terça-feira, 28 de setembro de 2010

20 formas de superar a timidez - parte II - tradução

Aqui está a segunda parte da tradução do artigo  http://thinksimplenow.com/happiness/20-ways-to-attack-shyness/ do blog Think Simple Now, cuja tradução comecei em aqui.

-----------------

Como superar a timidez

Nós duas já experimentamos diferentes variações de timidez e através de prática e maior consciência, ambas superamos isso. A seguir, dicas que nos ajudaram com esse sentimento inconfortável:

1. Entenda sua timidez

Procure entender o seu tipo único de timidez e como ele se manifesta na sua vida. Entenda quais situações disparam esse sentimento. E o que te preocupa nessas horas.

2. Transformando a consciência de si mesmo em auto-consciência

Reconheça que o mundo não está olhando para você. Além do mais, a maioria das pessoas está ocupada demais olhando para si mesmas. Ao invés de se observar como se você fosse as outras pessoas, traga sua consciência para dentro. Armado com o entendimento de o que te causa timidez, procure dentro de si e se torne uma presença observadora de seus pensamentos. Auto-consciência é o primeiro passo na direção de qualquer mudança ou melhoria de vida.

3. Encontre suas qualidades

Todos temos qualidades únicas e formas diferentes de nos expressar. É importante saber e aceitar plenamente as coisas que fazemos bem, mesmo se são diferentes do comum. Se todos fossemos iguais o mundo seria um lugar muito chato.

Encontre algo em que você seja bom e foque nisso. Uma qualidade identificada vai aumentar sua auto estima e ego, te ajudando a se identificar consigo mesmo. É uma melhora de curto prazo mas vai te dar a confiança para quebar a barreira de medo que você mesmo criou.

Descubra como sua qualidade te dá uma vantagem. Por exemplo, Amanda é naturealmente uma pessoa quieta, que prefere passar mais tempo sozinha. Ela aprendeu que escuta melhor que os outros e que percebe coisas que os outros não percebem durante conversas. Ela também descobriu que esse tempo que passa sozinha a ajudou a entender melhor a si mesma.

4. Aprenda a gostar de si mesmo

Pratique se apreciar e gostar da expressão única que é você. Escreva uma carta de amor para você, faça coisas que você gosta, retribua com gratidão ao seu corpo e gaste um tempo se conhecendo, saia sozinho.

5 - Não se conformar

Tentar se encaixar como todo mundo faz é exaustivo e não muito divertido. Entenda que não há nada de errado em ser diferente. Na verdade, debaixo da fachada de gente legal das pessoas populares, eles também sentem inseguranças, consciência de si mesmos, e se sentem desajeitados. Aceite que você pode não ser visto como a pessoa mais social e que você pode não querer ser assim. No fim do dia, ser popúlar não vai te fazer mais feliz. Aceitar suas qualidades únicas irá te libertar.

6. Foque nas outras pessoas

Ao invés de focar na sua falta de jeito em situações sociais, foque nas outras pessoas e no que elas tem a dizer. Se interesse em aprender sobre os outros, e tente fazê-los falar sobre eles mesmos. Você pode tentar pensar na seguinte questão durante a interação: o que eu gosto nessa pessoa?

7. Liberar ansiedade através da respiração

Ansiedade e medo podem te esmagar se você estiver praticando se tornar mais assertivo para superar esse medo.

* Uma técnica simples para acalmar essa ansiedade em pedaços mais gerenciáveis é respirar fundo com seus olhos fechados, enquanto se concentra apenas na sua respiração. Inspire e expire lentamente enquanto limpa todos seus pensamentos.

* Outra técnica vem da yoga: conte enquanto você inspira e depois quando você expira. Aos poucos aumentando o tempo de duração de inspiração e expiração. Exemplo, contar até 4 para inspirar e até 4 para expirar. Quando os dois estiverem no mesmo nível, incremente a contagem à sua expiração. Isso significa expirar um pouco mais devagar em comparação à inspiração. Continue por alguns minutos até que você esteja confortável, então acrescente mais um a contagem da inspiração. Você pode fazer isto facilmente em seu banheiro, ou em um quarto vago quando precisar.

8. Liberar ansiedade através de movimento

Uma forma de ver ansiedade é como energia bloqueada que precisa ser liberada. Nós podemos liberá-la através de movimento físico.

