quarta-feira, 25 de junho de 2008

Atenção Introvertidos: Como se tornar mais extrovertido

Em inglês, aqui.

A pedidos, a tradução:
Só de escrever este título, tenho certeza de que incomodei algumas pessoas. Extroversão é supostamente uma característica de personalidade, não algo que você escolhe, mas algo com que você nasce. Isso pode ser verdade. Mas mesmo que você seja muito introvertido, eu acho que você pode ainda capturar algumas das melhores partes de ser um extrovertido:
  1. Se sentir confortável com grupos de pessoas.
  2. Conhecer pessoas facilmente.
  3. Ter conversas sem se preocupar com o que dizer.

Eu costumava ser incrivelmente introvertido. Minha vida social estava se retardando e eu culpava minha personalidade. Mesmo que não posso dizer que eu seja um especialista em carisma, eu tenho alcançado grandes melhoras nas três habilidades que mencionei antes. Melhor de tudo, eu ainda mantenho as melhores partes de ser um introvertido, como ser capaz de me concentrar quando estou sozinho.

Como melhorar sua extroversão

Eu descobri que existem alguns passos chave que eu tomei e que me ajudaram a aprender as melhores partes de ser um extrovertido, sem mudar minha personalidade. Cada um precisa tomar seu próprio caminho, mas espero que ao compartilhar estes passos que funcionaram para mim, você possa melhorar sua extroversão também.

O passo mais óbvio é passar mais tempo com pessoas. Se você se sente desconfortável em situações sociais, é porque provavelmente você não participa delas com frequência. Este conselho é tão óbvio que normalmente ninguém menciona, mas é um passo que poucos introvertidos decididos tomam. Se você não é extrovertido, você não vai sentir motivação para conhecer pessoas, mas se você não se sentir motivado para conhecer pessoas, você não se tornará extrovertido. É um dilema do tipo "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?", que pode travar o seu auto desenvolvimento.

Se você se sente preso em um ciclo de isolamento, eu acho que existem dois lugares onde você pode quebrar esse ciclo. Ambas as estratégias funcionam, e fazer as duas ao mesmo tempo pode ser sua melhor opção.

Encontre atividades sociais que você goste

Uma barreira que força muitas pessoas a serem introvertidas é quando elas não vêem nenhuma atividade social que elas gostem por perto. Se você não gosta de ir a bares, e todas as pessoas que você conhece são loucos por festas, você pode se sentir melhor ficando em casa.

Perceber isto é um grande passo para ajudá-lo a se tornar mais extrovertido. Eu me dei conta de que existem certos eventos e grupos de pessoas com quem eu poderia ser muito mais extrovertido. Existem outras pessoas com quem eu não consigo me conectar. Você não pode se conectar com todos, então encontrar diferentes grupos de pessoas é um bom primeiro passo.

A melhor forma de encontrar novos grupos de pessoas é através de clubes, voluntariado ou cursos. Atividades com lista de chamada. Mesmo que você possa conhecer gente em qualquer lugar, é muito mais fácil se conectar com pessoas com quem você já tem um interesse em comum e você está em um ambiente projetado para ajudá-lo a conhecer gente nova.

Alargue os limites de sua zona de conforto

A segunda melhor estratégia para se tornar extrovertido é destruir quaisquer medos socias que você tenha. Todos tem limites para o que consideram ser um ato corajoso. Para introvertidos extremos, essses limites são bem largos. Para introvertidos, eles podem ser muito mais limitados. Aumentar sua zona de conforto torna a socializaçao mais fácil.

Uma vez que você passou da sua zona de conforto, é muito mais fácil fazê-lo de novo. Ano passado, quando eu me mudei para um novo prédio, eu tomei a iniciativa de dizer alô para todos. Isto é algo que teria me deixado petrificado há quatro anos atrás, mas foi apenas um pequeno receio dessa vez. Um mês atrás, quando me mudei de novo, eu fiz a mesma coisa. Desta vez as apresentações foram aidna mais fáceis de se fazer.

Minha filosofia é fazer o menor passo possível. Não fique se torturando se ficar se apresentando para centenas de estranhos em um dia parece terrível. Para chegar nisso vá lentamente escolhendo desafios cada vez maiores.A chave para esta tática é encontrar o passo intermediário entre o que te assusta e o que você faz todos os dias.

Aprenda a arte de falar

Ouvir é uma habilidade importante. Provavelmente mais importante que falar. Entretanto, se você está em uma conversa e está batalhando contra um silêncio constrangedor, ouvir apenas aumenta isso. Outra habilidade para se tornar extrovertido é ser capaz de falar sem parar.

Na prática, você não vai querer falar sem parar. Na verdade, as melhores conversas que tive foram quando eu falei pouco. Mas, como um introvertido recuperado, posso dizer que o pior sentimento é ficar de pé na frente de um grupo de pessoas sem ter o que falar. Mesmo que você não fale o tempo todo, ter a habilidade de fazê-lo te dá mais confiança em situações sociais.

