coisas do tipo. É chamado de inner game(jogo interno) e acho que muitos aqui podem tirar proveito do PU e eu msm sou um PUA e não acho que devemos generalizar pois a maioria la são caras que batalharam muito pra se tornar algo mais e ser aquele que faz feliz a mulher.
Eu to participando principalmente do desafio Confiança Espartana, o qual pode ajudar muitos tímidos pois é exatamente pra superar os medos e conseguir fazer o que tanto desejamos.
O post foi muito bom, mesmo eu participando muito dos foruns puas eu não sabia dessa história.
O do Mistery...Ele faz mesmo uma forma de rotina para falar mais é usado pelos PUAs mais pra começo porque não é muito legal chegar com um enlatado. Eu acho muito melhor ser natural e fazer o nosso próprio jogo, que assim fica muito mais original.
Mais eu não faço PU só pra conquistar mulheres. É também uma forma de evoluir e me tornar alguem maior e acho que todos deveriam tentar que timidez la é uma coisa que acaba rápido.

Anônimo disse...

Comecei a me interessar por isso semana passada, e tudo isso é muito legal.Tô baixando o DVD "on being a man" do David de Angelo, pelo que eu li os DVDs são muito bons.

Mas eu ainda não sei por onde começar, é tanta coisa, nunca cheguei em um menina, mas enfim, chegou a hora para mim...

coronel disse...

A maioria das pessoas começa com David DeAngelo. O "método" dele é simples mas quebra muitos paradigmas qdo vc viveu sua vida inteira pensando como AFC. Mas sinceramente é só pra isso q o material dele funciona.

Pra quem se vira com inglês a quantidade de material é infinita (oq não necessariamente significa q existe muita coisa boa por aí). Existem fóruns muito bons em inglês, para todos os estilos.

Para quem tá começando, recomendo o blog do http://approachanxiety.com/, q trata do problema q atrapalha mais os tímidos.

Anônimo disse...

Realmente quando comecei a aprender ingles vi o tanto de conteudo sobre tudo que se abre parece um mundo novo de informaçoes infinitamente maior do que a lingua portuguesa.
obs: Ingles intermediario ainda =(

Eu comecei com rafael bc e depois li o do badboy, na epoca eu me achava o phodão quando li isso, mas hoje percebo que com pratica, se consegue, pode ser mais dificil mas enjoei de teoria simplesmente abomino XD qualquer texto ou livro sobre sedução.
Prefiro ver os videos deles usando já é o suficiente ou mesmo os karas que pegam garotas lindas na rua, normalmente.
Não vou ser "o pegador" mas quem dize que quero ser srsrs. Dahora era a epoca 1 mes e meio XD que apostava com meus amigos que eu pegava qualquer garota lol, pior que tive que vou ter que paga 30 conto que só levei fora e ou nem chegava.
Eu recomendo ler uns livros e vou ler esse do the game parece interessante a historia dele, mas se for ensinando sedução nem vou ler por que praticamente já sei o que todos eles falam rsrs.
Só uns toques de linguagem corporal que vejo em blogs.

abraços

André disse...

Keriaa parabenizar pelo blog show de bola,e fala que seu blog são as bases pra te um jogo interno bom e ser dá bem em qualquer sentindo na vida
vlw flw

Anônimo disse...

Parabéns pelo post!!

Muito interessante a abordagem e a forma clara e coesa que você abordou o tema.

Edu

Anônimo disse...

Parabéns cara , otimo post , até para caras da comunidade não sabia sobre essas historias!Outra coisa , o lance de encontrar uma mulher e namorar.....Um Pua não pensa em catar garotas e jogar fora , ele pensa em melhorar o seu jogo e conseguir cada vez mais resultados para quando ele quiser uma garota , ele te-la!!Ou seja , se você não treinar caboco , nãoa dianta nada!

Anônimo disse...

Parabéns cara , otimo post , até para caras da comunidade não sabia sobre essas historias!Outra coisa , o lance de encontrar uma mulher e namorar.....Um Pua não pensa em catar garotas e jogar fora , ele pensa em melhorar o seu jogo e conseguir cada vez mais resultados para quando ele quiser uma garota , ele te-la!!Ou seja , se você não treinar caboco , nãoa dianta nada!

Anônimo disse...

Opinião de garota:

1. post bom, parabéns.

2. se um cara usar os métodos PUA para vencer a timidez ok, é válido.