* Exercícios como corrida ou caminhada vão te ajudar a recanalizar um pouco de suas energias bloqueadas, mas também ajudam te tirando da situação e movendo seu estado mental. Esse estado mental mais fresco vai ajudá-lo a dar novas perspectivas às coisas.

* Outra técnica efetiva é um simples exercício/ meditação muscular. Sente-se ou deite-se. Torne-se consciente de cada parte de seu corpo, começando dos dedos dos pés e subindo até o topo de sua cabeça. Em cada parte do corpo, contraia os músculos da parte do corpo em que está se concentrando por 3-5 segundos, e depois relaxe. Repita isso até você chegar ao topo de sua cabeça. Lembre-se de respirar corretamente.

9. Visualização

Se visualizar em situações como uma pessoa feliz e confiante te ajuda a formatar sua percepção de si mesmo quando você realmente estiver nessa situação. Feche os olhos, sente-se em um lugar relaxante, ouça uma música relaxante e se imagine em uma cena ou situação e se veja do jeito que você gostaria de ser. Nesta cena, como você se sente? O que você escuta? Você sente algum cheiro? Você está se movimentando? O que você vê? Envolva todos os sentidos para torná-lo mais real.

10. Afirmação

Palavras podem carregar uma energia incrível. O que nós nos dizemos repetidamente, é ouvido pela nossa mente inconsciente, e ela pode agir de acordo. Se nós dissermos a nós mesmos repetidamente que somos incapazes e tímidos demais para fazer qualquer coisa, nós nos tornamos mais e mais atentos a fatos que comprovam esse "fato". Apesar de não podermos mentir para nós mesmos, visualização positiva e afirmação são úteis para nos colocar no caminho dos padrões de pensamentos positivos.

11. Não saia de uma situação desconfortável

Quando saímos de situações que nos deixam tímidos, o que estamos realmente fazendo é reforçar nossa timidez. Ao invés disso, encare a situação de frente. Transforme a situação assustadora em um local de instropecção e crescimento pessoal. Torne-se o observador e procure em si mesmo, responder às questões: porque me sinto assim? O que me faz sentir assim? Existe uma explicação alternativa para o que está acontecendo?

12. Aceite a rejeição

Aceite a possibilidade de que podemos ser rejeitados e aprenda a não levar isso para o lado pessoal. Lembre-se, você não está sozinho e todo mundo é rejeitado alguma vez. É parte da vida e parte do processo de aprendizagem. A chave é como você lida com rejeições quando elas acontecem. Ajuda estar preparado mentalmente para quando elas acontecem:

* Nunca leve para o pessoal. Não foi sua culpa. Simplesmente era para ser assim. O cenário não era o mais adequado para você.

* Encontre a lição - o que você aprendeu? Existe uma lição em cada situação. E através dessas lições de vida está o potencial para que você se torne uma pessoa melhor, uma pessoa mais forte. Nada está perdido se você pode encontrar a lição. Veja-as como bençãos disfarçadas.

* Siga em frente. Reconheça que quando você fica sentindo pena de si mesmo, você não está progredindo. Nada vai mudar se você ficar sentindo pena de si mesmo. Quando você começa a reconhecer isto, torna-se mais claro que apenas gastamos energia enquanto alimentamos essa sede de procurar problemas do nosso ego. Levante-se, sacode a poeira e siga para a próxima. Tente de novo e de novo e de novo. Vai valer a pena!

13. Livre-se do perfeccionismo

Quando nos comparamos, temos uma tendência a nos comparar com as pessoas mais populares na sala ou nos comparamos a celebridades da TV. Nós criamos expectativas muito altas ao nos comparar injustificadamente a pessoas que não tem nada a ver conosco e ficamos nos perguntando "poque não posso ser assim?" Nós carregamos conosco uma visão de perfeição dos outros e esperamos nos encaixar nesse molde. E quando não conseguimos, nos abatemos por causa disso nos perguntando porque somos tão fracassados. Veja, o problema está na ênfase de se encaixar em uma visão que criamos em nossas mentes, que não somos nós. Liberte-se dessa imagem perfeita, crie visões de si mesmo a partir do que você realmente é naturalmente; e deixe essa expressão fluir, naturalmente.

