quarta-feira, 14 de maio de 2008

Como curar fobia social

Encontrei o texto abaixo em um fórum de fobia social em inglês. Ele supostamente foi escrito por um ex-fóbico e tem algumas coisas que já postei por aqui. Não temos como comprovar se é verdade ou não que ele conseguiu superar a fobia social, mas acho que vale a pena tentar. Algumas das coisas de que ele fala (como hipnoterapia) eu vou testar nos próximos meses, e então postarei aqui minha análise sobre os resultados. Bom, segue a tradução do texto, escrito por um cara com nick knucleflash, que assina como David:

Eu escrevi a seguinte carta para um cara que sofre de fobia social. Simplesmente porque eu queria ajudá-lo. Ele realmente gostou da carta, então eu pensei que outras pessoas também poderiam se beneficiar com ela. Foi assim que eu superei a fobia social e radicalmente mudei minha vida para sempre, para melhor. Aqui vamos nós:

Eu costumava ter fobia social, mas vou lhes dizer: é totalmente curável.
E vou tentar explicar da melhor forma como se livrrar dela. Eu quero fazzer isto porque eu sei o quanto frustrante é, eu lembro como eu costumava pensar que estava preso em um pesadelo e não conseguia escapar.
Esta seria a melhor forma de descrever minha situação naqueles tempos.

Agora sou muito extrovertido, tenho muitos amigos. Me sinto confortável e falante em qualquer situação. Eu consigo falar na frente de uma grande platéia com facilidade. Se eu vejo uma garota bonita na rua, eu normalmente vou falar com ela. E eu nunca mais sinto ansiedade. Então, é absolutamente possível se livrar da fobia social. E não só isso, você pode eliminar timidez também. Sou uma prova viva disto e você também pode ser.

Vou lhes contar um pouco de minha história primeiro, para que vocês possam se identificar com minha situação um pouco melhor. (Acho que isto vai ser uma longa carta, mas aguente um pouco. Vai valer a pena :-). Há 2 anos atrás minha fobia social estava no seu pico, eu estava muito mal... Eu sofrria por 4 anos com isso. Não conseguia sair, e se saia ficava estremamente ansioso. Não conseguia sair com ninguém, até meus amigos mais próximos. Eu ficava nervoso com absolutamente tudo e ficava vermelho toda vez que alguém falava comigo. Era uma droga. E eu decidi fazer algo sobre isso.

Eu vou lhes dar todo meu processo até a recuperação, mesmo que algumas partes tenham sido menos efetivas que outras, mas de qualquer forma ajudou portanto eu quero dar todos os passos que eu tomei. Entretanto, existe uma coisa que realmente me mudou, o método mais efetivo na minha opinião. E vou chegar nesta parte mais para frente.

Primeiro eu precisava me aliviar da pressão, eu não havia contado a ninguém sobre minha situação. Então eu falava com minha mãe sobre isso. Foi uma boa sensação aliviar a pressão um pouco. Claro que o problema ainda estava lá mas eu acho que foi um bom primeiro passo. Então eu comecei a correr. No começo era ruim porque era difícil para meu corpo não treinado. Mas depois de uma semana eu comecei a gostar. Eu continuei a correr e estava sempre aliviado da ansiedade logo depois da corrida, era uma ótima sensação. Então eu comecei a levantar pesos, eu costumava ir a academia em horários muito estranhos, perto da hora de fechar, por causa de minha ansiedade e porque tinha menos gente nesses horários. Mas depois de um mês eu ganhei coragem e fui durante o dia e percebi que não era tão ruim. Mas eu ainda me sentia um pouco ansioso. Mas o que quero dizer é que exercitar seu corpo é um grande jeito de aumentar seus níveis de bem estar, e reduz muito a ansiedade. Então comece a se exercitar, é muito bom. E você ainda pode ficar com o corpo bonito e isto não é uma coisa ruim, é ótimo para sua auto-estima também.

Continuei a procurar por respostas para curar esta coisa por toda a internet. Encontrei alguns tratamentos cognitivos, mas eu não tive coragem de ir para uma clínica. Então fiquei comum pé atrás, então eu li que muitas pessoas que fizeram esses tratamentos haviam voltado a ter fobia social , então esses tratamentos não pareciam muito sólidos para mim. Eu precisava de algo que iria funcionar definitivamente. Continuei a procurar mas não encontrei nada que parecesse realmente bom.

Então eu recebi uma oferta de trabalho em Estocolmo, eu vivia em uma pequena cidade na parte nordeste da Suécia. Então seria uma grande coisa mudar para a capital da Suécia, especialmente com meu tipo de condição. Mas depois de um tempo eu decidi que era a coisa certa a fazer, eu tinha que sair e começar do zero. Eu tentei desesperadamente conseguir alguns remédios, anti-depressivos e coisas do gênero antes de me mudar. Principalmente porque eu pensei que não coinseguiria aguentar a pressão. Era um trabalho em um programa de TV piloto então achei que teria muita gente importante e superior lá, e isso me assustava demais. Mas hoje eu fico feliz que não tenha conseguido nenhum remédio. Ao invés disso eu descobri um MP3 de relaxamento/meditação na internet. Nunca havia tentado isso antes então resolvi dar uma chance. Basicamente o que isto relaxava meu corpo completamente e então uma voz me dizia algumas afirmações, como por exemplo "eu tenho confiança em mim mesmo". E cara, isso era maravilhoso. Eu podia sentir logo depois de ouvir isso como eu me sentia bem. Na verdade eu sentia alta auto-estima. Não me sentia assim por anos, isso quase me fez chorar de excitação.

Então, eu me mudei para Estocolmo, e ouvia ao MP3 toda manhã antes de ir trabalhar. Me ajudava bastante, mesmo que eu continuasse tímido, mas não sentia mais tanta ansiedade. Existiam celebridades no programa onde trabalhava e elas falavam comigo e eu não ficava vermelho! Isto foi muito importante para mim, neste ponto eu me senti invencível. Eu sabia então que poderia superar esta coisa. Uma coisa que você pode fazer é se dedsafiar de uma forma parecida, eu sei que é difícil mas depois que você faz você vai perceber que não é tão ruim quanto você pensava. E vou lhe dar alguns bons MP3 de meditação para você ouvir. Mas se você não puder aguentar se deesafiar desta forma, está tudo bem. Eu vou lhe dar métodos nesta carta que vão te dar a coragem para fazer isto sem problema nenhum.

O problema da fobia social é que ela coloca um rótulo em você. Quase como se existisse algo seriamente errado com você. Seu cérebro não está certo. Na verdade, a primeira vez que eu ouvi falar sobre fobia social, que existia um nome para isto, isso me fez me sentir pior e aumentou o problema. Porque eu comecei a pensar que existia algo de errado comigo. Mas depois eu percebi que era tudo besteira. NÃO EXISTE NADA DE ERRADO COM VOCÊ! OK?

Você é um ser humano perfeitamente bom, não existe nada dee errado com seu cérebro. É apenas a forma que você pensa, e acredite em mim, você pode mudar a forma como você pensa. Existe uma solução para todo problema, até fobia social, permanentemente. E eu vou te contar como e porque isso funciona.

Primeiro, a forma mais importante e efetiva em minha opinião é a seguinte: PNL, que significa programação neuro-linguística. Deixe me explicar isso de forma que você possa entender. Sua mente consciente pode apenas processar uma quantidade limitada de impressões por segundo. Eu diria que aproximadamente 5-10 impressões por segundo. Você pode ouvir barulho no fundo enquanto fala com alguém e sente o cheiro de algo simultaneamente, mas existe um limite. Seu subconsciente entretanto se lembra de TUDO, tudo que você já viu, cheirou, ouviu, tudo. Agora, se você vai vivendo sua vida e não prestar atenção em como seu cérebro processa informação, sua mente vai entrar em piloto automático e tentar tomar conta de si mesmo e processar a informação da melhor forma possível para ela. Agora, você não nasceu com fobia social, é a sociedade e suas experiências que o fizeram quem você é. Seu subconsciente processou suas experiências e as interpretou de uma forma que não é boa para você. E da forma que o cérebro funciona, se você pensar algo ruim sobre você mesmo, como "ninguém gosta de mim, eu sou tão tímido" etc. seu cérebro vai começar a procurar por evidência para suportar esta crença. E quanto mais ele o faz, mais isso se transforma em uma afirmação. Como "Eu sou uma pessoa tímida". Não é mais algo que você pensa é agora algo em que você acredita e se torna o que você é. O mesmo acontece com crenças positivas, se você se acha o máximo seu cérebro vai coletar evidência disto e uma hora se tornará uma afirmação e você acreditará nisso: "Eu sou o máximo". Entretanto, você não consegue fazer isto se tiver um monte de crenças negativas na cabeça. Então isto é o que PNL vai fazer por você. PNL é essencialmente uma forma de se comunicar com seu subconsciente. Comunicar sistemas de crenças positivas que irão mudar sua forma de pensar sobre si mesmo e finalmente se livrar de sua fobia social, para sempre. Porque o melhor de melhorar, é que você percebe quando um pensamento ruim/negativo está entrando em sua cabeça e você o mata instantaneamente e o troca com algo positivo. Cedo isto acontecerá no piloto automático também. E quanto mais você melhora, mais você vai perceber que nunca mais vai voltar para esse lugar sombrio. Então você vai melhorar cada vez mais. E quanto melhor você fica, melhor você quer se tornar. Então isso se transforma em um tipo de círculo vicioso dee pensamento positivo e prazer. E PNL é rápido, não leva anos. Estamos falando de alguns meses.

Outra coisa que muitas pessoas com fobia social odeiam é rubor facial. Você está sentado em uma situação social e não consegue parar de pensar "não fique vermelho, não fique vermelho!", certo? Bem, PNL me ajudou com isto também. É uma técnica em que sempre que eu sinto o calor começando a se espalhar pela minha cara, eu simplesmente faço esse calor ir direto para meu pé. Então eu fico ali sentado com um pé quente e vermelho e uma cara casual sem rubor. Legal, não? Uma hora isso naturalmente desaparece. O que me deixa nervoso é quando me lembro dos médicos que me disseram que era impossível se livrar de rubor facial. Agora que eu dedscobri que é possível, isso me deixa puto com todos esses doutores que acham que sabem de tudo e não tem nem idéia.

Então eu sugiro que você entre em contato com algum terapeuta de PNL perto de você. Dessa forma você pode dedscrever seu problema em detalhes para ele e ajudá-lo a iniciar o tratamento. Se você não se sente confortável com isto, existem sites onde você pode baixar MP3 de PNL para superar fobia social. Um desses sites é
http://www.hypnoticmp3.com/social.htm. Mas eu recomendo que você entre em contato com um terapeuta que pode fazer um programa de tratamento personalizado e específico para você. Mas se você não tem dinheiro para isso você sempre pode comprar um mp3, é um preço baixo para o que voê recebe em troca.

Aqui está uma lista que eu juntei que vai ajudá-lo a se sentir melhor e ajudar com sua fobia social e com a vida em geral:

1. Comece a focar nas coisas positicas e que você quer. Quando você foca nas coisas negativas e nas coisas que você não pode alcançar você vai criar mais negatividade e baixa auto-estima em sua vida. Quando você foca no que você quer e em coisas positivas, você vai criar mais disso. É muito simples. Nunca seja duro demais com você mesmo. Isso nunca vai te fazer bem.

2. Saia de sua "zona de conforto" - faça coisas que te assustam e trabalhe para melhorar aos poucos. Você vai descobrbir que as coisas não são tão ruins quanto você pensa e você vai crescer como pessoa. E mesmo que elas sejam ruins, você vai ganhar confiança apenas pelo fato de que mesmo não gostando você foi lá e fez! O que não te mata te fortalece.

3. Respire - Soa meio new age mas respirar é importante. Quando você se sente ansioso ou nervoso, respire calmamente e profundamente, com seu estômago. Na verdade muita gente não sabe como respirar do jeito certo. Você quer respirar do jeito que você fazia quando era uma criança. Quando você inspira seu estômago deve expandir e não o contrário. Respire fundo pelo seu nariz, segure por alguns segundos então expire pela sua boca. Isso irá deixá-lo calmo e relazado. E você deveria sempre respirar pelo seu estômago.