Você pode se tornar habilidoso em falar, aprendendo a continuar conversas mesmo quando você não tem certeza do que falar. Apenas diga qualquer coisa. Mesmo que você se sinta constrangido, normalmente qualquer tentativa de conversa vai ser boa o suficiente. Se você pode praticar isto, então você sempre terá um plano B quando a conversa chegar a um "obstáculo".

O prazer da introversão

Eu tenho promovido o lado de ser extrovertido, mas existem benefícios para a introversão. Como introvertido, você pode ter uma alta produtividade quando estiver trabalhando sozinho. Solidão é também útil para pensar e trabalho criativo, então ser introvertido pode melhorar suas outras habilidades.

A forma ideal de viver é capturar o melhor de ambos. Ter as habilidades sociais de um extrovertido com a disciplina silenciosa e paz de espírito de um introvertido. Se você pode fazer isto, quem se importa com o que dizem os testes de personalidade?

93 comentários:

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

Gostei do texto.
Tive um pouco de dificuldade pra lêr mais valeu a pena. Você bem que podia fazer uma tradução pra gente.

Voltando ao texto... Achei muito boas as dicas. Nunca tinha notado que ser introvertido tem suas vantagens ,mais como ja não tenho timidez consegui um objetivo diferente. Eu sou extrovertido normal mais quero chegar a ser super extrovertido.

Ajuda bastante essa de ficar onde tem muita gente. Uma vez eu fiquei 2:30h em frente a um supermercado só pra conseguir me acostumar com as pessoas.

Pra quem sabe ingês esse texto vai ajudar bastante.

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

Vlw
Agora deu pra entender tudinho.

Unknown disse...

mt bom o texto, gostei...

não olhei a versão em inglês, mas parece estar mt bem traduzido =P

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas. E são totalmente possíveis de colocar em prática.

ps: esse blog eh otimo.

Anônimo disse...

pow eu mesmo não me entendo:
na minha casa sou extrovertida brinco com todo mundo
+ quando chego na escola sou uma pessoa totalmente diferente, n consigo e comunicar com as pessoas da minha sala, me sinto muito mal por isso pq as vezes eu aguento ofensas! e n aguento mais + como posso ser 50% extrovertida e 20% extremante tímida, fechada...
como posso mudar? como posso me tornaar uma pessoa _legal, comunicativa??

Anônimo disse...

Eu tb sou assim como a Angelica Igualzinho

Unknown disse...

Muito bom o texto tem ótimas dicas!
eu sou timida mais consigo se sociar bem , mais quando é pra entrar em uma conversa em grupo e começar um assunto ai é ruim ou então na sala de aula quando tem q discutir algo as vezes da aquela trava xD. vou tentar as dicas e rumo a extroversão mais sem pressa ;D

Anônimo disse...

tb era timido fexado qnd li o texto a 1 mes atraz.Agora percebi que a minha timidez ja era mais ainda tem um pokinho mais e essencial =) e tb vi que as pessoas timidas evitam de falar em grupo pq querem evitarem a rejeição ou falar besteira e percebi que as pessoas gostam de ouvir besteiras e nuncam e algumas nao rejeitam o sujeito que falam besteiras pq nao da para ser serio 24h por dia isso cansa. qualquer pessoa fala besteiras em publico isso e normal entaum eu comessei a falar com pessoas e fazer brincadeiras de bom gosto para as pessoas que eu tinha vergonha e aumentei o meu espaço de lazer!!1 e isso pessoal comecem a falar do assunto q esta ocorrenu no momento e de sua opniao nao fikem caladas ouvindo akelas babozeiras das pessoas que gostam de aparecer tentem flar mais q elas!!

Anônimo disse...

Gostei do texto!

Sagaz disse...

Clap clap clap !
PArabéns.
Muito bom o texto.
Sucesso a todos!

Unknown disse...

O cara que escrevel esse texto,
é muito bom.
Acredito que a maiuria das pessoas
sabem disso,
mas quando ler, de maneira objetiva
e se determina a seguir tais dicas,
com certesa vc consegue mudar.
mesmo que vá se sentir sem pessonalidade...

Anônimo disse...

bom,adorei esse seu post,me ajudou bastante,mas eu queria que me ajudasse da seguinte forma,eu sou meio tinido,e eu queria ser aquela pessoa que faz piadas com tudo sabe,que é engraçado e ter muito assunto pra tatar com ql qr pessoa sabe,pq tem pessoa que eu tenho mta afinidade e fico totalmente sem assunto,pode rolar algum assuntinho da festa do final de semana e talz mas é só,fico sem ter o que dizer e fico calado,me sinto mto mal assim,qria a sua ajuda,e pra me dar alguns conselhor.bg

Anônimo disse...

Adorei o texto, realmente ele vai me ajudar ser uma pessoa mais extrovertida. Por eu não tenho dificuldade de fazer amizades mas só me sinto timida sem ter oq falar qndo estou em grupo, cm alguma pessoa, tipo qndo tds tem muitos assuntos pra falar, eu não tenho e isso pra mim é muito rim pq as pessoas acham q sou boba, pq em ksa eu cosigo ser extrovertida mais chega lá fora eu sou extremamente timida, igual sair mais se misturar cm as pessoas e conhecer muitas pessoas realmente vou ser uma pessoa melhor.....

joao vitor disse...