14. Pare de se rotular

Pare de se rotular como uma pessoa tímida. Você é você, você é único, e você é bonito. Não podemos deixar assim?

15. Pratique habilidades sociais

Como qualquer outra habilidade, habilidades sociais precisam ser cultivadas através de prática e experiência. Quanto mais você se expõe, mais fácil se torna da próxima vez. Se você tem dificuldade em saber o que dizer, pratique o que dizer antes.

16. Pratique ficar em situações desconfortáveis

Às vezes, não são as habilidades sociais que não temos, mas a falta de autoconfiança de que vamos ter sucesso, e um medo intensificado de que vamos falhar. Se colocar nessas situações vai ajudá-lo a se dessensibilizar desses medos dessa situação. Quanto mais você se força a encará-lo, e experimentá-lo completamente, você vai se dar conta que não é tão ruim. Pode ser difícil para seu ego aceitar no começo, mas rapidamente você vai perceber que você pode rir e gostar disso.

17. As três questões

Durante situações sociais onde você sente nervosismo, periodicamente se pergunte as seguintes três questões. Fazê-lo vai te distrair de si mesmo de pensamentos mais auto-destrutivos. Torne isso seu mantra:

1-Estou respirando?

2-Estou relaxado?

3-Estou me movendo com graça?

18. O que é confortável para você?

Ir a bares ou casas noturnas não é para todos, e não há nada de errado nisso. Entenda o que te faz se sentir confortável,e  encontre pessoas, comunidades e atividades que tirem o melhor de você. Você pode ser igualmente social em lugares em que você se conecta num nível mais pessoal do que nos lugares mais populares. Você não precisa estar fazendo o que "todo mundo" está fazendo. Além disso, todos os outros não são necessariamente felizes, apesar da sua percepção ser essa.

19. Foque no momento

Ficar atento ao que você está fazendo, independente do que estiver fazendo, vai tirar o foco de si mesmo. Quando estiver conversando, esqueça da sua aparência, foque nas palavras, torne-se absorvido pelas palavras. Os tons. A expressão. Aprecie e agradeça isso.

20. Procure e guarde seus sucessos

Conforme você vai superando essa condição que nós temos rotulado de timidez, você vai ter várias vitórias e realizações sobre si mesmo. Você vai entender melhor a verdade por trás de cenários sociais. Você vai começar a se ver de forma diferente e a reconhecer que você pode se sentir confortável e confiante. Quando essas vitórias e realizações acontecerem, tenha certeza de registrá-las em um caderno. Manter um registro de seus sucessos não vai apenas aumentar sua auto confiança, mas também mudar seu foco para as coisas que podem te beneficiar.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

20 formas de superar a timidez - parte I - tradução

Abaixo traduzi este post: http://thinksimplenow.com/happiness/20-ways-to-attack-shyness/ do blog Think Simple Now. Eu dividi em duas partes e a segunda irei postar em breve, para não ficar muito longo. Na segunda parte é que estão as 20 formas que eles se referem no título. Acho que não ficou muito boa a tradução, mas eu realmente não tenho muito tempo para ficar melhorando por isso, me desculpem.

--------------------

Você consegue se lembrar da última vez em que você entrou numa sala cheia de estranhos e se sentiu constrangido e desajeitado? Ou daqueles momentos em que seu coração dispara quando você queria chamar uma pessoa para sair, mas estava tímido demais para fazê-lo? Ou querendo se aproximar de alguém por motivos de negócios mas sentir muito receio de fazê-lo? Aquela ansiedade no fundo do seu estômago nas situações sociais? Você sempre se sente como se estivesse algo te segurando?

Independente de você ser introvertido ou extrovertido, nós todos nos identificamos com esse sentimento de timidez em algum ponto de nossas vidas. Socialmente, nós temos uma tendência de achar que apenas introvertidos sentem timidez, mas isso não é verdade. Timidez está mais relacionado a nos sentir desconfortáveis conosco, especialmente perto de outras pessoas.

Este artigo é o resultado da colaboração entre Amanda Linehan, uma introvertida, e Tina Su, uma extrovertida. Juntas, nós queremos jogar uma luz sob o tópico de timidez em uma perspectiva conjunta de ambos os extremos. Também vamos compartilhar as formas em que usamos a timidez como forma de fortalecimento pessoal.