4. Tome banho e se barbeie diariamente. Sempre fique com a melhor aparência possível. - Isso ajuda com sua confiança.

5. Coma alimentos saudáveis - É uma dessas coisas que te fazem se sentir melhor sem nenhum esforço.

6. Se voce bebe café, pare. - Café não é saudável, especialmente se você tem problemas de ansiedade. Café aumenta a química no seu cérebro que causa ansiedade. Então pare de beber, pelo menos até você lidar com este problema.

7. Tenha um ambiente limpo - Vai ajudá-lo a manter sua cabeça no lugar quando tudo na sua casa/apartamento está organizado.

8. Roupas - Vista roupas que fiquem bem em você. Pode soar superficial, mas é uma das pequenas coisas que vão ajudá-lo a se sentir melhor.

9. Considere mudanças de carreira - Se você odeia seu trabalho, então se demita e comece a trabalhar em outro lugar. Você vai ter um novo começo e você não deveria trabalhar em um lugar que te faz sentir como merda. Ponto final.

10. Postura - Melhore sua postura e a forma como você anda. Você quer suas costas eretas, ombros para trás e soltos e sem tensão, peito para fora, levante suas costelas. E simplesmente ande de uma forma mais confiante, não olhe para baixo, não ponha as mãos nos bolsos. Você deveria olhar para baixo apenas quando você entra em um lugar novo, apenas para se certificar que não tem nada no caminho. O truque é que mesmo quando você não está se sentindo muito confiante, quando você anda de forma confiante você automaticamente se sente mais confiante.

Existe provavelmente um monte de outras coisas que eu poderia adicionar a esta lista, mas estou começando a me sentir cansado de teclar e isto é tudo que pude pensar agora.

Agora, finalmente vou recomendar algumas coisas que realmente me ajudaram em minha vida e que me deram uma nova perspectiva nas coisas.

Primeiro: DVDs Deep Inner Game do David DeAngelo. Neste programa você vai aprender como eliminar QUALQUER tipo de problema psicológico que você possa ter. Ansiedade, raiva, padrões de pensamentos ruins, como você reage a certas situações etc e muito mais. É um grande programa.

Também quero recomendar um livro chamado "O monge que vendeu sua Ferrari". Um livro realmente muito bom. Eu descreveria ele como um guia de como viver uma vida prazerosa e maravilhosa. Muitas dicas valiosas nesse livro.

Quando você estiver se sentindo melhor sobre sua situação, ou quando sua fobia estiver completamente acabada eu sugiro que você dê uma olhada em mais material do David DeAngelo (se você for homem), ele é um guru de sedução e tem muita informação sobre como seduzir mulheres bonitas. Não manipular, mas coisas que você pode fazer para se melhorar naturalmente para atrair mulheres. Eu poderia continuar falando muito mais sobre isto, mas acho que você pode explorar isto por si mesmo baseado no que te contei. Eu vi e experimentei. Funciona e é um ótimo material.

Okay, basicamente é isso. Eu poderia continuar mas eu acho que deiuma boa fundação para que você trabalhe em si mesmo. Apenas prometa-me estudar este material e comece a trabalhar em si mesmo diariamente. Procure um terapeuta de PNL. Faça isso porque você pode mudar e vai valer a pena. Espero que isto tenha sido útil e espero que você se esforce para mudar sua vida para melhor. É 100% absolutamente possível. Você pode fazer. Eu desejo a você o melhor e sucesso em sua vida! Cuide-se!

"Acredite, alcance"

/David

163 comentários:

Anônimo disse...

aew kara blz??
gostei desse texto
me sinto melhor

boa sorte na sua vida
flw

Anônimo disse...

aew kara blz??
gostei desse texto
me sinto melhor

boa sorte na sua vida
flw

Anônimo disse...

aew kara blz??
gostei desse texto
me sinto melhor

boa sorte na sua vida
flw

Anônimo disse...

dahora a carta, gostei bastante, a maioria das coisas eu já sabia, mas ele tem jeito que superou mesmo, PNL é d+, que que da um nobel pro kara que invento isso.
abraços, exelente tradução ^^.

Lydson Henrique San Miguel Garcia disse...

quem invento a pnl foi Bandler e Grinder.
Adorei o texto e eu ja faço muito do que esa escrito nele. Eu não bebo café, só como comida saudavel(sou vegetariano), leio livro de pnl (atualmente "Poder Sem Limites" que tem tudo de pnl), pratico muito esporte,principalmente Parkour, que foi o que mais me ajudou.

Recomendo que façam parkour, pois alem de melhorar a nossa condição física, consegui muitos amigos com ele e consegui me conhecer melhor.

Anônimo disse...

muito bom o texto... principalmente a parte que explica sobre pnl... lembra muito o filme "o segredo", vc reprograma a sua mente do modo que vc quer que ela funcione. Desejando coisas boas para sua vida vc automaticamente e quase sem perceber toma uma postura pro ativa e começa a traçar o caminho para o que você quer. Funciona mesmo, é genial. Valeu pela traduzida Mostarda! Um abraço!

Anônimo disse...

muito bom o texto..
algumas coisas eu ja sabia e ja pratico.. mas não sabia o por que que tinha que ser assim

vou começar a ler mais sobre PNL

Vlw ^^

Anônimo disse...

Mano, que fmz seu blog!
Realmente, vc transmite dicas excelentes para superar a timidez,fobia,inibição ou o que for.


PARABÉNS!!!


Vou fazer umas meditações de positivação, e de uma vez por todas
vou superar essa timidez!

Vcs podem, eu tbm posso!!!

=)

Vlwww Bro

Anônimo disse...

Nossa gostei muito...me identifiquei com o q ele escreveu.
Algumas coisas eu ja pratico,como relaxamento,meditação,estou corrigindo minha postura,ja li varios livros de autoajuda q realmente me ajudou muto,mas tem coisas q eu naum sabia ou naum tinha serteza.Eu procutava respostas para as minhas perguntas na internet e ache isso.Já li algumas coisas sobre a pnl mas naum tinha encontrado nada sobre fobia social.Vou analizar isso melhor...
Obrigado!

Anônimo disse...

achei interessante, ja tinha conhecimento sobre PNL mas nunca fui saber realmente o que era....isso me deu uma boa revigorada..

amor disse...

gostei de tudo que esta escrito mais...ele esqueceu do que pode realmente nos curar n só da fobia mais de todas as doenças.Jesus cristo levou sobre si todas os nossos pecados e enfermidades.mais gostei sim das dicas!!

Anônimo disse...

mto bom o texto ! irei tentar curar o rubor facial e se Deus quiser eu consiguirei!!
abraços

Anônimo disse...

Adorei, me ajudou muito o que vc escreveu, sofro com isso e agora vou começar a seguir seus conselhos e tenho certeza e fé em deus que vou me curar.

Obrigada mesmo.

Anônimo disse...

Oi disculpe-me mas talvez eu estaja sendo pertinente mas gostaria muito de saber um pouko mais sobre sua Historia é que na verdade tenhu muitos casos de timidez e fobia social em meu meio familiar e de amigos e sinceremente naum sei como ajudar !!!
se puder me add no msn pra podermos conversar meu e-mail é gilricardoeck@hotmail.com
obrigado
adorei sua carta otima mesmo

Unknown disse...

Olá, boa tarde!
Tenho um irmão que tem fobia social. Estava navegando na internet para saber mais sobre o assunto e achei seu blog. Achei muito interessante. Na verdade, nessa busca eu achei muitas matérias explicando o que seria a fobia social e tb relatos de pessoas que a tem. Mas não encontrei nada que pudesse orientar os familiares, dizer o "como agir". Nessa carta que foi postada, o rapaz disse que se abriu com a mãe e que procurou fazer exercícios físicos. O meu irmão tb conversa com minha mãe e tb se interessou por exercícios físicos, mas isso só fez com que ela montasse uma academia dentro do quarto dele, ou seja, ele não sai de casa pra nada mais. Não sei se vc me entende, mas a questão é: até que ponto a superproteção da família dificulta a melhora dele? O que seria interessante fazermos?
Se puder me dar umas dicas ou souber de algum livro sobre o assunto eu peço que me ajude. Obrigada.

coronel disse...

Oi Mariana,
infelizmente não vejo muita coisa q a família possa fazer além de não ficar muito no pé, não ficar cobrando. Ele precisa querer sair do quarto dele. Talvez experimentar aos poucos coisas mais simples e ir aumentando a exposição social aos poucos. Sugerir terapia. Essa é minha opinião, apenas, eu não sou um profissional qualificado.

Unknown disse...

cara fobia social é horrivel, o meu caso dessa síndrome já esteve pior agora graças à deus melhorou quero solucionar esse problema definitivamente, quero aproveitar mais a vida,gastar mais em mulheres , parar de se preocupar demais com as coisas agir mais e pensar menos, pq a fobia social atrapalha a sua vida, seu fortalecimento pessoal e profissional, por isso quero me livar dela naturalmente sem o uso de álcool, drogas,quero me tornar um cara falante extrovertido e sem ansiedade, por isso te digo que gostei da ideia da terapia de programação neuro-linguística(pnl), mas tá difícil de achar esse terapia num lugar próximo à minha cidade(valença-rj), devido a isso eu relutantemente lhe pergunto onde possa ter essa terapia próxima da minha cidade e qual foi o preço da sua na época...
meu email é joaopaulo2_diniz@hotmail.com

marcelina disse...

gostei muito,era tudo que procurava.vai me ajudar. queria dicas de livros de auto ajuda. por mais obrigada. meu email é nentomfs@gmail.com

Anônimo disse...

Cara gostei muito deste depoimento, e sim isto funciona mesmo é só ter muita determinação!!!
Muito bom seu bLog!!
Da uma passada lá no meu tambem
http://indigostar22.blogspot.com/
Abraço

Anônimo disse...

hallo gostei muito doque eu li eu espero que funcione para mim ok

Ana C disse...

Este tipo de coisa é uma maldição na nossa vida,principalmente na minha que perdi tempo,e inúmeras oportunidades de trabalho,namoro e amizades tbém.As pessoas t veêm como um perfeito ''idiota'',se vc se deixar dominar por isso.Escrevendo é bem mais fácil expor às idéias,e sou uma tímida''carrancuda'' que sempre foi caçoada pelos outros,em momentos de crise(dando risada da sua cara).Mas em certos momentos é bom vc ser um pouco pra não ser vítima de enganadores(sou muitíssima desconfiada!!),e não consigo olhar muito nos olhos do outro.Eu acho que meus pais influenciaram um pouco,me privavam de muita coisa(com medo da violência no mundo),e nunca me ajudaram a superar isso desde ''bebê''.Ainda quero superar isso,mas não é só 25 por cento q consegui.Se eu me esforçar superarei?

Eduardo disse...

Desculpem-me.
Mas achei a carta bem suspeita. Não me levem a mal, mas é dificil acreditar na solução fácil apresentada. Sou fóbico social (sei na pele o que é isso) mas sei que existe solução.Existem remédios e psicoterapia que funcionam muito bem, podem ter certeza. Tomem cuidado com certos tipos de histórias e depoimentos que se conta por aí.
Abraços e boa sorte a todos!

Andreia disse...

Concordo contigo Eduardo. A maneira de falar na carta está muito "cor-de-rosa". Como se fossr fácil. Como se fosse assim simples.
Quem dera que assim o fosse...
Tenho fobia social. E ela me tirou tudo, inclusive a vontade de...sei lá...
Eu não consigo ver sofrimento nestas palavras... Para mim também é muito duvidoso.

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas,dicas e a carta é muito interessante!

William Carvalho disse...

Muito boa essa carta, a forma como você vê o mundo e que vai te fazer sentir bem ou ruim.

Eu tenho um livro sobre sedução de mulheres, e que nele abordo temas como crenças limitantes, e como supera-las, troca-las por crenças fortalecedoras, quem estiver interessado e com problemas desses tipos eu garanto que vai ajudar.

http://www.artenaseducao.com/

"Se o seu problema tem solução não se preocupe, e se ele não tem, não se preocupe também".