O texto está
otimo vai me ajudar muito!
obs:esse blog é muito bom...

Luanna disse...

Meu Deus, eu preciso de ajuda!!
estou perdendo meus amigos por ser tão quieta, não dar opinões e não saber aconselhar.
Estou me sentindo tão mau por dentro; e tenho medo de quando falar sair bobagem
Preciso URGENTE de ajuda, esse texto me ajudou, mais acho que não vou conseguir por em pratica.
Me mandem e-mails, dando opções faceis e naturais pra perder esse medo!
suplico gente, estou morrendo aos poucos!
Obrigada, desde já!

• meu email: luuana_ribeiro@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá pessoal, o que eu tenhu a dzr é q gostei muito das dicas e pretendo por em prática os passos pois, sou uma pessoa um pouco silenciosa e as vezes prefiro ficar em casa quando a minha prima ou sei lá quem me convida pra sair.
P/ o autor: Renova sempre que puder esta pág. com novas dicas ! valeu bjs

comments disse...

The following tips are amazing...
I adored every feature of the text itself, it is so intelligent,smart and teaches everybody a lot.
Sufice to say that We really should choose both sides; in this case being talktive and depending on the moments un-talktive, know what I mean...
Pretty cool.

Unknown disse...

po carA VALEU ME RESOLVEU BASTANTE ESE TEXTO ME FEZ PENSAR MELHOR NO QUE FAZER NO COTIDIANO !!!!
ABRAÇO

Anônimo disse...

obrigado pelas dicas
mas eu nunca vou conseguir fazer isso
pq eu fico sozinha em casa o dia todo todo o dia e eu demoro muito pra ver muitas pessoas =(

Ledark disse...

Puxa, esse texto que eu li que fez parecer que sair da timidez é algo tão simples...
mas claro que se é simple ou não só vou poder descobrir tentando. Eu tomei uma iniciativa mega-improvável e até agora ainda nem acredito no que fiz: matriculei-me em um curso de dança.

Me faz bem, mas o ponto que está quase acabando comigo é que eu sou o único que não sabe dançar, e evidentemente, todos me evitam quando preciso de um par pra dançar.

Estou quase desistindo, mas agora me veio mais uma tentativa antes dessa explícita desistência.

Ah, muito obrigado por esse post (tradução). Valews, e que todos descubram sua forma de sair da timidez.

Mayara disse...

Parabéns, vou tentar ser menos tímida. Melhorei de uns tempos para cá, mas espero ser uma EXTROVERTIDA, porque ainda sou tímida. Só tenho 1 melhor amiga que posso confiar e falar bobagem, e mais 2 amigas, o resto é tudo colega, eu falo com eles mas não os considero amigos. E pelo fato de eu chegar da escola, e ficar sozinha em casa até umas 20:00 (das 13:00 as 20:00) eu sou mais acostumada a poucas pessoas ao meu redor, e o pior é que quando fico tímida minhas bochecas ficam vermelhas, e assim acaba me entregando que sou tímida. Isso é bem chato, mas não sou SUPER TÍMIDA, sou uma tímida normal, haha. Essas dicas são ótimas, e vou tentar segui-las. Obrigada pela tradução!

Unknown disse...

VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!!!AMEI

Anônimo disse...

Oi pessoal! parabens pelo texto, está maravilhoso. Tambem sou bastante tímida, tenhu dificuldade em fazer amizades porque sou muito quieta, calada. Em casa e em convivio com algumas pessoas mais proximas consigu ser quase extrovertida, mas quando vou pra escola,aí é que começa o problema. Não consigu ser eu mesma, tenhu dificuldade em relacionar m com os outros, sinto quase uma força que me impele em 2 sentidos: uma que me incentiva a tentar, a não desistir e a outra que me diz que estou melhor caladinha. E depois há sempre aquele receio com o que os outros pensam que também não ajuda. Bem, vou continuar a tentar. gostaria muito de encontrar esse equilibrio introversão e extroversão e, se tudo correr bem hei d arranjar maneira de lá chegar. A todos os tímidos como eu (se algum chegar a ler isto)só tenhu a dizer k não se devem sentir como se fossem inferiores ou algo do género. Cada um é especial a sua maneira e ser introvertido tem muitas vantagens. Tendemos a ser mais determinados, imaginativos, bons ouvintes e mais críticos que a maioria dos extrovertidos.
Obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

Adorei,vou seguir as dicas! Ou pelo menos tentar...
Mas o grande problema,e eu li outro coment falando tbm,é arrumar assunto!

lucilene disse...

Gostei muito das dicas ...
Vou colocalas em praticas ou melhor já estava antes de ler esse texto.
Não consigo fala em apresentações, não sai nada e com uma certa obrigação para obter nota na faculdade tiver que pelo menos ler e isso já foi um passo bom.
No primeiro dia estava tremedo e muito nervosa,mas depois de 3 apresentações já não fico tão tão nervosa...