3. se um cara usa os métodos PUA para se tornar um pegador, ele só de precia a si mesmo. Um pegador geralmente tem várias amantes e nenhuma companheira. E um dia o tempo passa e mesmo dominando os métodos PUA todos precisam de companhia e cumplicidade. Mas ok, a maioria dos pegadores nem liga para o futuro.

Sim, eu sou uma garota, e leio sobre o assunto para me defender de conquistadores baratos. E olha deu certo até agora.

Anônimo disse...

Conquistadores baratos asakoskaoskaposk....

Mal comida.

Anônimo disse...

esqueceu de dzr tbm mal amada

www.puabase.com disse...

Universo masculino visitem: www.puabase.com

Unknown disse...

Muito boa a forma com q apresentou a comunidade de sedução para os timidos.

parabéns pelo blog.

By: Trix

Unknown disse...

visitem também um ótimo site

http://puabase.com
!

Anônimo disse...

cara tu acha que um PUA pode gostar de alguém, namorar e tal?

PS: sou uma garota e preciso realmente entender isso :S

Renato disse...

Bom eu acho que esse tipo de metodo de sedução não te ajuda a se tornar um homem de verdade, você manipula a interação e vira um robozinho.
Prefiro o material do William Carvalho, que faz uma revolução como você pensa sobre você mesmo.

http://www.artenaseducao.com/

Dem uma olhada e falem a sua opinião...

Anônimo disse...

Ótimo artigo,bem claro.
quanto a vocês mal amadas que leem sobre isso para"se defender":
perda de tempo.
se o pua for realmente um pua,voces nem vao saber.

Unknown disse...

se o cara eh timido a mulher reclama

se vira pegador a mulher reclama

a anonima vai tomar no cu cara!!

Unknown disse...

PUA=Putaria Unida, Anonima =D

mulher assim no primero macho que arruma conta logo p as amigas 'consegui um namorado novo ele eh perfeito @@' e dois dias depois quebra a cara e fica querendo o carinha da putaria que ela diz 'me defendo desse tipo de homem'

tem mulher q as vezes eh melhor ficar timido mesmo pq antes só que mal acompanhado1111

Anônimo disse...

Chamar a mulher de mal amada por causa de um comentário é horrível.

Estou lendo sobre o assunto por curiosidade. O post é muito bem esclarecedor. Parabéns!

Acho super valido se isso dá confiança para o cara, desde que ele não aja como se seguisse um manual. QQuanto a se tornar um pegador e tal, isso vai do cara mesmo, para que e com quem ele vai usar.

endy

Anônimo disse...

comentarios a parte, o que importa e ser feliz se você usa um metodo pra seduzir garotas e você se diverte ela se diverte todos se divertem nimguem sai magoado o que tem de errado nisso, porque PUA que e PUA nao magoa uma garota lembrando de uma das regras basicas de Ross jefries : "Devolva a melhor do que quando a conheceu"

Todos nos tendemos acho eu a chegar a usar o metodo mais natural mas antes e natural passar por metodos indirects primeiro como o MM.

quanto a garota ae que diz se defender desses caras so falo o seguinte nao e porque você conhe o Pu que você deve desconfiar de todo cara que se aprossima de você, e acho que a regara do Ross Jefries vale pra você tambem nao va magoar um cara por achar que ele ta tentando te seduzir

e issoo ae pessoal valeu

Anônimo disse...

Engraçado isso né? Tipo, todo mundo sabe o que numa mulher atrai um homem: BELEZA! E elas, que não são burras nem nada, tem mais de 1.000 técnicas para ficar mais bonitas; maquiagem, silicone, cirurgia plástica e etc...
O que atrai os homens é a beleza, e todo mundo sabe disso. TODO O MUNDO! Mas, O QUE ATRAI AS MULHERES???
O que esses caras fazem nada mais é do que isso: entender como funciona a atração nas mulheres e criar técnicas para isso. Simples.
Agora o que eu não entendo é o que que tem de errado nisso? Porque as mulheres acham isso tão horrivel? Porque todo esse preconceito com algo tão banal?

Anônimo disse...