Anônimo disse...

eu so queria que isto acabasse. Há 4 anos que me confronto com isto e só ontem descobri o que realmente era. Por um lado senti-me aliviada porque não me sinto tão sozinha, não imaginava que houvesse tanta gente assim também...Por outro lado estou muito triste, tinha esperanças que com o tempo fosse passando, que quando me tornasse adulta que já não ia ter este problema. Pensei que fosse da idade, pensei que, como acontece uma variedade alteraçoes na personalidade dos adolescentes, que esta era a alteração que me tinha calhado a mim e que um dia se resolveria. Mas ao descobrir tantos adultos que há muitos anos têm este problema, ao descobrir relatos de pessoas que apenas melhoraram e ninguém a afirmar "eu FUI um fóbico social" estou a ficar desesperada. Isto é uma maldição, não consigo viver assim. E no entanto não tenho coragem para acabar com a minha vida, porque sou cobarde e sei que os meus pais e os meus irmãos iriam sofrer muito. Estou tão farta, só queria uma vida normal, uma vida que me lembro de ter tido.

Anônimo disse...

Eu TENHO fobia social... a uns 2 anos quando terminei o ensino fundamental não pretendia/pretendo fazer faculdade por algumas razoes que nao tem nda haver com o assunto. Sempre tinha o pensamento que iria fazer algum curso tecnico e arrumar algum emprego a base dele.

Depois de um mês que comecei o curso.. meu tio me chamou p/ trabalhar com ele (sim, era numa assistencia tecnica e o curso era de hardware, manutenção de computadores), nesse estagio aconteceu um problema pouco tempo depois com uma das maquinas, um erro meu bem de iniciante mesmo. Nisso ele disse que eu nao precisava mais trabalhar com ele. Tudo bem eu pensei, se estivesse no lugar dele teria feito a mesma coisa. (lembrando que nessa epoca a minha fobia era bem leve, saia com ele pra entregar e buscar computadores p/ consertos. Mas ja soava, maos frias quando alguem desconhecido falava comigo.)

Terminei o curso e teve um entrevista de emprego algum tempo depois, tinha uns 6 candidatos para a unica vaga de emprego e nao consegui. Esperei um tempo para ver se alguma coisa aparecia, bem do tipo vagabundo mesmo. E os sintomas da fobia social chegando aos poucos(só pra lembrar, nunca fui de sair, festas nem algo do genero, só saia com alguns amigos p/ jogar bola em alguns finais de semana, ou perder algum tempo em locadoras de video game com os mesmos, com o tempo alguns foram fazendo cursos e tendo menos tempo disponivel e os tempos juntos de lazer foram diminuindo, nao que eles nao tivessem tempo livre, mas fazendo outras coisas. Mas isso foi por pouco tempo, a 1 ano atras ja praticamente nao saia de casa. E quando saia comecei a ter alguns sintomas de fobia social... nao intendi muito bem na epoca, apenas recentemente soube da fobia e logo de cara os sintomas batiam com que estava acontecendo comigo. Mas, com alguns familiares eu converso normalmente como eu era antigamente na epoca de colegio.

É como o coronel disse acima, o fobico precisa querer se recuperar. Eu pretendo começar a fazer atividades rotineiras tipo ir a padaria cedo pelas manhas, por exemplo... fazer caminhada com minha irma as tardes/noite variando os lugares. Quero muito que isso de resultado, pois ai vou poder correr atras do que realmente quero fazer, sobre o emprego.

Lilly disse...

Sou tímida e tenho fobia social, na verdade ela diminuiu um pouco nos últimos tempos, nem sei exatamente o porquê, mas me sinto um pouco mais confiante. Quanto ao relato acima, achei também um pouco cor de rosa, apesar de dizer que vou experimentar algumas coisas, como tentar mudar algumas crenças negativas. Creio que pode funcionar. Uma dica importante é uma que li num livro chamado, se não me engano,
"Sem medo de ter medo". Um tópico aborda fobia social diz que devemos nos submeter às situações temidas aos poucos, porém com determinação, pois uma exposição gradual pode dessenbilizar-nos do desconforto que nos acompanha mesmo em situações simples (cujo medo parece patético, mas é muito comum para o fóbico) como atender o telefone ou comer na frente de estranhos. Boa sorte a todos, espero que superem isto, como eu desejo também superar. Outra dica, procurem um especialista para receitar remédios que diminuam a tremedeira, pode ajudar muito (graças a isto pude apresentar meu TCC na faculdade com um pouco mais de tranquilidade).

Anônimo disse...

Adorei essa carta, me senti com um pouco mais de auto estima. Pode até parecer uma coisa meio cor-de-rosa mais, sei la, é uma luz no fim do tunel, eu tava aki sme saber oq fazer, nunca procurei sobre o assunto tenho isso a + de 1 ano e felizmente me mostraram esse texto.
Não vai custar nada eu tentar fazer isso, vai ser dificil, vai mais pelo menos eu tentei de alguma forma. Se não der certo eu parto pra outra e tento novamente de alguma outra forma.

Anônimo disse...

Amanhã vou ler o texto completo e ver se acho pelo menos um alivio, pq não estou conseguindo nem sair de casa, e choro muito quase todos os dias. Muitas vezes até peço para morrer.

Anônimo disse...

a cura da fobia social e transar mano

transe todo dia e o dia todo q alivia vc vai ve

Unknown disse...

Alguem ja comprou o livro que o Willian passou acima? Eu fiquei interessado!!

Unknown disse...

Lilly se vc me mostrar pelo menos uma foto eu me arrisco a perder minha timidez junto com vc, eh sério!

Eu falo isso pq conheci uma pessoa por email e achei ela muito esquisita pessoalmente mas nao pela timidez, a mulher era muito feia, nao que eu esteja desmerecendo ninguem mas ela parecia um jacare no cio

Nao se ache feia, eu te mostro uma foto minha se quiser

Unknown disse...

Nossa gamei na Lilly, mulher timida que admite ser timida esta em extincao, e vcs nao imaginam o quanto uma mulher desse tipo sabe dar carinho atencao e amor

Anônimo disse...

tranzah ajuda mermo quendo vc ver a mulhe pensa que ja comeu ela e finge que ela vai te dah denovo q passa o medo cara





tranmzo quse todo dia e tem me aliviado muita coisa inclusive curei minha falta de sono e duas coceiras na caceça que naum tinha mais geito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Quero dizer aqui que eu não sofro disso há 1, 2, 3 ou 5 anos e sim há 18 anos, qdo eu tive o meu primeiro sintoma, apresentando um trabalho na sala de aula,tinha 15 anos na época, minhas mãos começaram a tremer, o coração parecia q ia sair pela boca e a voz mal saía, pensei que fosse morrer, foi muita humilhação... tive varios momentos como esse, tanto que não consegui terminar o ensino médio, sai de todos os empregos que consegui, no dia do meu casamento, pra assinar o livro do juíz quase tive um treco,ja saí da mesa do almoço onde estavam os parentes do meu marido, fingindo passar mal pq não conseguia comer na frente deles, no dia que saí da maternidade, quase não levo o meu filho, pq não conseguia assinar, não uso talões de cheque, qdo vou a reuniões escolares preciso tomar remédio , senão não assino nada, um sufoco... e assim é a minha vida sempre fugindo de tudo, pq não tem coisa pior do q vc se sentir assim, parece mesmo que aquele momento não vai acabar e que vc vai morrer... Hj meu filho está com 12 anos e sempre elogio ele, nunca ponho ele pra baixo, pq era isso que a minha família fazia comigo e disso eu não esqueço.

Anônimo disse...

nossa é incrível como tudo falado nesse texto bate com o meu problema...mas será que vc naum teria uma solução para um sintoma da fobia social...o problema da sensação de bolo na garganta,isso é horrivel,eu canto desde de criança,e toda vez que eu canto eu tenho que ficar pausando pausando por causa dessa sençação

esse é o meu principal problema...

eduardo251200 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eduardo251200 disse...

Olá, belissimo
blog, e olá a todos.
Eu quero alertar a todos que: procurem uma ajuda médica, a maioria dos psiquiatras concordam que um bom tratamento pode melhorar a qualidade de vida do fobico em até 75% ou mais. Na fobia social pode sim, repito pode sim haver remissao completa dos sintomas, isto é PREVISTO na literatura médica psiquiatrica(por exemplo no trabalho de Ballenger 1998), é claro que é raro. Mas uma grande parcela dos pacientes conseguem uma grande melhora na sua qualidade de vida,voltam a suas atividades como se relacionar socialmente , estudar, mas isso ocorre se haver DOIS FATORES: um bom tratamento terapeutico e uso de medicaçao e é imprescindivel o que o seu medico e terapeuta devem ser ótimos profissionais para não haver o risco de o tratamento ser ineficaz.Por isso nao desanimem procurem ajuda médico faça corretamente a terapia e com certeza irão melhorar, ou seja voltar a se socializar, nao é impossivel.

Vou deixar um link para melhor esclarecer:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1113687-7823-SAIBA+O+QUE+E+A+FOBIA+SOCIAL,00.html


Bem, Obrigado um abraço e desejo melhora a todos.

eduardo251200 disse...

Stefano se problema, o bolo na garganta, pode ser devido a ansiedade ou algum problema estomacal como o refluxo gastro-esofagico eu tenho e é mesmo horrivel esta sensaçao na garganta. Espero ter ajudado.Valeu

Anônimo disse...

cara esse cara é bom mesmo algumas coisas eu já fasso,faz +ou- uma semana que eu descobri sobre fobia social antes eu já malhava tenho o corpo bem malhado, como coisas saldaveis e gosto de andar muito confiante com rolpas bonitas,tenho 16 anos,deis de quando eu tinha 14 para 15 eu tenho essa fobia, fui descobrir que era uma fobia a pouco + de uma semana eu já andava com uma postura boa + estava fautando aogo que agora eu sei o que é, colocar na minha cabesa coisas boas não coisas ruins eu tinha a empresao que eu era sosinho no mundo que todos me iguinoravao isso me dava um enorme aperto no peito, entao eu desidi fazer um desafio a mim mesmo que é fazer tudo que eu tenho medo ou(vergonha),antes meus colegas me chamavam para sair com eles eu queria ir + disia não com vergonha das pessoas nas ruas quando uma pessoa olhava para mim eu rapidamente achava que avia aogo de erado com migo mas com esse desafio eu estou bem melhor onten estava calor entao eu sai sem camisa e uma garota me elogiou rapidamente tremendo muito eu consegui conversar com ela, meu colega me chamou para sair com ele e ir ate a praça atoa eu firmei as minhas maos e disse sim fui muito assustado mas chegou lá nao foi tao ruim, depois ele queria ir em bora e eu quis ficar lá mais um pouco de tao bom que foi enfrentei minha vergonha de jogar bola joguei e adorei agora sou eu que fasso brincadeiras com as meninas conversso bastante, tem até muitas meninas afim de mi isso é bom para o nosso alto estima me sinto bem melhor, é isso ai gente não tenhao vergonha de ninguem porque ninguem é perfeito não deichem ninguem parar os seus caminhos.,
bjjjsss,abççss!!!!!!!!!

Anônimo disse...

nossa mto obrigadaa *--* eu ia me mata por causa disso agora naum to bem melhor *-*

Anônimo disse...

bom galera fobia social e um problemao para ter uma vida saudavel.
eu tenho isso e fico muiito triste , procuro nao ficar assim mas as vezes nao da. isso sempre me atrapalhou mas de uns anos para ca vem ficando pior e to muito preocupado..ja perdi dois grandes empregos por causa disso..ja perdi uma menina que era linda de mais..tava quase namorando com ela e tal mas por causa da fobia me ferrei.
nunca namorei. acho que e por causa da fobia pq sou bonito .
um melhor amigo mudou de cidade e outro colega que eu tinha mudou de personalidade. entao eu nem tenho amigos..te alguns colegas mais nao me sinto tao bem perto deles..mas eu tenho fe quexessa fobia vai acabar um dia a minha e do meu irmao mais velho que e mais pior que a minha. eu nao tenho muita esperança com familiares pq sempre me deixaram para baixo e nao gostam de mim tenho imprensao. se algum dia eu tiver filhos nunca desejo isso para eles e quero ajudalos pq isso e uma desgraça.
bom desejo sorte para todos aqui que consigam sair dessa fobia pq eu to determinado e vou sair.. abraçao galera!!! lutem ate o fim :)

Anônimo disse...