Uma pontapé nosso pode ser dificio mais no final vc vai ver que muda tudo...

Na vida todos os dias aparecem situações novas e vc não tem escolha se vc não encara vc fica para trás...

Boa sorte para todos que estão lutando para ser extrovertido e sair do anonimato..

Raphael disse...

Entao galera,eu tenho um botaosinho em mim q se chama "fod..-se" eu ligo ele e paro de pensar em que os outros estao pensando a meu respeito...isso me ajudou bastante,mas a timides e algo muito simples de se resolver...E so se lembrar q a vida e curta. rs Bjs boa sorte a todos!

avon.. disse...

sou timida mas to tentando melhorar acho que as pessoas comunicativas tem mais chances em varias areas de trabalho,amorosa e etc....sou tao fechada que nao acredito em amizade..

Mariana disse...

Em determinadas situações sou tímida e gostei das dicas q vc apresentou, vou tentar pôr em prática!! Bjuss e ate a proxima

ritinha disse...

gostei mt desse texto faz as pessoas timidas como eu se sentir melhor

Anônimo disse...

Parabens dicas boa poderao me ajudar brigadao

Anônimo disse...

eu sou exatamente como a Angelica eu queria mesmo ser + extrovertida na escola como sou em casa + eu NAO CONSIGO!eu odeio quando quase todo mundo olha pra mim como se eu nao conseguisse falar...o pior e que as vezes e o que parece xD as vezes dizem q eu so falo com a minha melhor amiga,que nao falo com meus outros colegas mas eu nao sou assim pq quero pq se eu quisesse era mt diferente...
mas obrigada pelo texto ta mt legal ;)
vou tentar por em pratica

Anônimo disse...

eu tambem sou assim muito timida nao sei me comunicar com as pessoas, no meu trabalho na minha faculdade, as coiss parece q se torna cada dia mais dificil e todo mundo parece q ,me acha burra porq eu nao consigo falar nada, nao consigo es=xpressar minhas ideias o que faço pra acabar com isso.

Jônatas Targino disse...

Show de bola, fala exatamente o que sente quem é introvertido.
Belas dicas, obrigado!!!

Anônimo disse...

Muito bom,vou pô-las em prática. Valeu mesmo!

Luci disse...

Amei o texto, mas depois de lê-lo, me identifiquei, como uma pessoa inibida e não tínmida, mesmo pelo fato de conseguir comunicar com vários grupos , e somente em um grupo que eu não consigo conectar pois . a impressão que as mesmas me passam , é que aquela panela já está formada , e não tem como mais nínguem entrar, fico um pouco triste , pois meu namorado está na panela , e não faz nada para isto mudar.

Anônimo disse...

Timidez não é o mesmo que ser introvertido! Cuidado nem sei porque porque escrevi os introvertidos devem estar rindo do texto!

crys disse...

eu sou muito tímida perdi meu namorado por isso agente passo um final de semana na casa da amiga dele mais eu não falei quase nada chego segunda feira ele terminou comigo pois não consegue ficar com pessoas assim ele gosta de pessoas que falem com ele o tempo todo eu sempre fui tímida como ter um bom papo como eu posso puchar uma conversa legal preciso de ajuda preciso saber como puchar um papo legal e oque falar quando esta em um gurpo de amigos . me ajudem me adicionem no msn preciso de ajuda não quero perder meu namorado agente vai tentar mais uma vez eu prometi que dessa vez seria melhor qe eu ia fazer de tudo pra tentar não ser muito timida e saber oque falar quando estiver junto de um bando de pessoa . me ajudem
msn ; bvb.crys@hotmail.com

Anônimo disse...

lol bom texto.
a 2 anos a trás eu era master extrovertido conversava com a sala toda fazia todo mundo rir e etc...
mais n so asim mais :(
Agora só converso com um amigo da minha sala :(
Eu sempre tento conversa com as pessoas mais as vezes eu travo e falo besteira ai elas me chama de retardado lerdo e etc...(uma menina me chamo de lerdo hoje mesmo) :(
Cada ves q eles me chama de alguma coisa fico ainda mais travado aff :(
Vou tentar ficar mais extrovertido e vou entrar mais no seu blog :)

Luciana disse...

muito bom o texto,foi de grande ajuda (:

Anônimo disse...

