domingo, 22 de junho de 2008

CD Hipnoterapia - primeiras impressões

Depois do último post, eu resolvi pedir um CD de hipnoterapia pela Internet e ver se fazia alguma diferença. O CD que eu arrumei se chama "Social Confidence" de uma empresa chamada "Confidence Club". Eu li alguns comentários sobre este produto em um fórum do qual participo, e as pessoas que haviam comprado estavam razoavelmente felizes com o resultado. Diziam que se sentiam menos nervosas/ansiosas quando estavam falando com outras pessoas. Muitos deles haviam comprado outro CD da mesma companhia, chamado "Status Confidence", que trata mais ou menos de não se sentir nervoso na presença de pessoas que aparentemente tem mais status social que você. Como as análises do pessoal eram de que o produto era bom e como eu sei que aqueles caras não haviam aparecido no fórum só para fazer merchandising do produto, resolvi arriscar.
Depois de uma semana recebi o CD e estava bem esperançoso, para vocês terem uma idéia de como o pessoal estava falando bem do produto. O CD tem aproximadamente 30 minutos e só tem a voz do narrador, nada de musiquinhas estranhas. O objetivo do CD é deixar a pessoa extremamente relaxada, até que ela entre em um estado em que fica mais sugestionável. E realmente, ele funciona muito bem para relaxar, tanto que a maioria das vezes eu dormia ouvindo, mesmo quando estava sentado na cadeira (às vezes pode ter sido o cansaço). A voz do narrador ajuda muito nesse ponto. O mais difícil para mim no começo era ficar focado no que ele está dizendo, ao invés de ficar pensando nas "coisas da vida" e começar a viajar. O mais estranho é que na hora que o CD manda a pessoa abrir os olhos eu acabava acordando.
O conteúdo mesmo do que é falado pelo CD não tem nada demais. Começa com um exercício de relaxamento e depois começa a te fazer imaginar coisas, como se lembrar de momentos em que estava completamente relaxado, imaginar que é uma planta, procurar qualidades nas outras pessoas, etc.
Eu comecei ouvindo ele todas as noites. Alguns finais de semana chuvosos eu até ouvia ele várias vezes. E acho que no começo até notei alguma diferença no meu nervosismo, mas nada fora do normal, que outras pessoas pudessem reparar. Foi um pouco mais de duas semanas usando sem parar, até que esta última semana eu quase não toquei nele. Por preguiça e por achar que não esteja me ajudando tanto quanto eu esperava. Apesar de que as pessoas que relataram melhoras a partir dele disseram que notaram diferenças depois de 3 semanas. Mas também, as pessoas que reltataram isso não são exatamente tímidas, são "pessoas normais", com suas inseguranças.
Isso não significa que isto não funcionaria para você. Dizem os estudos que existem pessoas que são mais sugestionáveis pela hipnose do que outras. Também pode ter sido o fato do CD ser em inglês (apesar de eu não ter problemas com a língua), ou de eu ouvir o CDD antes de dormir (o Confidence Club sugere ouví-lo antes de passar por situações que gerem ansiedade), ou de ouvir muito (este eu acho mais difícil). Ou talvez meu problema seja muito maior e um produto genérico nunca teria muita chance. Mas vou continuar ouvindo ele de vez em quando, já que pelo menos ele ajuda a relaxar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Será que existe ele em portugues?
To curioso pra ouvi.
Deve ser muito bom,ja ouvi uns de auto-hipnose mas nunca entrei em "transe" acho que existe esse lance de pessoas que são mais faceis e outras não.

coronel disse...

Não sei, eu acho difícil q exista.

Unknown disse...

Tá ficando muito bom o Blog hein Mostarda..

Deveria começar a arrumar patrocinadores! rs

Parabéns pela sua jornada para achar a cura contra a timidez...Pena que sempre que acharmos algo em nossa vida, estaremos velhos, e essa resposta não vai servir pra porra nenhuma... Mas beleza, vc poderá escrever um livro e morrer rico...he

Abraços

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

Bom
Eu ja acabei com a timidez. To aqui só por querer mesmo.

Faz uma semana atraz eu vi um programa chamado Idoser. Ele tem audios que você escuta e consegue um determinado efeito. É conhecido como dose cada uma das drogas(dizem que são drogas virtuais). Eu tinha gostado de três: da Confidence(que te faz mais confiante), Victory(sentimento de vitória) e Adrenaline(sentimento de confiança, força, agh, tem muita coisa nesse). Acho uma boa pra quem é tímido mais sai dele por achar viciante(mesmo o pessoal falando que não causa nenhum dano ou adição).
Esse CD não parece a melhor opção pra um tímido, se ele só te relacha não poderia acabar com a timidez, mais cada um escolhe seu caminho.