Acredito que sou timida e que perdir o amor da minha vida, por não demonstrar que gostava dele e por não ir visita lo quando me chamava para ir em sua casa conhecer sua mãe.
Eu sempre falava que iria depois, mas intimamente não queria de ir por vergonha de nenhuma maneira...Em um ano de namoro fui na casa dele duas vezes sempre fui timida, mas infelizmente fui prejudicada na minha felicidade.

Anônimo disse...

Galera, há 12 anos eu tbem passo por esse martírio, fiz terapia, tomei remédios, melhorei algum período, e qdo pensava q estava quase curado, não estava, era só passar por forte emoção q lá chegara a visita indesejada...Mas, tô lutando, melhorei com as experiências ao longo do tempo, e, na tentativa de ajudar, vou contar um pouco da minha história e experiências q me ajudaram.(continua abaixo)

Anônimo disse...

Acredito q a minha fobia social decorreu de bullying sofrido qdo criança...No período dos 8 aos 18 anos sempre fui perseguido por um cara q queria me bater, e sempre tinha mto medo de encontrá-lo na rua...Era de classe média, morava nunca casa legal, daí as coisas começaram a andar mal e tive de mudar p uma casa mto feia, de madeira"tipo um bararaco"...Meus amigos ou melhor aqueles q eu gostaria q fossem meus amigos eram da classe média, já eu, pobre, e n era aeito no grupo...Tinha vergonha d meu pai bq era obeso, analfabeto, etc... Conclusão: Baixa auto estima, rejeição, revolta, frustração, vergonha, medo, sentimentos estes semelhantes aos de fóbia. Acredito q estes sentimentos ruins ficaram gravado no cérebro, e se conseguir resignificá-los, ou seja, entender q o moleque q me batia era um problemático, e q problemas financeiros acontecem..., logo, vou poder excluir os sentimentos de revolta, assim, a resignificaçãao´seria o primeiro passo. Importante: Pense em tudo q foi traumatizante na sua vida e tente entender q quem deu causa teve uma história d vida q o levou a agir daquela forma, ou q seus valores foram distorcidos. Ex.O p obre q é criado no meio de pobre tem grande possibilidade d n ter traumas, uma vez q crescerá c seus iguais. Já, um pobre q cresce no meio dos ricos terá grande possibilidade de sentir-se inferiorizado, rejeitado, e, consequenemente, problemas na vida adulta. (continua abaixo)

Anônimo disse...

Acredito q a minha fobia social decorreu de bullying sofrido qdo criança...No período dos 8 aos 18 anos sempre fui perseguido por um cara q queria me bater, e sempre tinha mto medo de encontrá-lo na rua...Era de classe média, morava nunca casa legal, daí as coisas começaram a andar mal e tive de mudar p uma casa mto feia, de madeira"tipo um bararaco"...Meus amigos ou melhor aqueles q eu gostaria q fossem meus amigos eram da classe média, já eu, pobre, e n era aeito no grupo...Tinha vergonha d meu pai bq era obeso, analfabeto, etc... Conclusão: Baixa auto estima, rejeição, revolta, frustração, vergonha, medo, sentimentos estes semelhantes aos de fóbia. Acredito q estes sentimentos ruins ficaram gravado no cérebro, e se conseguir resignificá-los, ou seja, entender q o moleque q me batia era um problemático, e q problemas financeiros acontecem..., logo, vou poder excluir os sentimentos de revolta, assim, a resignificaçãao´seria o primeiro passo. Importante: Pense em tudo q foi traumatizante na sua vida e tente entender q quem deu causa teve uma história d vida q o levou a agir daquela forma, ou q seus valores foram distorcidos. Ex.O p obre q é criado no meio de pobre tem grande possibilidade d n ter traumas, uma vez q crescerá c seus iguais. Já, um pobre q cresce no meio dos ricos terá grande possibilidade de sentir-se inferiorizado, rejeitado, e, consequenemente, problemas na vida adulta. (continua abaixo)

Anônimo disse...

Outro ponto a ser observado é com relação aos sentimentos reprimidos, tente realizar aquilo q tem vontade, mas q é impedido por regras socias, desde q, n prejudique os outros. Ex. Se tiver vontade de realizar um fetiche, q vá numa casa de swing ou outro lugar q possa realizá-lo, mas o realize. (continua abaixo)

Anônimo disse...

Com relação a PNL, pode-se aprender a administrar sentimentos. Bons pensamentos é uma das chaves p obter melhora. Para termos bons sentimentos devemos ter bons pensamentos, devendo por isso eliminar todo pensamento ruim. Bom pensamento leva a bom sentimento, e, consequenemente, a bom comportamento. Isso é importantíssimo. (continua abaixo)

Anônimo disse...

Atividade tbém de grande apoio é exercitar-se, devendo esta ser frequente, eu, por ex, faço 1 hora de bike hergométrica, por dia. A atividade física produz substancias q geram bem estar, mas o importante, é fazer uma atividade física prazerosa, pois se não for, daí passa a ser outro problema. (continua abaixo)

Anônimo disse...

A respiração é outra coisa a se atentar, pois já li q grande parte dos fóbicos teve problrema de respiração, como dificuldade de respirar por diversos problemas q poderiam ser tratados comm o médico especialista. (continua abaixo)

Anônimo disse...

No mais, o q vai ajudar mto, é tornar-se uma pessoa amorosa, ame seu trabalho, caso esteja descontente, procure outro, dê sem esperança de receber algo em troca, se n gostar mais de seu namorado, q então separe, tenha compaixão(o q n quer dizer sair dando dinheiro p os mendigos q encontrar na sua frente), o q tbem n teria problemas, caso desse, desde q entenda q a mendicância é uma questão social, e q tal problema é do governo. Também é importante acreditar em Deus, mas, de forma tranquila, sem fanatismo, uma crença de um católico não praticanté já é o bastante, e mto melhor do que a daquele fanático. Lembre-se, na verdade, nossa mente é como um computador, se mal programado, os problemas surgem, e isso é um fato. (continua abaixo)

Anônimo disse...

Outras dicas importantes:

1 - Não se cobre mto, pois aquele q exige mto de si, tbem se frusta fácil, e frustração está na lista de sentimentos ruins, os quais devem ser excluídos.

2 - Beba mta água, ao menos 2 litros por dia, pois estando bem hidratado melhora a comunicação entre os neurônios.

3 - Passe a inserir pimenta no cardápio, é antiosiolítico e faz bem p a memória.

4 - Opte por comer peixe(salmão, truta, etcc), ao invez de carne vermelha.

5 - Procure comer verduras e legumes, qto mais colorido for o prato, melhor resultado trará a sua saúde.

6- Não seja sedentário, passeie, faça algo q lhe dê prazer, se n tiver prazer em nada, opte ao melhor por uma caminhada em algum parque ou mesmo nas ruas.


Por fim, acredito q o homem sofre por sua própria ignorância, segundo Freud, utilizamos apenas 7% da nossa capacidade mental, e entre se soubessemos utilizar os
93% restantes, certamente curariamos a nós mesmo ou nunca ficaríamos doentes.

Espero ter contribuído de alguma forma. Sucesso p tdos vcs.

vlw

Anônimo disse...

Sinceramente pelos comentários eu esperava mais desse texto, tudo o que foi dito nesse texto é bem óbvio, exceto pela parte de PNL, achei interessante e vou procurar saber mais sobre isso!

Anônimo disse...

Olá pessoal, sofro isso há 16 anos, e nunca tive coragem de contar a ninguém, com o passar do tempo a gente aprende a administrar melhor isso, com remedios e álcool(no meu caso), gostaria de uma ajuda........
quero melhorar, não aguento mais isso, obrigado.

xaves disse...

xaves!!!

Rafa disse...

Poxa, acho que tenho fobia social leve e vou tentar seguir tudo isso.
Eu faço química, e estou sofrendo por conta disso. Sempre tremo quando tenho que fazer alguma coisa, depois fico vermelho porque estão todos olhando, acabo não conseguindo fazer. Tinha até pensado em desistir do curso. Mas vou tentar.

Lucas disse...

Sou gay e comecei a ter problemas na escola a partir da 5ª série. eu sempre era o mais "quieto" da turma... tinha medo de ir pra aula de educação física, então eu matava aula quando tinha educação fisica. Outra coisa que me deixava apavorado era quando tinha trabalhos pra apresentar ou peças de teatro, eu sempre ficava fora de tudo... morria de medo. Mas felizmente as coisas foram melhorando. Na 8ª série eu tinha váários amigos e até apresentei trabalho, tremendo mas apresentei kkkk
Hoje em dia tenho 20 anos, e minha vida é diferente, tenho amigos! Criei mais coragem pra enfrentar certas situações, mas ainda nao to totalmente livre do problema. Eu achava que tinha superado, mas tem algumas coisas que ainda tenho receio, como ir em uma festa, ou falar em público, tbm nao gosto de ser o centro das atenções. Um amigo meu sempre me chama pra sair, mas eu sempre invento alguma desculpa... ele já deve ter percebido, afinal estuda psicologia.
O meu caso nao é tão grave, pois tenho vontade de acabar com isso de vez! o problema é que além da fobia social eu tbm tenho um serio problema que se chama PREGUIÇA kkkkk
Mas já decidi, vou viver mais! Conheço muita gente, e convivo com muita gente todo dia, isso ta me ajudando bastante, e da próxima vez que meu amigo me chamar pra sair, vou dizer "sim, demorou!". Quero ser feliz, eu mereço! e todos nós merecemos! vamos parar de colocar besteiras em nossas mentes, VAMOS TODOS NOS LIBERTAR! KKKKKKK

Abraço, melhoras pra todos!

Anônimo disse...

Parabens por postar este texto ele já está me ajudando muito pois meu caso e semelhante ao seu por favor me adicione no msn meu email e lekinho452@hotmail.com meu blog é www.acsnegocios.blogspot.com te agradeço muito por esse tex e principalmente a Deus pois sofro desse problema a mais ou menos 19 anos pois tenho 38 anos meu telefone é 021 8509-0303 abraço

Anônimo disse...

Eu sofro de Fobia social já fazem 7anos. Me relaciono bem com as pessoas e nos lugares por onde ando, mas o meu problema é quando tenho que apresentar algum trabalho na faculdade, pois fico muito nervosa o meu coração parece que vai explodir de tão acelerado, as mãos soam, fico gelada e minha voz fica trêmula ao ponto de eu não conseguir ler nenhum slide de apresentação do trabalho. Isso tem me deixado muito frustrada e triste, sempre que tenho algum seminário na faculdade eu fujo e acabo me atrapalhando nas discuplinas. O meu grande medo é de não conseguir me formar por causa desse problema.
Gente, como eu sofro!

maycon willian disse...

o CRA vlw vc mudo a minha vida serio msm eu tava quase me matando

Anônimo disse...

sofro de fobia social há pelo menos 3 anos,comecei a perceber depois que terminei o ensino médio, procuro aliviar a ansiedade fazendo caminhada,estudo música, toco violino isso ajuda bastante. mas há alguns dias entrei em uma crise horrível.Não está sendo fácil!

Anônimo disse...

Sofro com fobia social desde a adolescencia e vem piorando com o passar do tempo. Já iniciei vários tratamentos com remédios e alguns foram inválidos. Sai do meu último emprego em outubro de 2010 e to com muita dificuldade de sair de casa e retomar minha vida. Meu marido me ajuda muito sem cobranças e me apoia.Tenho planos de me reaproximar dos amigos e voltar a ter intimidade com Deus, coisas que já ajudaram em outras crises.

Desejo que todos consiguam melhorar e sejam felizes.

Anônimo disse...

Nossa eu não imaginava que tantos homens sofressem com esse problema também, descobri a fobia há uns 9 anos. Desde a adolescência que ela ja dava sinal, mais ainda não atrapalhava a minha vida, depois dos meus 19 anos que ela começou a se desenvolver, e hj luto contra esse mal so século. Já procurei ajuda e depois desisti, mas hj vejo a importancia de um tratamento e acredito que para total cura o primeiro passo é estar aberto para si mesmo e despreender da dificuldade e do conflito que temos com nós mesmos.
Para então atraves de uma terapia libertar disso...adorei seu blog

valeria nicolella fontes disse...