Olá a todos, eu também estou a passar por esses problemas todos. Eu estou na faculdade e sou muito aplicado, mas como tal, fico muito tempo isolado a estudar. Entrei a pouco tempo para a dança mesmo porque gosto e para socializar mais mas é um bocado dificil arranjar assuntos. Eu numa conversa de um para um principalmente com uma pessoa adulta consigo ter uma boa conversa. eu já passei por muito e acho que foi isso que me tornou assim tão fechado mas espero melhorar.
Mas é muito complicado, tem um rapaz na minha turma que é muito extrovertido e le muito e tem sempre uma palavra a dizer, eu o aprecio muito e ja tentei imitar os metodos dele mas ainda não notei diferencas.
Sou do tipo de pessoa que não gosta de encomodar as outras pessoas, o meu par até já disse para eu não ter medo de o agarrar, mas isso deve ser pk ainda so dancei com ele duas vezes. Vamos la ver, espero voltar aqui daqui a uma semana com resultados :P MAS ACREDITEM QUE NÃO VOU DEIXAR QUE ISSO ME DEITE A BAIXO PORQUE EU SOU UMA PESSOA FORTE E PERSISTENTE E COMO JÁ OUVI EM CIMA, HÁ QUE PENSAR QUE A VIDA É CURTA E DEPOIS PODE SE ARREPENDER. VALE SEMPRE A PENA TENTAR, SE DER OPTIMO SE NÃO AO MENOS TENTEI E GANHEI MAIS ALGUMA EXPERIENCIA. IMPORTANTE É NUNCA DESISTIR. VOCE VAI VER QUE PASSADO UM TEMPO JA NEM TEM DE PENSAR EM SER SOCIAL, ISSO VAI SAIR NORMALMENTE E VAI SE SENTIR MUITO MAIS FELIZ E CHEIO DE AMIGOS
DESESO A MAIOR FELICIDADE PARA TODOS.

victor diniz disse...

ahsuahushaushuahsuah isso é putaa de um textoo muituu bom!!!!! parabéns valews sou timido pra carambaa e eu acho q isso vai me ajudar mais a me socializar com as pessoas :D

Anônimo disse...

realmente muito bom este texto,, tirei bastante proveitos tando do texto ,, como tambem nao esquecendo os comentarios,,,,de meus colegas sobre a timidez;;ja estou mim sentindo com muita coragem...de ir a luta contra a timidez,,,e conseguir ser mas estrovertido...xauu soares..22,03.12

Anônimo disse...

é, concordo com você.
Mas no meu caso,é que as pessoas parecem nao ir muito com minha cara.
Queria mt saber o que tem contra mim, para poder melhorar.

Clarissa disse...

Gente relamente e terrivel ser taxado com introvertida, timica e bla bla bla. Eu mudei muito. Mas sabem como? Sinceridade: foi Deus. Ja tiha tentado de todas as formas superar esse meu problemao, inclusive tinha entrado em depressao por ser taxada de quieta, rabugenta. Minha auto-estima, na epoca, foi ao fudo do posso e entao decidi pedi `alguem que me ajudasse!!! Nao estou falando besteira. Eu sou evangelica e tenho certeza que alguem evangelico vai ler isso aqui. Se vc, msm nao sendo, acredita em Deus e nao sabe mais como sair dessa terrivel situacao, sei la, pra mim funcionou, peca a Deus.
Bjuuu =D

Anônimo disse...

Gente eu sou a menina de cima. Nao pensem que ser timido e defeito. Mas se vc odeia ser assim alguma coisa esta errada. E se for pra vc mudar algum dia vc vai! Conheço muitas pessoas que, com o passar do tempo, amadureceram e ralmente passaram a ser mais comunicativas. Mas o meu caso foi o contrario, talvez por traumas. Entao cada um sabe de si! Beijos =D

Anônimo disse...

Quem esta aqui e pq nao esta feliz com vc mesmo. Se assim vc se encontra pode ter certeza que assim vc nao vai ficar. So uma obs: ser timido nao e defeito. So passou a ser de uns tempos pra ca, pois antes da Rev Industrial o valorizado era ter carater e nao falar mais. -.-

Rafael disse...

Bem bacana o texto!

Me senti compreendido... :)
Valeu!

Anônimo disse...

Olá pessoal! Eh isso ai,este post ta certo! Eu sempre fui assim... Nunca fui tímida em falar com as pessoas. Se quiserem saber se sou assim mesmo me adc no msn ou no face: gi_matheus@live.com
meninos,apesar do nome do meu ex - namorado o Matheus no email,naaum fikem com vergonha de adc viu? podemos fazer amizade de repente,uma zona amorosa... s2 bjokas da Giovanna Moreira

Unknown disse...

nossa amei o texto postado....eu sou mega travada,mas sei quando devo e quando posso me soltar mais...gostei de ler e é muito bom quando blogueiros se importam em escrever sobre dilemas de pessoas que precisam de ajuda...valeu =)

Gracie disse...

Oi pessoal! Eu adorei esse texto, estou me sentindo muito motivada a mudar. Foi como uma bênção dos céus essas dicas, pois o que me fez procurar sobre esse assunto hj foi o fato de ter acabado de sair de uma festa em que eu me senti muito mal mesmo, parecia que lá todo mundo tinha um assunto pra falar e eu fiquei me sentido isolada, o que me salvava era um amigo que de vez em quando vinha conversar comigo. Tentava puxar assunto com todo mundo mas parecia que ninguém estava interessado em continuar a conversar comigo. Meu namorado é super comunicativo e ele acha estranho eu não conseguir me relacionar normalmente com as pessoas. Sempre fui timida mas antes eu conseguia iniciar amizades, acho que está só piorando. Me sinto ansiosa quando sei que vou ter que encontrar pessoas conhecidas e ficar conversando com elas por um tempo, por isso conto os minutos pra acabar, ultimamente festas e encontros sociais estao se tornado uma tortura pra mim. Vou seguir as dicas e em alguns meses volto pra dizer se estou melhor.

