sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Como tratar rubor facial

Muitas pessoas ficam com rosto vermelho por diversas razões, que normalmente são stress, ansiedade ou timidez. E nessas situações as outras pessoas ao seu redor comentam de sua vermelhidão, o que faz com que a pessoa fique mais nervosa e mais vermelha. Mas algumas tem esse problema com muita frequência, ou com muita intensidade, o que prejudica demais suas vidas.



Antes de mais nada, preciso avisar que não sou médico, então sempre consulte um médico sobre informações sobre saúde. Não confie 100% na internet. Apenas use essas informações para te guiar.

 A vermelhidão pode ser causada por fatores psicológicos, como casos de fobias ou outros quadros de ansiedade. Se este for o caso, o tratamento do problema raiz, que em geral inclui terapia psicológica e medicação com anti-ansiolítcos e/ou anti-depressivos.

Uma outra causa de rubor facial é uma doença de pele chamada rosácea. A vermelhidão nesse caso pode ser disparada pela temperatura ambiente, álcool ou pelo estado emocional da pessoa, e por isso evitar esses fatores que a disparam é recomendado. O tratamento vai de antibióticos a cirurgia com laser, dependendo da gravidade.

Se o rubor facial for muito exagerado é possível que seja causado por uma disfunção do sistema nervoso simpático, e um dos tratamentos utilizados é através de procedimento cirúrgico, chamado de simpatectomia. É uma cirurgia que utiliza anestesia geral, e é feita através de dois cortes no tórax. Pesquisas indicam uma chance de 80% de cura do rubor após o procedimento.

Obs.: Desculpem se deixei de responder alguém nos últimos meses, mas não tenho muito tempo para isso. Vou tentar pelo menos continuar postando algum conteúdo por aqui.