TENHO SOFRIDO MUITO COM ESSA FOBIA SOCIAL, RUBOR FACIAL, ME DEIXA DESESPERADA E MES ENTINDO A PIOR PESSOA DO MUNDO, ESTOU PROCURANDO UMA SAINDA, VOU TENTAR E CONSEGUIR SAIR DISSO, OBRIGADA, O TEXTO É ÓTIMO

Anônimo disse...

galera sofro com isso muito tambem ja repeti de ano por causa disso e a um tempo atras optei por usar drogas pra isquecer isso , nao deu certo , enfim , agora ja estou bem melhor e sempre qnd começo a ficar nervoso eu opto por respirar bem e pensar em alguma coisa boa , pra mim deu certo , boa sorte a todos , nunca desista

Anônimo disse...

Acho que a fobia social entrou na minha vida a partir da infancia nessa epoca eu era apenas timida tenho a lembrança exata da situação que me fez começar a me sentir desconfortavel socialmente e só foi aumentando gradualmente até minha primeira "crise" em sala de aula quando fui apresentar um trabalho e passei mal gaguejei,tranpirei, tremi que mal segurava o papel na mão, não enxergava as letras e quando olhava os meus colegas vi uma nuvem que embaçava os meus olhos.A parti dai me entreguei a situação meu ciclo de amizade eram e até hoje é os amigos da minha irmã nunca fui capaz de conquista -las sozinhas o que me deixa triste. diante das pessoas a minha volta passo um papel de arrogante metida mas só eu sei o que sinto e o quanto dificil é. até mesmo usar o telefone pra pedir uma pizza é uma situação de stress tão grande meu corpo chega a doer. tenho 24 anos nunca trabalhei pq só de mandar um cv pela internet me causa ansiedade, chegar a entrevista é praticamente impossivel pq no caminho eu passo mal mas quando consigo mal presto atenção pq a sensação de ansiedade ainda é presente. tenho um bom convenio medico mas não consigo sequer pegar o telefone e marcar uma consulta, minha familia não leva muito a serio. meu marido até tenta já que uma vez tentando me ajudar tive uma crise de choro que ele ficou assustado e nunca mais conversamos sobre o assunto, tenho vergonha e estou vendo minha vida passar sem poder viver da forma correta, espero um dia poder supera-la
Obrigada

Anônimo disse...

GALERA PRESTA ATENÇAO NO MEU COMENTARIO

PENSAMENTO POSITIVO - eu tive isso e nao levo mais isso a serio , tem que tratar .

PSICOLOGO - se vc tratar com ele tem que levar a serio e pegar um bom , preste muita atençao e fale tudo mesmo cada detalhe vai demorar 1 ano mais ou menos pra voce ter uma consciencia limpa

PSIQUIATRA - nao sei ao bem , maiz vc vai controlar com um remedio que ele ira te passar , vai acalmar, mais eu nao concordo com viver so de remedio , a essencia é sempre uma conversa .

Uma coisa que me salvou muito foi o ESPORTE , ele tira e controla a ansiedade , como vc tem essa fobia , pegue um esporte coletivo , um futebol , volei , basquete , handbol , te ajuda a socializar . fala coisas que te agradam ai vc se sente confortavel e nao liga pra pessoas a sua volta . nao sao as pessoas olhando e reparando voce , é voce olhando e reparando os outros !

A vida é bela pra quem nao tem medo dela .

Maria Emiliana Carvalho disse...

Eu tinha fobia social e ñ sabia, só agora descori e resolvi correr atrás, comecei pela internet e descobri se blog, adoreii, vou fazer tudo o está sugerindo, a única coisa que eu ñ sei se vou conseguir é me comunicar com alguém sobre meu problema, mas prometo que vou tentar.
valeuuuu !!!!!

vou mudar disse...

espero que de certo comigo acabei de ler sua messagem e vou muda

Luis disse...

Olá tenho fobia social e gostaria de trocar informações pois sofro muito com isso. msn junior1980_30@hotmail.com
Obrigado

Anônimo disse...

finakmente encontrei algo legal sobre o assunto q poça estar me ajudando, pois eu tenho fo bia social e o sintoma é terrivel e me causa constraginmento , é suor na cara .

Anônimo disse...

Tenho fobia, e tudo começou de um trauma sofrido quando criança.
Hoje estou cursando grh, mas continuo com os mesmo sintomas, ultimamente estou numa crise terrível, depressão total, e o pior a minha família diz que isso é frescura.
Estou à procura de vencer a fobia. E pesquisando no Google achei o seu blog, parabéns muito bom o blog. E curioso a técnica de pnl, vou procura saber mais.

Anônimo disse...

Olá!!
Sofro deste problema há 4 anos.Quando tenho que falar em público uso Rivotril sublingual,receitado por um médico é claro.É a minha salvação!Também tomo Sertralina 50mg e faço meditação diariamente,é muito bom!!

Anônimo disse...

Eu sofro de fobia social e tava tentando sai dessa sem ajuda de remedios so com livros de autojuda eu tava me sentindo melhor mas voltei pra escola tudo piorou pois passei a sofrer buling por parte da professora com meus colegas de classe era tranquilo so que a prof não contente de praticar o buling sozinha ela colocou mais duas colegas minhas contra mim ai meu sofrimento aumentou piadinhas apelidos eu tento ignora elas mas não adianta parece que elas tem inveja de mim sei la....

Anônimo disse...

Galera sera se tem um curso que vcs saibam...tipo de fazer palestra e treinar a parte de falar em publico??Minha maior dificuldade é esta...putz fico muito nervoso...e sempre sai uma bos...

Anônimo disse...

poh tbm sofro de fobia social muito ruiim.no dia a dia sou sempre muito quieto. no trabalho me atrapalha bastante isso.. qlqler coisa fico vermelho tremedeira, nao consigo escrever com alguem me observando as vzes eu coloco na cabeça ''foda-se tudo'' até ajuda um poko.. mas msmo assim complica mto meu dia a dia.. quem qiser trocar maais ideia me add lek-doido_rock@hotmail.com
vamo reunir todos os fobicos e fazer até um grupo no msn para debater o assunto agradeço já

Anônimo disse...

tenho 18 anos tenho fobia social larguei meus estudos hoje em dia vivo 24 horas preso dentro de casa nao sei mais oque fazer tenho medo ate de ir na padaria si alguma pessoa vim falar comigo fico vermelho , nao contei para meus pais pq eles vao cha qui estou louco ja nao sei mais oque fazer mais este texto mi deu alguma esperança.

Souza disse...

sempre fui timido, mais depois de um certo tempo fui vendo que tinha dificuldade de socializar, tinha os mesmo amigos de sempre e tal nunca conhecia gente, e o problema agravou depois que vim moras no Estados Unidos para estudar e jogar futebol por uma universidade, tinha medo de conversar com as pessoas,ia sempre comer na cafeteria em horarios que nao havia muito gente, e principalmente de arruma relacionamento amorosos, mesmo sendo considerado bonito e com um fisico atletico. Fico nervoso e ansioso quando vou conversar com alguma menina, ah nao ser que eu tiver bebido ou usado alguma droga. Quero muito mudar esse meu jeito, pq faculdade eh uma epoca que eh pra ser umas da melhore partes da nossa vida. Esse texto realmente me deu um pouco de luz, espero resolvaer esse problema, que Deus permita que sermos fortes e manter a cabeca erguida!

Anônimo disse...

ai adorei este conteudo; graças a Deus estou tambem estou conseguindo superar este desagradavel problema atrvez do pensamento positivo. Lembrome das ocasioes em mais se densencadeou o quadro de anciedade , e reformulo o episodeo em minha mente de forma positiva, oque me da um novo conceito para passar por situaçoes semelhantes, parabens pela materia

Unknown disse...

ENTÃO... QUEM É MUITO TIMIDO E SOFRE COM ISSO COMO EU... É SÓ BEIJAR ALGUMA MENINA QUE VOCE VAI SE SENTIR MELHOR
E SE VOCE FOR LOUCO, COMEÇA A USAR MACONHA PRA VC SE DESCOLA
BOOM... PRA MIM EU NAO USARIA MACONHA E NEM VO USAR
MAS DA FALTA DE MENINAS QUE EU ESTOU PASSANDO POR UM ANO, ME DEIXOU VULNERAVEL E TIMIDO...

Anônimo disse...

Gostaria de saber como arranjar esse tratamento PNL em portugês, pq eu fiquei interessada...
Estou fazendo outro tratamento, mas não vejo resultado.

Anônimo disse...

Tenho 16 anos e tenho fobia social . Praticamente não saio de casa mais , com medo que as pessoas me olhem . Tenho dificuldade em sair na rua e comprar qualquer coisa pra mim . É difícil pra mim pedir informação a alguém . Fico vermelha constantemente . E em provas orais , fico muito nervosa. Tenho muita vergonha de falar com pessoas desconhecidas e olhar nos olhos delas.Me acho inferior ...E acho minha vida ruim , por causa disso . Não sei porque fiquei com fobia social , eu não tinha... Preciso de ajuda , mas não tem como eu contar pra ninguém , tenho vergonha e falar pras pessoas que tenho fobia social , vão me achar ''louca'' !

Anônimo disse...

Meu deus, sofro de fobia social há 3 anos e nem psicologo resolveu, tenho esperança q fazendo oq ta escrito no texto, possa fazer coisas q eram impossiveis ou constrangedora.
Mto Bom.

Anônimo disse...

Fobia social é uma merda. Vou te contar, li todos os comentarios daqui, alguns me deram até um aperto no coraçao por me identificar tanto com certas historias. Desejo tudo de melhor nesse mundo pra vida de cada um de vocês.

alexandre disse...

eu gostei muito dese texto . eu queria mas . com esse texto eu me sinto melhor. te de sejo a você muita boa sorte na sua vida

Anônimo disse...

Descobri que tenho fobia social a pouco tempo fuçando na net. Tenho 19 anos, sou mulher e já passei por 2 crises (os médicos não me falaram o que era mas acredito que era fobia) (aos 11 e 15 anos) mas consegui superá-las com ajuda de psicólogo e remédio. Pensei que estava curada e que poderia seguir minha vida tranquilamente. Mas nesse ano tudo mudou, entrei na faculdade e de uma hora pra outra comecei a ficar com medo de tudo. Quando vou nas aulas eu fico tremendo, com o coração palpitando, quase não consigo falar e fico principalmente com medo das pessoas. Minha vida tá um inferno. Todos na minha casa pensam que eu estou louca pois contei pra eles o que eu estou passando. Tudo que eu falo pra eles não tem nexo nenhum, eles acham que é frescura etc. Queria ser apenas normal, ter uma vida normal, me livrar desse medo mas vi que é impossível. Não desejo isso pra ninguém, é a pior coisa do mundo.

Anônimo disse...

eu tenho fobia social
tenho tudo para ser feliz mais o medo nao me deixa vencer,já fiz terapia.e muitos outras ,mais as vezes so o alcool que me ajuda tenho medo ,pois estou bebendo cada vez mais...parame esconder tinovo e depois no dia seguinte tenho os tremores horrivels quando estou com amigos.

Anônimo disse...

Oi amigo vc escreve muito bem.fico feliz por vc conseguir sua auto estima dinovo
e a sua supercao,mais para quemNAO TEM DINHEIRO DE FAZER TERAPIA FICAMOS COM FOBIA DO MESMO JEITO????

Anônimo disse...

Também sofro de fobia social. começou no ensino médio,antes eu não tinha esse problema dançava em público quase todos os dias na escola, porém com o tempo comecei a ter os sintomas de fobia social. Todos já sabia que eu era tímida, pra apresentar trabalhos na escola começava a tremer, coração disparado,tontura é muito ruim sentir isso.Procurei respostas na internet mensagens de auto ajuda. Gostei muito desse site porque me identifiquei muito, e sei como é ruim passar por esses constrangimentos, principalmente o fato de ficar vermelha é o que sempre acontece comigo, quando algo de errado acontece comigo ou quando tenho que responder em público, ou quando alguém repara em mim. Mas quando decidimos mudar, é um passo e tanto por mais que sabemos que teremos dificuldade pela frente é a atitude que vai nos trazer experiência, obrigado pelas dicas.

Silvio disse...

Parabens pelo site!!! Otimas dicas
Tenho fobia social, nos ultimos três anos tive melhora pelos remedio interonpi o tratamento e ela voltou, isso porque quando o remedio faz efeito, eu fico tão bem que acho que não preciso mas de tratamento e não prático exercicios fisicos, sou sedentario padrão, isso é muito, pq pelo que tenho experimentado, é um conjunto de tratamento que faz uma cura definitiva, nisso vale apena crer que tem FS e buscou informação na internet já deu o primeiro passo.
Muita paz para todos.