Anônimo disse...

Ser tímido tem suas vantagens. Imagine se eu não ficasse vermelha por estar envergonhada, sei lá eu não me sentiria eu mesma e até charmoso . Gostaria sim de ser mais comunicativa, mas gosto de ser tímida. Enfim a timidez e minha e nela ninguém tasca!!! :-)

Anônimo disse...

Muito bom cara

Anônimo disse...

Bom texto cara estava precisando recuperar a auto estima. grande força
paz a você também

Rosa disse...

Acho que ser tímido não tem nada de bom. A pessoa introvertida tem mais dificuldade para tudo. A falta de habilidade para "aparecer", isto é, para ser visto pode prejudicar e muito o tímido, principalmente na vida profissional. Sou extremamente introvertida e fechada, e isso me atrapalha muito em todos os sentidos. Na faculdade tenho dificuldades para apresentar trabalhos. Eu estudo muito, tenho bastante conhecimento, mas na hora dá um branco. Não consigo manter uma boa conversa, pois as palavras fogem e eu fico muito nervosa. Ha 02 anos passei em um concurso publico, onde sou chefe de muitas pessoas e ainda não consigo lidar direito com isso, pois tenho dificuldades para dar ordens, e lidar com subordinados e superiores. Pois é, a timidez é muinha, mas quem quiser, ela está a disposição!!!!

Rosa disse...

Sem falar que as pessoas acha que por eu ser fechada eu posso ser uma má pessoa, e não se aproximam, tem medo de brincar comigo, tem medo da minha reação. Sou tranquila, gosto de brincadeiras. E outras que acham que sou "metida", pois não converso com quase ninguém.
Já tô tentando mudar, mas tá difícil, não vou desistir. Vou tentar seguir as dicas do nosso amigo e vamos ver.

nathi disse...

Gastei vou praticar a arte de ser estrovertida valew.muiiito bom msm *-*

Anônimo disse...

eu acho q sou muito timida pois quando tou na escola eu falo muito pouco eu só escuto do meu grupo a mais timida q tem sou eu mas quando chego em casa mim sinto mas extrovertida e legal com a minha familia as vezes tambem minha mae mim prende demais meus colegas mim chamam pra ir pro cinema e eu nao vou pq eu ja pedir a minha mae uma vez ii ela nao deixou e quando eu falo q quero ir ela inventa um monte de coisa e eu estou cedendo o q ela quer e acabando mim fechando no meu mudinho como posso dizer zona de conforto vou da escola pra casa da casa pra igreja e dps pra casa de novo e tipo eu quero mim incluir com as pessoas mas nao sei como fazer isso sempre eu quero fazer tudo certinho e quando penso em uma coisa q eu acho errado eu nao falo fico com medo de mim zuarem por isso... bjs mim add ai nessinhalol2011@hotmail.com

Anônimo disse...

eu gostei do texto,mt bom,aprendi q tenho q ir me soltando aos poucos.
=D

Cláudio dos Anjos disse...

Excelente texto!

Anônimo disse...

(Nessinha) me sinto como vc,na escola tento me esforçar ao máximo pra poder falar pelo menos um oi e ir se soltando,mas parece q é mto difícil...e em casa parece q td muda converso a vontade,brinco...parabens pra quem escreveu esse texto me ajudou um pouquinho =D 'mas até o predio mais alto começou do chão' obrigada

Anônimo disse...

É triste a introversão ainda ser tratada como doença pela sociedade. A começar pelos próprios introvertidos. Vocês não precisam se adaptar a sociedade, vocês não são doentes, são diferentes! Isso os tornará mais infelizes e falsos, pois estarão indo contra a sua individualidade. É muito mais fácil se aceitar e usar as características ditas como "problemas", a favor de vocês, como um fato que os diferencia dos outros, afinal para quê ser igual, se você pode ser diferente? Pensem nisso ;)... Recomento o livro "O poder dos Quietos", de Susan Cain.

Anônimo disse...

Verdade, gostei do seu texto, tem que fala coisas ulteis do dia a dia.

Anônimo disse...

oi!
na vdd, eu não sou tímida. eu falo com todo mundo do colégio e tals. o que acontece é que eu não sou do tipo que abraça, que demostra seus sentimentos. assim, eu abraço, faço elogio, mas eu dou meio que uma distância, sabe? é meio complicado. mas eu gostei do texto, para os tímidos é ótimo. façam isso que vcs vão ver como a situação vai melhorar. uma dica: estejam sempre sabendo das novidades tipo: uma música nova, o que aconteceu na novela... e seja você mesmo. não tenha vergonha das pessoas. fale. mostre quem vc é. não se esconda. bjsss e boa sorte ;D

Anônimo disse...

gente eu não estou vendo meu comentário aki! eu não to vendo meu comentario akiiiiii!! ou seja, eu acho que apagou ou não publicou. deixa eu escrever td de novo então.
oi!! eu não sou tímida, converso com td mundo e tals mas eu tenho um negócio que é assim: eu até abraço, dou carinho, mas eu não consigo expressar meus sentimentos etc. mas eu achei esse texto mto bom msmo. sério. tímidos eu vou dar mais duas dicas que eu acho fundamentais para uma pessoa sociável:
1) não tenha medo de ser quem vc é. fale o que quiser, das coisas que vc gosta ou não, esteja sempre bem informado daqueles ass que td mundo fala, assim vc vai ter uma boa conversa.
2)SORRIA. não fica com cara de peixe morto que ninguém chega perto. fica com cara de feliz (não feliz boboca,hein?) que alguém vai se aproximar de vc. NÃO FICA COM VERGONHA, tá
bjos e boa sorte tá?