Os três componentes da timidez

De acordo com o Dr. Bernardo J. Carducci, do Instituo de Pesquisa da Timidez, a timidez é composta de três componentes:

  • Auto-consciência excessiva - você é cauteloso demais em relação a si mesmo, particularmente em situações sociais
  • Excessiva auto-avaliação negativa  - você tem uma tendência a ver a si mesmo de forma negativa
  • Excessiva auto-preocupação negativa - você tem a tendência a prestar atenção demais às coisas que você está fazendo de errado quando você está perto de outras pessoas

Você se identifica? Quando você está se sentindo tímido, você se encaixa em uma ou mais das formas de pensamento acima? Com certeza, nós nos encaixamos.

Porque sentimos timidez?

Todos nós sentimos timidez de forma e em graus diferentes. Entretanto, a causa raiz pode se resumir a uma das seguintes razões:

1. Auto imagem fraca

Isto é especialmente verdadeiro com nossas experiências no colegial. Nós acreditamos na falácia de que nossas qualidades não seriam interessantes, legais ou que valeriam a admiração dos outros. Nós tentamos nos encaixar com todos os outros, o que faz com que não nos sintamos como nós mesmos.

* Amanda: me lembrando agora eu nem tenho certeza quais eram minhas habilidades únicas, só lembro que todos os outros pareciam ser mais legais e mais interessantes que eu, então eu tentava imitá-los... muito mal :)

*Tina: eu achava que eu era legal, porque eu chamava atenção e me esforçava para manter essa imagem. Claro que era uma imagem falsaque eu me esforçava para manter. Era exaustiva e eu me sentia excessivamente auto consciente. Mesmo que as pessoas não me vissem como tímida, eu me sentia tímida a maior parte do tempo com muita ansiedade acumulada. Pelo jeito, as pessoas "legais" tem uma auto imagem fraca e querem se encaixar com os outros.

2. Preocupação consigo mesmo

Quando estamos rodeados de outras pessoas, nós nos tornamos extremamente sensíveis às coisas que estamos fazendo, como se fossemos colocados num palco. Isso cria ansiedade e nos faz questionar cada movimento. Nosso foco se centra ao nosso redor e particularmente nas "coisas que estamos fazendo errado". 

* Amanda: junto com minha auto imagem fraca, eu achava que não fazia nada direito! E isso começava um ciclo vicioso do qual não conseguia sair. O que entendo agora é que a maioria das pessoas não está olhando para mim com o mesmo nível de detalhes com que eu mesma estou me observando.

* Tina: eu também era sensível demais a cada um de meus movimentos perto de outras pessoas. Meus sentidos se intensificavam para o que eu falava, ria, a forma como andava, etc. Meu foco estava em não cometer erros na frente de outras pessoas, e isso me deixava muito nervosa. O que entendo agora é que todo mundo está tão preocupado com suas próprias inseguranças que nunca notam as nossas.

3. Rotulagem

Quando nos rotulamos como pessoas tímidas, psicologicamente nos sentimos inclinados a viver dentro dessas expectativas. Nós podemos dizer a nós mesmos, "Eu sou uma pessoa tímida, então deve ser verdade que sou tímido. Isso é quem sou e é assim que as coisas são." Quando rotulamos algo nós acabamos vivendo de acordo com esas expectativas.

* Amanda: eu era conhecida pelos outros como uma pessoa tímida, ou uma pessoa quieta, e essa percepção me aprisionou às vezes. As pessoas esperam que eu seja de um certo jeito e eu agia desse jeito. E sabendo que as outras pessoas me consideravam tímida, mais o meu desejo de não querer ser tímida, resultavam em muita ansiedade quando estava junto das pessoas. Eu realmente queria me mostrar quando estava com outras pessoas, mas era mais simples atender as expectativas que os outros tinham de mim.

* Tina: Lá no fundo eu sentia a ansiedade da timidez frequentemente, mas mesmo assim, quando estava rodeada de outras pessoas eu tinha que conviver com as expectativas de que eu não era tímida. Minhas experiências com timidez se manifestariam em formas incomuns, como por exemplo fazendo pedido de comida, quando eu ligo para alguém, ou ao falar com estranhos. Eu nunca deixava esse meu lado aparecer, mas eu o sentia. Nesses momentos eu podia me ouvir dizer "eu sou tímida".