Paulo disse...

Por favor onde posso achar algum material em portugues do citado pnl?
Todos nos precisamos desse "antidoto"
e já procurei na net mas só achei definiçoes por favor se puder me indicar links estaria agradecido,obg adorei seu blog

Francisco Alves disse...

Gente atentem para o seguinte trecho da carta está 100% correto:

"O problema da fobia social é que ela coloca um rótulo em você. Quase como se existisse algo seriamente errado com você. Seu cérebro não está certo. Na verdade, a primeira vez que eu ouvi falar sobre fobia social, que existia um nome para isto, isso me fez me sentir pior e aumentou o problema. Porque eu comecei a pensar que existia algo de errado comigo. Mas depois eu percebi que era tudo besteira. NÃO EXISTE NADA DE ERRADO COM VOCÊ! OK?

Você é um ser humano perfeitamente bom, não existe nada dee errado com seu cérebro. É apenas a forma que você pensa, e acredite em mim, você pode mudar a forma como você pensa. Existe uma solução para todo problema, até fobia social, permanentemente. E eu vou te contar como e porque isso funciona."

--------------------

o segredo é se expor aos poucos socialmente,comigo ja deu certo e estou curado completamente.outra dica pessoal é fazer um esporte e uma terapia pra controlar a ansiedade,no meu caso eu fiz Yoga e começei a jogar Futebol,fiz muitos amigos começei a sair mesmo com todas as dificudades e vergonha mas depois fui vendo que a vida é igual para todas as pessoas,mesmo que pensem mal de você,te humilhem, vc nao tem controle sobre o pensamento ou o que as pessoas acham de você,o que se pode fazer é agir naturalmente. melhorando seu bem-estar vc ganha mais auto-confiança e volta a ser uma pessoa normal que não fica nervoso nem ansioso facil.outra coisa q eu fiz tbm foi conviver com outros fobicos sociais e trocar experiencias,sempre com perspectiva de melhora,se vc quiser vc consegue,a força de vontade do ser humano é incrivel e consegue ser mais forte q seus proprios pensamentos negativos...tentem vcs vao se curar.boa sorte e nunca abaixe a cabeça Jesus sofreu na cruz mas conseguiu enfrentar tudo,lembre-se dele,inspire-se nele e vc vai se tornar outra pessoa.

Anônimo disse...

Olá, adorei o seu texto.

Mas somente uma dúvida com relação ao rubor. Qual o método que você utiliza para fazer o calor ir direto para o seu pé?

Obrigada!

Anônimo disse...

Se tiver alguém a fim de falar sobre fobia social tem uma sala no Zello(o aplicativo)ID da sala Fobia.social eu sei como é sofre com isso já são 13 anos de fobia.

Anônimo disse...

Legal o texto,nunca tiver coragem de contar o meu problema a alguém,minha vida se resume a tristeza baixei o aplicativo que falaram é muito bom falar com quem sabe o que é ter fobia social recomendo,não fujam do problema só piora tudo.

Anônimo disse...

show de bola! acredito plenamente na historicidade deste artigo, algumas coisas eu já suspeitava,porém havia esquecido de tais. Em suma, foi ótimo , funcionou como um alerta, além de ter um valor muito nobre, que o de ajudar as pessoas que sofrem deste mal.

Anônimo disse...

Ae pessoal muito legal este blog, quem se identificar com minha historia vou deixar meu email no final para futuros contatos ok? Bom, ate os 18 anos eu era um cara muito divertido com todos, sempre um dos que mais conversavam na sala de aula, ou melhor, com todos do colegio, nunca tive problemas de relacionamentos ate os 18 mais ou menos... Mas depois disso nao sei o que foi acontecendo comigo, fui ficando meio travadao, com vergonha dos outros sem motivo algum, hoje se eu ver alguem que eu conheço na rua chego ate a me esquivar porque fico nervoso, fico vermelho por qualquer situação, qdo estou em uma loja por exemplo fico pensando o que as pessoas estao pensando de mim, que sou o centro de tudo e isso me incomoda bastante se vou a algum evento preciso beber alguma bebida alcolica para conseguir me divertir, quando estou com alguem fico pensando o que falar e ai sim que nao consigo dizer nada, e quando vou falar parece que tenho que fazer um esforço e as ideias se embaralham e etc. Isso nao eh direto 24hs mas me incomoda muito quando acontece.Sou do interior de SP meu email strikeldn@hotmai.com quem se identificou comigo entre em contato para troca de experiencias

Anônimo disse...

muito bom a carta tenho fobia social a 14 anos e nos ultimos anos os sintomas diminuirão um pouco ate acho que diminuirão uns 50% percebi que quando vc se submete a situaçoes que te deicham muito desconfortavel depois vc ve que não era tão ruim e voce acaba se sentido mais confiante.

Silvia disse...

Gostei muito, me animou bastante, mesmo se essa estória não for verdadeira me ajudou muito a me sentir melhor, vou procurar ler livros que me anime e me diga coisas positivas para eu ter sempre o pensamento positivo. Vocês já pararam para pensar que quando lemos algo de positivo como esse texto, ficamos mais animados? Isso quer dizer que esse metodo funciona, mesmo que tenhamos que trabalhar bastante nesse metodo.Eu já li de tudo sobre fobia social na internet e cheguei a conclusão de que, se quisermos realmente mudar, precisamos sair da nossa situação atual, mudar totalmente de vida dos mesmos contatos, inclusive ficar longe da familia, mudar de cidade literalmente. Pretendo fazer isso em breve, sair de casa e recomeçar do zero porque não quero mais ver as mesmas pessoas que sempre convivi até hoje. Acredito que isso vai me fazer ser outra pessoa mudando de cidade.

Anônimo disse...

Sofro de fobia social a um bom tempo mas por volta dos meus quinze anos ela ficou mais forte já passei por quase tudo descrito nós outros comentário entendo plenamente cada um,eu ainda graças a Deus tenho tempo para corrigir esse problema e o que estou tentando fazer se alguém quiser trocar idéia estou sempre na sala Fobia.social no zello(o aplicativo )sei que falar pode ser difícil mas se eu conseguir vc também vai é ótimo para aprender a falar com as pessoas sem ficar nervoso o que ajuda no controle da ansiedade é de graça e vc não precisa se idêntica .

Anônimo disse...

eu nao sou muito timida mas quando lembro sofro de fobia social comeco a tremer as mãos e a soar frio procuro esconder as mãos para que ninguen veja que estou tremula.

Anônimo disse...

comprem o livro poder sem limites e desperte seu gigante interior me curei da minha fobia com isso,boa sorte,confie em sua mente

Anônimo disse...

Minha vida costumava ser normal até a oitava série. Aconteceu um fato chocante na minha vida, que eu nunca esqueço, e me culpo todos os dias por aquilo. Perdi a conta de quantas vezes eu dormi chorando, pedindo a Deus que me perdoasse se eu não aguentasse a dor e me matasse. Eu sinceramente, costumo achar que tem algo errado comigo sempre que vejo alguém me olhando, e quando tenho que ir a festas, eu encho a cara, me entupo de bebida, para poder ser social e conversar olhando nos olhos das pessoas, pois nao consigo quando estou sóbria. Acham que eu sou louca, mas no fundo, estou apenas sozinha e triste.

Gabriel Rodrigues disse...

Pow Kra Valeu por este post... mas ja venho tendo melhoras desde que me abrir com algumas pessoas sobre esse assunto.. e procuro sempre me exercitar e conhecer novas pessoas..
Obrigado!

Anônimo disse...

Nossa gente! Esse depoimento renovou minhas forças, descobrir a pouco tempo que tenho Fobia Social, sempre tive os sintomas ,mas nunca entendi o que acontecia comigo, achava que era uma coisa que somente eu sentia, pois não conheço mais ninguem proximo a mim que passe pelo mesmo, ou talvez não comente, como ao longo da minha adolescendiae juventude ja tranquei dois cursos tecnicos e duas faculdades e estava preste a trantar mais uma faculdade, resolvir procurar na internet, e descobrir que tem várias pessoas que passa pelo mesmo, mas o que realmente quero deixar relatado aqui é que agora que sei do problema estou decidida a lutar para solucionar o problema, ainda que eu tente até meu ultimo dia de vida, mas não vou deixar a vida passar sem ao menos lutar, sei que pra quem tem o problema a aparencia que temos é que é algo imposssivel de se resolver, mas decidir que prefiro morrer de vergonha diante das pessoas do que morrer dentro do meu quarto vendo a vida passar. DEUS NOS DARÁ FORÇA

juliano disse...

gostei muito desse texto eu queria q alguem me endicase um livro q eu consiga pra poder me ajudar quero me livrar disso q me encomoda se alguem poder me diser um nome de um livro bom eu agradesso

Anônimo disse...

gostei bastante de ler.. eu sofro muito com isso.. já recebi propostas boas de serviços por eu estar na faculdade, mas eu me empolgo e logo tenho uma crise de ansiedade. já tentei trabalhar e me senti muito mau no ambiente..então prefiro ficar no meu quarto estudando,já que até na faculdade fico ansiosa.. Ao mesmo tempo que me sinto relaxada sózinha sinto-me mal, por causa da solidão, pois até com meus amigos tenho crise de ansiedade..

pensei que eu fosse um cado único! abrass

Roberta

Anônimo disse...

Acho que seria legal fazer amizade com as pessoas que tem fobia social.. teríamos uma boa relação de compreensão e um poderia ajudar o outro!

Thais disse...

Ja tem ums 2 anos que minha vida não é a mesma. Tudo que vou fazer que eu tenha que lidar com pessoas eu entro em panico. Na faculdade tenho dificuldade de me espressar, apresentar um trabalho, sofro com rubor facial e toda vez que fico em situação de exposição eu começo a fica vermelha e a ter taquicardiaca, e isso ta acabando com minha vida, so quero poder voltar a ser normal e não ter medo mais, quero ter uma vida denovo. Gostei muito dessa carta, vou tentar algumas coisas, espero que de certo e desejo o mesmo pras outras pessoas com o mesmo problema. Abraços!

Anônimo disse...

CONVIDAMOS o autor do Blog, e ficaríamos muito satisfeitos de seu aceite, a poder integrar nosso grupo no facebook "FOBIA SOCIAL_", somando esforços com toda a sua experiencia.

O convite é aberto aos leitores também.

https://www.facebook.com/groups/GrupoFOBIASOCIAL/

Grande abraço !!!

Anônimo disse...

Tenho timidez desde criança, foi piorando e hoje tenho 29 anos e descobri pela internet que tenho fobia social, creio em Deus e acho que só ele pode me ajudar, claro, junto com todas essas dicas também, fico vermelha e situações nada a ver, com meu pai, mãe e irmão, pessoas intimas que não eram pra acontecer. Acho que estou ficando louca, pq não é só a fobia social, mas vem junto um medo de tudo, saio de carro e acho que vai acontecer um acidente comigo, vou dormir e só penso em tragedias, fico imaginando a minha morte, como será que vai ser... é muito ruim, não tenho a vida que eu gostaria de ter, não tenho nem uma profissão direito, pq acho que não sou capaz de fazer nada. Uffa desabafei pelo meninos. Pra terem noção eu não falo do meu problema pra ninguem pq tenho VERGONHA!! Abraço!

Anônimo disse...

ja tinha lido sobre pnl, mas ate hoje nao achei algo efetivo de como funciona, apenas teorias e explicações do que se trata.

A verdade é que ja quis me matar e pra ser bem sincero nao tenho idéia do porque ainda estou vivo. Tavez no fundo eu queira uma vida de verdade.

contudo não me vejo capaz de controlar nada. preciso seriamente de ajuda, mas meus familiares jamais aceitariam que eu buscasse tratamento afinal, de acordo com eles, "isso é coisa de quem nao tem deus no coração"

Anônimo disse...