Unknown disse...

Acho que o grande desafio do introvertido é vencer o receio de cominicar algo que possa não ser agradável ao interlocutor; o medo de falar algo incoerente ou cometer uma gafe. E claro, discursar para um grande público.

Unknown disse...

Ótimo texto, bem elaborado e de fácil compreensão. Continuo sendo uma introvertida porém através de cursos (como você citou)melhorei bastante, pois ampliei meu círculo. Recomendo a todos.

Anônimo disse...

Porquê vocês acham que ser extrovertido é o mais ideal?
Todos são iguais.

vocês vão ver, quando eu tiver minha empresa só contratarei pessoas introvertidas e vou rir da cara dos outros, porque serei cheio da grana.

Unknown disse...

Eu sou muito extrovertida e muito quieta(tímida) e então eu voue soltar mais mas só e que tem pessoas muitos chatas na minha escola então só vo ser legal com quem e legal comigo....

Anônimo disse...

Também gostei muito desse texto, tomara q um dia eu seja assim também .. Ah! Como quero ser . Tenho muita vontade,mas se Deus quiser um dia serei...

Anônimo disse...

Gostei muito desse comentário, comigo tbm é desse jeito...

Unknown disse...

Me identifiquei bastante no seu texto como uma pessoa introvertida e vou buscar ser mais social com as pessoas apartir dos seus métodos, muito bom o texto parabens

Anônimo disse...

mew,muito obrigado pelas dicas,fui fazer o teste uma noite e o resultado foi q conheci mts novas pessoas e tendo carisma a menina mais bonita da minha cidade começou a reparar em mim valew ;D

Anônimo disse...

mew,muito obrigado pelas dicas,fui fazer o teste uma noite e o resultado foi q conheci mts novas pessoas e tendo carisma a menina mais bonita da minha cidade começou a reparar em mim valew ;D

Anônimo disse...

ola.. gostei das dicas.. vou tentar fazer.. so que eu tenho um problema, tenho dificuldades de puxar conversa quando estou sozinha com alguem, e sinto me muito mal por isso. por eu ser timida muita gente nao percebe que nao e por mal que eu sou assim, e pensam que eu sou de nariz empinado, e eu vou me afastando cada vez mais. nao consigo me enquadrar num grupo.. mas talvez com as dicas eu possa melhorar.. bjuh

Anônimo disse...

legal

Brendo John disse...

Nossa este texto sobre timidez é moito bom, eu aprendi quais são as vantagens de ser mas extrovertido é as desvantagens de ser introvertido. Moito bom, valeu.

Amanda Correia disse...

Muito bom este texto, me vi dentro dele. Vou seguir estas dicas!

Ticiane Maia disse...

Gostei muito do seu texto, sou 7ma pessoa que tem muita dificuldade com conversas...geralmente nunca tenho assunto pra falar, mesmo tendo muito estudo, eh omo se minha mente travasse na hora de conversar com alguem. Nao tenho muitos amigos, perdi ate namorados por causa disso, eh constrangedor...seu texto me ajudou a entender um pouco sobre como eu sou no que devo mudar e principalmente como posso fazer isso. Muito obrigada ^^

Anônimo disse...

eee... mais o pior de tudo e que uma pessoa Introvertida acaba escondendo o que ela realmente e eu por exemplo acabo sem querer ocultando minha própria personalidade.e isso e uma coisa muito ruim

Anônimo disse...

Gostei muito dessa reflexão. muito obrigada. M e sinto motivada e inspirada.

Anônimo disse...

oi, gostei das dicas para se tornar uma pessoa extrovertida. Também acredito que ser introvertido tem vantagem, mas ser extrovertido é bem mais saudável. obrigada e continue postando textos para nos ajudar.

Anônimo disse...

muito boa a dica passar mais tempo em grupos,eu costumo ficar isolado principalmente que moro só.vou colocar em pratica sua dicas.
muito obrigado.

Anônimo disse...

e bem legal esse texto fala ezatamente o que e um introvertido e como ser mais extrovertido!

Anônimo disse...