Afe, como vcs são losers. Precisam ficar lendo livrinhos e entrando em comunidades pra aprender a chegar numa mulher. Que isso?! Os homens de hoje não tem mais coragem de ir em busca do seu objetivo e conquistar a mulher que gostam? Nem de investir nela se ela valer a pena, mesmo correndo o risco de quebrar a cara. Afinal, é assim que a gente cresce e aprende na vida! Sinceramente, seria extremamente broxante descobrir que fui conquistada por um cara que precisou desse lixo. Sejam machos e se livrem dessa viadagem ai!!!

Anônimo disse...

Vcs perdem tempo estudando como pegar mulheres e depois querem sair por aí colocando essa "arte" em prática simplesmente para praticar e se tornar um "conquistador" melhor? Que nojo! Não percebem que estão usando as mulheres feito objetos para atingirem seu objetivo ridículo?! Vcs são um bando de caras fracos e inseguros que se escondem por trás dessa máscara de sedutor sem pensar que podem ferir os sentimentos das pessoas e fazer mal pra elas. Duvido que gostariam ver suas mães, irmãs ou filhas passando na mão de vários PUAs, afinal, eles precisam treinar também não é mesmo????

Anônimo disse...

O verdadeiro Macho Alfa passa bem longe dessa comunidade!!!
Macho alfa nasce macho alfa!!!

O que tem aqui são Femeas Betas tentando ser macho alfa. Pq femeas beta não tem personalidade como os machos alfa.Machos alfa trazem no gene o fator conquistador, já o femea beta , cria um falso macho alfa dentro de si que não é verdadeiro.é apenas uma copia barata do macho alfa. o femea beta precisa se por no lugar dele .que é de casar com mulheres feias msm!!

att.
Macho Alfa

Léo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Master Leodin disse...

Uns manés vem aqui pra criticar, mas, como acharam esse blob primeiramente?

O lance das meninas é muito phoda, se vc é uma boa pessoa e tímida (como eu), elas não dão valor e depois reclamam que nada dá certo pra elas.

Elas provocam e massacram os homens, transformam boas pessoas em serial killers como vemos muito na tv.

Elas provocam, exitam, mentem e conquistamm um homem só por bel prazer de depois joga los fora como lixo.

Aí, quando vêm um método de conseguir se livrar dessas fossas que VOCÊS nos jogam, somos os vilões.

TRECHO DO LIVRO:

"Como sabem todos que lêem regularmente os jornais ou livros sobre crimes reais, uma porcentagem significativa de crimes violentos, desde sequestros até ataques a tiro, resulta dos impulsos e desejo sexuais frustrados dos machos."

E nós é que somos os vilões...

Anônimo disse...

eu to começando a pesquisar sobre esse assunto agora,tudo por causa do livro do Neil (o Jogo)...e eu queria q alguem me indicasem um blog brasileiro...

vlw galera...

Anônimo disse...

Resolvi comentar após ler o trecho do livro que Master Leodin colocou acima...
Pois eu penso que Nada e nem Ninguém incentiva outra pessoa a cometer delitos.

Veja um exemplo das mulheres muçulmanas, cobertas da cabeça aos pés e mesmo assim são vítimas de estupros, como explicar isso?

Então só dá para deduzir que é na pessoa, está nela os pensamentos maus, ninguém leva a outra a cometer algo.
Penso que o problema maior é a frustração de não saber lidar com um NÃO.
Por exemplo: Você vê alguém, bota o olho, analisa a pessoas e ''decide'' vou tentar algo...mas, não dá certo - A PESSOA NÃO QUER - e aí? fazer o quê? Aceitar o não e pronto. Fim
Onde um não quer. dois não brigam, é isso.

Se você não aceita a perda, o fora, um não, tem que trabalhar isso, ninguém se dá bem ou mal pra sempre. Um dia chove em sua horta

Anônimo disse...

Acho q o PUA e um metodo q ajuda Homens com timidez, muitos homens tem esse problema e nao conseguem se relacionar com mulheres as vezes por insegurança, por isso apoio o PUA e sei um lugar q tem esse grupo em SP.
e bem legal pq e meio a escola de socrates....eles vao andando por essa avenida e ensinando homens q sao timidos.
uma das regras e a dos 3 segundos, q basicamente vc nao pode demora mais de 3 segundos para ir falar com a mina...pq se nao vc começa a pensar q nao e capaz e tudo mais.

Excelente Blog e repito, SOU A FAVOR DO PUA !!

FLWs Galerinha.

pua base disse...

Com certeza é um site que ajuda muito os homens e merece um destaque e ser valorizado.

abraço!