Olá, Li a estória e creio que haja nela muita coerência. Contudo tenho reservas a estes merchandising de gurus e etc. Sofro desse mal desde que me conheço por gente. Na verdade, por volta de meus 7 a 9 anos eu era um rapaz mais extrovertido: liderava os meus amigos que moravam em minha rua; contudo, SEMPRE NO AMBIENTE ESCOLAR tive medo das coisas. Hoje tenho 29 anos, estudo direito, não consigo fazer nada da minha vida. Sofro demais, já tentei de tudo. Vou lutar mais, mas ando fraco. Boa sorte a todos!

Anônimo disse...

eu tambem tenho e a única solução para isso é se matar esse mundo está uma droga mesmo.

Anônimo disse...

Se você conseguiu,Tbm consiguirei!

Anônimo disse...

pensa na minha situação, empresario com fobia social, eu to uma droga total, vou me testar com tudo o que disse acima, obrigado!

Linkgb disse...

Anti-depressivos é a melhor maneira de se tratar a fobia social, os inibidores da recaptação de serotonina,são extremamente eficientes, mesmo que não pareçam que estão funcionando,quando menos perceber estará curado ! A fobia social, ao meu ver é um dos mais penosos transtornos de ansiedade, mais tbm o mais facil de se curar.
Se você consome Acool e se sente mais extrovertido é sinal que os remédios iram fazer efeito. Digo que isto é um Fato.Deve se tomar remédios por pelo menos 1 ano... Não tenha medo pois IRSS quase não contem efeitos colaterais penosos. Mais deve sempre ser acompanhado de um profissional ! Tem Cura sim acredite...

Anônimo disse...

Olá Pessoal,
Estou prestes a começar um tratamento contra essa fobia horrivel que tem aruinado nossas vidas. Achei o texto acima muito bom e na nossa situacao acho que vale a pena tentar todas alternativas. Essa fobia se iniciou em mim a 3 anos. Infelizmente vejo que esse transtorno esta literalmente acabando com minha vida. Antes eu era uma pessoa querida por todos, alegre e cheio de sonhos, hoje nao tenho mais nada. So tenho a vontade de voltar a ser como antes. Tenho tudo pra conseguir um bom emprego, me formei no exterior, falo 3 idiomas, ja viajei muito, mas me sinto completamente inutil pois nao consigo encontrar um trabalho. Para melhorar minha situaçao sou homosexual. Realmente essa fobia esta acabando com minha vida. Gostaria de deixar meu email pra conpartilhar experiencias e formas de tratamentos. Creio que se termos muita fe, dedicacao e seguir um bom tratamento podemos eliminar esse mal de nossas vidas. Desejo que todos aqui encontrem algum tratamento, pois eu sei muito bem como é tentar viver com esse mal. Aguardo o contato de voces! Obrigado. mateusandrademg@hotmail.com

Anônimo disse...

Não confundam timidez com fobia social.

Anônimo disse...

Este é um problema complicado que venho sofrendo nos últimos tempos.

não me sinto e muitas vezes não me comporto como tímido mas ainda assim evito varias situações sociais.

recuso (ou simplesmente falto) quando convidado para festas. não deixo as pessoas ficarem muito íntimas de mim ou me conhecerem direito.

não tenho amigos e, mesmo querendo te-los, evito fazer amizades. até tenho bons colegas que poderiam ser meus amigos mas eu sempre evito a intimidade.

nunca namorei ou fiquei com alguma garota. todas as minhas relações sexuais foram com garotas de programa.

me sinto só, triste e às vezes sem disposição.

o pior de tudo é que também não consigo buscar ajuda. chego a fazer planos de ir a um psicologo ou psicanalista mas sempre enrolo e continuo na mesma.

ana disse...

kara muuuito bom esse texto,parabens.

davyd disse...

gostei muito

Anônimo disse...

eu tenho fobia social, vocês falam de um modo como se fosse fácil lidar com isso, e esse carta não funcionou muito, já sabia disso. agora, vou ver se vou a um psiquiatra ;s

Anônimo disse...

muito o bom o texto!

kelly disse...

Essa pressão do cotidiano ,faz com que eu ,assim como milhares de pessoas se isolem do mundo ,procurando outros mundos alternativos...mas lendo e revisando tudo o que vc disse parece ser bem mais facil...obrigada por seu depoimento ,amei o testo e tentarei por tudo o que li,em pratica!! kelly abdalla

Anônimo disse...

Eu tambem tenho alguns sintomas , eu nao sinto isso a qualquer hora so quando alguem me deixa muito constrangido , mas isso nunca me atrapalhou na vida social eu tenho muitos amigos me dou bem com minha familia fico e namoro com algumas mininas e nao fico vermelho .. mas eu quero muito me livrar de vez com isso pq isso me atrapalha muitas vezes .. e essa carta vai me ajudar muito ... obrigado irmão

Anônimo disse...

Esse é um dos melhores textos que li na vida,muito melhor do que publicacoes de revista.

Muito lúcido,muito explicativo,sem enrolacões e sem mentira.



Anônimo disse...

Muito bom cara .. me deu muitas ideias.. se puder escreva um pouco mais.. ajudou mesmo .. VLWS

Anônimo disse...

esse site é de uma menina que têm fobia social vale a pena dar uma passadinha lá: http://www.diariodeumasociofobica.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

tenho esta desordem mental. cid f40.1 e realmente e muito dificil viver assim... as vezes deixo de ir na escola porque comeco a passar mal e uma sensacao muito ruim e nao tem como explicar aqui. mais tenho certeza que este texto ira me ajudar bastante a superar isso. muito obrigrado por ter postado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tenho um filho com este problema demorou até que se pudesse identificar do que se tratava, pois no comeco, nós só analizavamos alguns fatos separadamente e nao conseguimos classificar imediatamente o problema. Nós só ficavamos atrás das causas do problema e procurando onde erramos!
Ele já até passou por tratamento mas a clínica foi absolutamente incompetente e por nao conseguirem nem mesmo fazer o diagnóstico ficavam nos torturando com coisas como "o que vc fazem com ele, para ele agir assim?". Um horror pois nós como pais já sofremos muito com isto! Nos importamos muito com ele! Portanto se vcs forem procurar ajuda verifiquem a competencia deste profissional pois ao invés de ajudar podem piorar a situacao! Tomem referencias pois esta cheio de pessoas incompetentes nestas áreas!A única coisa boa foi que meu filho conheceu outro garoto na clínica com o mesmo problema e fez amizade com ele! Agora estou a procura de um profissional confiável...

Anônimo disse...

They will offer a good fit that does not slip around the sides of your head.[url=http://www.themikeschrullteam.com]oakley sunglasses cheap[/url] Its model evokes adventure, high action plus a rebellious streak.
Barron 3500 Basic word list or Grubber 2300 Word MasterI definitely planning on reviewing both, but I might not have time to finish the other since SAT is approaching.
"This is what police brutality looks like," stated Ryan Zielinski, 23, a protester who said he was hit in the chest with a baton as police pushed protesters back.


Most consumers can try on just one pair and be sold for life because they are comfortable, generally very light weight, and they provide all of the protection that one needs without taking away from the visual experience.(default) means any user, whether logged in or anonymous, can edit or move the page.[url=http://medqual.fr/pro/sac-lancel.php]lancel[/url] It will be perfect if you wear a suitable sunglasses when you at beach for your holidays.
Fourth, think "light": remove all negative and distracting thoughts and in .
If you don't find a place, look on the Internet to read some reviews and to see if you would like to wear them.


In a barrage of new TV spots and full-page newspaper ads, Nike unveiled its latest pitchman: pro golfer Tiger Woods.Most importantly, you'll want to make sure there is a reasonable return policy, just in case.However, you'll think that there's no reason to purchase a new pair of oakley sunglasses cheap.[url=http://www.designelementsco.com]fake oakley sunglasses[/url] While other people such as celebrity and extremely key individuals or VIP use high sunglasses such as Charles Oakley sunglasses and laybourne sunglasses not only to your purpose or safety but for the development of fashion.

Unknown disse...

Mano completamente. eu sou igual vc era,minha fobia aumento mt esse ano...vlw mano...mais assim ne graças a deus q eu tenho um poko de timidade com outras. pessoas eu perdi 6. amgs esse ano mais graças a deus eu to recuperano eles de volta...me segue no google twitter q eu falo mais sobre isso...d tá escreveno isso ja ta me ajudano mt.. eu posso respira fundo e soltar ajekele ar de uma pessoa totalmente feliz

Anderson H. disse...

pessoal eu tive fobia social e chegou ao estremo de nem sair mais de casa só de tocar meu telefone celular eu já ficava em panico ,e ja fiz vários tratamentos mais agora encontrei a minha cura os melhores tratamentos que fiz e ainda faço é acupuntura e esse http://www.rogeriocastilho.com.br/en/ http://www.facebook.com/pages/Instituto-Rog%C3%A9rio-Castilho-de-Hipnose-PNL/174111192653505?fref=ts acreditem esses são os melhores ,garantidos para vcs saírem desse sofrimento que é horrível !

Anderson H. disse...

www.rogeriocastilho.com.br

Anônimo disse...

bom eu sofro com isso ha mais de oito anos,ate comecei um tratamento mas parei,afinal,ficar saindo de ksa nao me agrada nem um pouco,sinto q meu problema so esta piorando,e isso me desanima kda vez mais.As pessoas me julgam realmente pelo meu jeito:nao gosto mto de cumprimentar as pessoas na rua,por isso falam de mim e isso me incomoda p falar a verdade ate me esforço mas, nao consigo msm.E pior meus pais nao me entendem,por isso, nao me apoiam.

Anderson H. disse...

Isso é horrível mesmo também me sentia assim mas já estou bem melhor mais ainda evito muitas situações ,isso atrapalha toda a minha vida !
mais eu tenho muita fé isso vai acabar e eu vou ser melhor do que eu era ....

aline disse...

eu sofro de fobia social a alguns anos, tenho 28 anos e até consigo ter uma vida normal, pelo menos ainda tenho meu emprego, mas vivo só naquele mundo, já tive várias ofertas para crescer na firma, mas nunca tive coragem de me candidatar, ás vzs tenho vontade de sumir,o q mais me deprimi é o rubor facial, fico vermelha por qualquer motivo ,mas não é aquele vermelho de timidez, é um vermelho que parece uma alergia e todos percebem,pareçe um pesadelo só que pior porq a gente nunca acorda! eu sou uma pessoa atraente,eu gosto de ser elogiada, quem não gosta, mas pra min isso tbm é uma tortura pois sou muito cantada no serviço e isso me deixa muito desconfortável,coronel indique algum site para baixar pnl mp3, porq esse está dando erro, estou desesperada atrás dessa terapia! help

Anônimo disse...

Nossa eu amei esse texto :)
Me identifiquei muito com esse texto.Vou começar a praticar desde já! :)

Anônimo disse...

Eu tenho fobia social a muito tempo,eu tenho um emprego,mas eu tenho muita dificuldade de lidar com o cotidiano ,as coisas mais simples como pegar um ônibus me deixam inseguro,eu estou tentando mudar meu foco de pensamento,parar de me preocupar sobre o que as pessoas estão pensando de mim (se é que estão pensando algo sobre mim ,pois a maioria das vezes que o fóbico tem essa impressão,ela ñ é verdadeira)é um exercicio difícil,mas é possível.Só ñ concordei quando ele disse se ñ gosta de seu emprego peça demissão rsrs..ok no BR ñ é tão simples assim.Outra coisa importante para mim é ter e busca a vida espiritual.

Anônimo disse...

descobri que tinha fobia social no ensino médio quando tive que apresentar seminários, nossa! que horrível foi esse dia, comer na frente de outras pessoas era horrível, mas por incrível que pareça concluí me faculdade, detalhe: no dia de apresentações eu bebia duas latas de cerveja, aí pronto dava um show lá na frente, no meu tcc tbm foi assim,só que me sinto frustrada por ter conseguido dessa forma, graças a Deus a bebida naõ me prejudicou, era só no dia e pronto. mas agora penso em fazer uma outra faculdade e mais MEDICINA, tenho que me curar disso, não posso beber a acada aapresentação já pensou? não quero tratamento c remédios tenho medo de ficar dependente,quero terapias, alguém jpa ouviu falar em terapia virtual 3D?

Anônimo disse...