Muito legal o texto!! Faz a gente repensar muitas coisas,além dos comentários,mostram que não estamos sozinhos nessa. Ultimamente venho percebendo o quanto sou fechada e introspectiva,como isso me afeta princialmente.
Muitas vezes brinco ou falo algo engraçado para descontrair,sair daquela situação chata de timidez,mas,nem sempre funciona,há momentos em que você precisa expressar suas opiniões e pensamentos de forma séria,é aí que eu me enrolo toda,rs.
Me dá tanta ansiedade e preocupação de não errar,de não passar essa timidez,que realmente me sinto burra,frágil...Não tenho hábito de dar opiniões,quando resolvo falar percebo que as pessoas me acham meio pretensiosa ou prepotente,coisa que realmente não sou.Uma amiga aqui comentou algo muito bacana:"Engolir ofensas".Sou bem fechada e bem estourada também,odeio indiretas,alfinetadas,farpinhas...Coisa que infelizmente tempos que lidar e eu,como levo "a ferro e fogo" tudo ,me calo e engulo para não explodir,e não adianta nada,porque fico mal do mesmo jeito.
Alguém que passa por algo parecido e conseguiu superar??
Abração para todos!!
Força e garra para conseguirmos a cada dia nos reinventar.

Andreia disse...

Boa tarde, gostei muito dessas dicas, mas gostaria se possível que me passasse alguma outras pois as pessoas que não me conhecem costumam me julgar pela aparência do tipo: ela e metida, ela tem cara de brava, nossa ela está desanimada muda essa cara, aonde eu fico ferrada da vida só faltando chingar, eu tento fazer de tudo pra me soltar mas e como se houvesse um bloqueio tipo como brincar com as pessoas eu não tenho aquela dinâmica de saber o que falar o que responder eu só fico rindo não sai nada e aonde já falam ela só ri não fala nada me sinto muito com isso tudo queria ser extrovertida não ao extremo mas saber lidar com as situações e brincadeira, segue meu email fuhrman77.af@gmail.com

Anônimo disse...

Gostei do texto e da minha leitura agora captei tudo o Que voçe
Dize.

Anônimo disse...

Gostei muito dessas dicas , Na minha ex-sala onde eu ficava tinha mt gente repetente e mtt diferente de mim, eu particularmente sempre fui e sou uma pessoa obsevadora fico na minha sozinha, e eu sou tanto que uma "anti-social" se eu quizesse eu faria tudo dessas dicas , mas com outras pessoas.. não gosto muito de fazer amizades com pessoas extrovertidas, e sim com tímidas ou tímidos, mas na minha escola não tem ninguém assim, oque devo fazer ?

Anônimo disse...

Oi gente ,

Acho que uma boa dica também é aprenderem algo que te diferencie dos demais , por exemplo se aprender a tocar um instrumento ou cantar , pode procurar um grupo , uma banda , ou um coral , ou grupo vocal . e todo mundo gosta de música , tocar em uma banda as vezes na noite pode te ajudar a conhecer muita gente e aos poucos ser menos tímido (a) .

Também um grupo de teatro , de leitura , de poesia , de games , etc . o importante é vc achar sua turma , pessoas que busquem algo parecido com o que vc esta buscando .

ser voluntário então é ótimo , pois além de ajudar os outros , vc pode encontrar quem se preocupe com o próximo , coisa rara hoje em dia , pessoas assim são na minha opinião os melhores amigos que alguém pode ter .

Quem age no mundo para ajudar os outros , inevitavelmente encontrará amigos e parceiros .

um beijo no coração de vcs !!!!!

Unknown disse...

MUITO BOM O TEXTO.
O meu problema é conversar. CONTINUAR O PAPO SABE.. nossa isso me mat por dentro quando estou em um grupo e não sei o que dizer. ou quando estou esperando o onibus da fcul, não consigo puxar assunto com os outros e isso me faz mal... sou comunicativa com uns e super quieta com outros, a conversa fica nos meus pensamentos e não sai de la.. ahhhhh.. nossa coomo voce conseguiu superar isso.!?!

Anônimo disse...

Sempre motivado para o sucesso
Blog motivacional www.blogconhecimentoevirtual.com.br

A MOTIVAÇÃO É A CHAVE PARA O SUCESSO

Unknown disse...

A melhor forma de ser comunicatico e ainda por cima atrair as mulheres que você gosta eu e meus amigos fizemos e foi um sucesso principalmente com as mulheres, atraia qualquer mulher em qualquer lugar.
VAGAS LIMITADAS

http://hotmart.net.br/show.html?a=U4598287L

Unknown disse...

A melhor forma de ser comunicatico e ainda por cima atrair as mulheres que você gosta eu e meus amigos fizemos e foi um sucesso principalmente com as mulheres, atraia qualquer mulher em qualquer lugar.
VAGAS LIMITADAS

http://hotmart.net.br/show.html?a=U4598287L

Anônimo disse...

Sou Sonja McDonell, 23, Swiss Airlines Stewardess com 13 cidades ultramarinas, muito concurso com muitas idéias, também em casos de emergência no meu trabalho maravilhoso. Ah, sim, tenho minhas próprias idéias com as meninas. Muitas vezes, estou encantado em algumas das minhas 13 cidades, que fantasias elas têm, quão jovens elas são e até algumas são tímidas.
Com amor
sonjamcdonell@yahoo.com