Eu faço faculdade e estou tendo dificuldades para me relacionar com meus colegas de classe. Tenho a sensação de não entender nada dos assuntos que eles conversam, e isso me deixa muito frustrado. A situação piorou quando eu comecei a me interessar por uma menina da classe, por que eu não consigo nem dizer oi pra ela XD. Logo surge uma avalanche de pensamentos negativos do tipo "vocè não consegue nem ter amizades com os outros, como você vai ter um relacionamento amoroso?". Antes eu até falava mais com as pessoas, mas eu sentia que não conseguia me aproximar mesmo das pessoas. Com o tempo, acho que a minha frustração me deixou deprimido e eu exteriorizei no meu modo de agir, e isso afastou as pessoas. Vai fazer um ano que eu estou na Universidade e já estou me sentindo isolado, é muito difícil conversar com quem está do meu lado e eu fico sozinho sentado na minha carteira no intervalo, me sentindo um idiota e procurando desesperadamente alguma coisa pra fazer, tipo mexer no celular ou no caderno, pros outros pensarem que eu não estou sozinho, só estou ocupado ou estudando. A meninda que eu gosto provavelmente nem sabe que eu existo. Faço tratamento psicológico há alguns anos e até agora não senti melhoras. O que me irrita em alguns tratamentos são as promessas de que você vai ser um super-homem e vai pegar todas as mulheres que quiser. Eu sinceramente não estou atrás disso e nem gosto dessa coisa de "pegar" mulher. Eu só gostaria de ser uma pessoa mais agradável que convive bem com as pessoas, e é claro gostaria de conhecer uma garota legal e namorar com ela, mas a minha incapacidade de lidar com meus problemas está me deixando cada vez mais frustrado e sem esperanças. Já cheguei a pensar em cometer suicídio por ter pensamentos negativos do tipo "eu nunca vou conseguir mudar, é melhor acabar com o sofrimento de uma vez" ou "eu não mereço viver porque eu não passo de um covarde".

Anônimo disse...

não faça isso,vc tem que procurar melhorar, como eu estou fazendo, a vida é linda, vc tbm pode ter uma vida linda, basta querer, eu tho essa dificuldade isso é fobia, vms enfrentar! eu tbm achei q não ia casar de tanta timidez! hje sou casada tenho uma filha linda!fiz mh facul, e vou fazer outra, procurei ajuda,enferntei o problema, não sou a Fátima Bernardes na comunicação mas melhorei bastante.vc tbm conseguirá, basta querer!

Anônimo disse...

Recomendo a todos escutarem as palestras de Luiz Gasparetto,tem várias no youtube, de vários temas, também tinha todos esses problemas descritos acima, melhorei em torno de 70 a 80% só o escutando, acreditem tem palestras que te deixam super motivados e ele mostra que sozinho você pode tudo!!!

As melhores são: Poder Pessoal, cura da timidez, medo dos outros, enfim, tem varias muito boas, mas essas são as melhores...

Anônimo disse...

bem eu vou contar mais ou menos como e a minha vida entediate e inativa

desde cedo q sempre tive situacoes q me deixavam pouco confortavel como visitar a familia e ser o centro das atencoes mas dava tanta importancia ao caso apartir da adolescensia com os meus 14 e 15 tinha muitos problemas de baixa autostima stava sempre me a comparar com os outros me achando sempre inferior a todo mundo ai chegou a depressao cheguei a reprovar no mesmo ano por nao aparecer em trabalhos escolares e os professores quase q nao me conheciam eu chegava sentava na minha cadeira e ficava calado ate ao final da aula mas achava q era uma fase normal da puberdade mas ao retornar as aulas no ano seguinte tive um ataque de panico no primeiro dia de aulas e foi ai q percebi q algo de errado se passava comigo mas como a maioria dos fobicos me achava a pessoa mais estranha do mundo q ninguem me entendia e q nao houvesse ninguem igual a mim descobri q sou fobico a um ano por lado fiquei feliz por saber q tenho uma doenca mental e q tem tratamento mas por outro me afoguei mais ainda na depressao perguntando me porque q isto esta acontecer comigo de principio era um jovem cheio de sonhos achando q conseguiria vencer a fobia mas tratou de destruir todos os meus sonhos a minha familia e a q mais me critica como se eu agisse desta forma propositadamente de la pra ca a minha vida tem sido um inferno as pessoas me vejam como um completo idiota mas so deus sabe o q eu tenho passado agora a momentos q me sinto um tipo sociavel mas basta so aparecer uma situacao de desconforto pra cai na realidade agora estou com 17 anos e vos digo nunca pensei em suicidio de forma tao seria como estes anos da minha vida e vos digo por experiencia propria a maior tolices de todas e tentar enganar o cerebro se bem q nao devemos desistir mas e dificil ser fobico em uma sociedade exigente como a nossa

Darlane disse...

Bom na verdade descobrir ontem através da internet desse transtorno que me atormenta, no meu caso é um pouco diferente. as crises de dor no peito, falta de ar, pensamentos acelerados, angustia e agora acompanhado de uma coceira incontrolável do dedo da mão.Fui em busca de ajuda sobre ansiedade e descobrir que tenho a tal FOBIA SOCIAL, porem de uma forma mais leve, mas que me causa muito sofrimento. pois LEVO MUITO EM CONSIDERAÇÃO O QUE OS OUTROS PENSAM DE MIM.Estou sofrendo por uma amizade que não consigo mais ficar próxima por falta de afinidades. mas estou sofrendo calada pois nao sei dizer nao, tenho medo de falar o que penso, gaguejo quando falo com pessoas que nao me fazem bem e em publico tambem. mas sou muitissima simpatica adoro conversar e fazer novos amigos. sou uma pessoa que me conheço muito bem, adoro psicologia e assuntos de doenças mentais, pois tenho uma mãe Histriônica graças a Deus não tenho, tive uma infância difícil criada com pai, sem muito proteção e educação, sempre me achei inferior aos outros.
uma menina que conheci na infância me pois muito medo,fazia chantagens em troca de brinquedo, roupas etc dizia que uma moça adulta que eu conhecia na época ia me bater, um dia meu pai me pegou chorando presa no banheiro, acabei contanto, e ele me levou na casa da menina e resolveu o problema acho que isso foi um trauma de infância, entre outras coisas agravando bastante a minha fobia. o meu grande problema é os meus pensamentos de inferioridade que me atrapalha em tudo principalmente no trabalho.
Sei que sou inteligente e estou em busca de conhecimentos a todo instante e vou procurar ajuda já que descobrir uma parte obscura da minha mente.
se quiserem trocar experiencias sobre FOBIAS ou outros transtornos mentais, estou no email darlane.freitas@yahoo.com.br

lili disse...

No inicio,e por muitas vezes eu achava que era o meu fim,ja perdi muito por causa da fobia,mas nunca desisti,já chorei muito, hoje ñ choro mais e ainda convivo com ela,de vez em quando procuro ler algo relacionado ao assunto e me sinto bem melhor,durante todos esses anos que já são quase dez,só tenho certeza de uma coisa, me tornei uma pessoa muito melhor com relação ao reseito ao proximo,todos mundo tem suas particularidades.força ,fé e foco pra quem sofre de fobia,meu principal apoio tem sido o de Deus que ñ me abandonou nos meus piores momentos.

Anônimo disse...

me sinto melhor, obrigada. tenho fobia a 6 anos. tenho 25 anos

Camila Aleluia disse...

Adorei a carta!

Muitos itens dessa lista eu já venho inconscientemente praticando! como exercitar o corpo, se vestir bem, fazer exercícios de respiração, ter pensamentos positivos acerca de mim mesma... bom saber que estou indo no caminho certo!

Agora vou fuçar um pouco mais sobre a PNL para continuar buscando melhoria de vida. Eu já superei muita coisa...já sou capaz de conversar com pessoas diferentes e de ser sociável...agora preciso melhorar pq muitas vezes eu travo e não consigo estabelecer uma conversa agradável ou expor minhas opiniões...
O caminho é longo, mas não impossível. Vamos lá!

Anônimo disse...

O texto é inspirador porém não somos todos iguais. Eu infelizmente sofro desse mal que me atormenta e há anos estou nessa situação sem conseguir sair. Eu não vejo muitas soluções para o meu problema, ter uma vida normal para mim é inviável, eu não conseguiria ser normal de novo. Eu digo ser normal no sentido de ter uma vida normal e se realizar como um ser humano, não viver escondido da sociedade. Hoje eu penso em me mudar para um local onde não tenha muitas pessoas, como um lugar no campo no interior. Levar uma vida simples sem muito contato com pessoas ou com situações que poderiam me fazer me sentir mal. é muito ruim ter isso, e o pior que somos seres sociais que vivemos em um país capitalista, ou seja é rpeciso estar incluso na sociedade mesmo que se tenha esses tipos de transtornos.

Anônimo disse...

Galera, tambem sofro desse mal, sou muito timido, e não consigo me expor em certas situaçoes, chego a travar, somem as palavras, horrivel, me sinto impotente perante isso, achava que com o tempo isso sumiria, hoje ja tenho 38 anos e parece que esta piorando, pratico esporte, me alimento com alimentos saudaveis, tenho uma boa imagem, mas sempre isso vem me acontecendo....horrivel.

Anônimo disse...

Tenho 17 anos e tenho fobia social e sofro muito com isso, foi só eu sair do teatro que comecei a ter a fobia social. Quero muito me livrar disso, não aguento mais.

Anônimo disse...

Sabe qual a cura em uma dose só para a fobia social? Várias mulheres lindas da em cima de você todo dia, e te chamar pra hora H. Ai o cara larga a timidez na hora.

Anônimo disse...

Muito bom! Me ajudou muito!

Unknown disse...

Ola tenta fazer uma reprogramação mental

Unknown disse...

Faz uma reprogramação mental vai mudar a sua vida

Anônimo disse...

Vou me matar

Anônimo disse...

Pessoal, eu li esse texto nesta mesma página à aproximadamente 3 anos atras e posso dizer que ele foi o pontapé inicial para a minha mudança de vida.

Se tiverem interesse, tenho algumas dicas que funcionaram comigo que podem ajudar vocês, meu e-mail é lucasmorrosilva@yahoo.com.br

Será um prazer ajuda-los á sair desse pesadelo que é a fobia social/timidez.
Um fraternal abraço.

Lucas.

hackers disse...

O mundo se transformou em uma geração de possibilidades de internet e todas as coisas foram facilitadas e rápidas para obter com a ajuda da internet. Meu nome é Brandy Adams, trago-lhe boas notícias sobre o cartão inteligente em branco do ATM. Este cartão é capaz de retirar uma grande quantia de dinheiro sem que o banco tenha acordado que o dinheiro foi removido, este cartão programou softwears instalados para fazer tudo funcionar rápido. Há muitas pessoas que mentem sobre ter estes cartões, mas estou aqui para dizer que existem apenas alguns hackers com o softwear real para produzir este cartão. Entrei em contato com mais de 10 hackers e nunca recebi este cartão, mas em um dia fiel eu encontrei esse email {unlimitedhackersnetwork@gmail.com} eu disse a minha amiga algo me diz que esse hacker é real e nós dois nos contatamos depois de algum tempo Ele nos escreveu de volta nos informando sobre os procedimentos para obter este cartão, e estas foram as opções que ele nos deu para fazer nossa escolha
Este é o tipo de cartões que temos, e aqui está a quantidade de dinheiro que cada um pode retirar por dia e também o preço que vendemos.
Todos os nossos cartões expiram após 1 ano
CARTÃO DE LIBERDADE $ 10.000 por semana e é vendido por US $ 250
VERVE CARTÃO $ 15,000 por semana e é vendido por US $ 400
MASTER SMART CARD $ 25,000 por semana e é vendido por US $ 600
MASTER DEBIT CARD $ 30,000 por semana e é vendido por US $ 800
VISA MASTER CARD $ 40,000 por semana e é vendido por US $ 1000
Depois de fazer uma escolha, esperamos apenas 72 horas, o que foi de três dias e recebemos o pacote e seguimos todas as instruções dadas e realmente funcionou. Estou apenas postando isso aqui para tantos que precisam de ajuda para ver e fazer uma escolha para parar de viver em dívidas e viver uma vida feliz. Eu e meu amigo somos exemplos vivos e também ajudamos muitas pessoas a obter este cartão. AQUI ESTÁ O ENDEREÇO ​​DE CONTACTO EM CASO DE QUE DESEAS CONTACTAR-LHE, unlimitedhackersnetwork@gmail.com