segunda-feira, 27 de setembro de 2010

20 formas de superar a timidez - parte I - tradução

Abaixo traduzi este post: http://thinksimplenow.com/happiness/20-ways-to-attack-shyness/ do blog Think Simple Now. Eu dividi em duas partes e a segunda irei postar em breve, para não ficar muito longo. Na segunda parte é que estão as 20 formas que eles se referem no título. Acho que não ficou muito boa a tradução, mas eu realmente não tenho muito tempo para ficar melhorando por isso, me desculpem.

--------------------

Você consegue se lembrar da última vez em que você entrou numa sala cheia de estranhos e se sentiu constrangido e desajeitado? Ou daqueles momentos em que seu coração dispara quando você queria chamar uma pessoa para sair, mas estava tímido demais para fazê-lo? Ou querendo se aproximar de alguém por motivos de negócios mas sentir muito receio de fazê-lo? Aquela ansiedade no fundo do seu estômago nas situações sociais? Você sempre se sente como se estivesse algo te segurando?

Independente de você ser introvertido ou extrovertido, nós todos nos identificamos com esse sentimento de timidez em algum ponto de nossas vidas. Socialmente, nós temos uma tendência de achar que apenas introvertidos sentem timidez, mas isso não é verdade. Timidez está mais relacionado a nos sentir desconfortáveis conosco, especialmente perto de outras pessoas.

Este artigo é o resultado da colaboração entre Amanda Linehan, uma introvertida, e Tina Su, uma extrovertida. Juntas, nós queremos jogar uma luz sob o tópico de timidez em uma perspectiva conjunta de ambos os extremos. Também vamos compartilhar as formas em que usamos a timidez como forma de fortalecimento pessoal.

Os três componentes da timidez

De acordo com o Dr. Bernardo J. Carducci, do Instituo de Pesquisa da Timidez, a timidez é composta de três componentes:

  • Auto-consciência excessiva - você é cauteloso demais em relação a si mesmo, particularmente em situações sociais
  • Excessiva auto-avaliação negativa  - você tem uma tendência a ver a si mesmo de forma negativa
  • Excessiva auto-preocupação negativa - você tem a tendência a prestar atenção demais às coisas que você está fazendo de errado quando você está perto de outras pessoas

Você se identifica? Quando você está se sentindo tímido, você se encaixa em uma ou mais das formas de pensamento acima? Com certeza, nós nos encaixamos.

Porque sentimos timidez?

Todos nós sentimos timidez de forma e em graus diferentes. Entretanto, a causa raiz pode se resumir a uma das seguintes razões:

1. Auto imagem fraca

Isto é especialmente verdadeiro com nossas experiências no colegial. Nós acreditamos na falácia de que nossas qualidades não seriam interessantes, legais ou que valeriam a admiração dos outros. Nós tentamos nos encaixar com todos os outros, o que faz com que não nos sintamos como nós mesmos.

* Amanda: me lembrando agora eu nem tenho certeza quais eram minhas habilidades únicas, só lembro que todos os outros pareciam ser mais legais e mais interessantes que eu, então eu tentava imitá-los... muito mal :)

*Tina: eu achava que eu era legal, porque eu chamava atenção e me esforçava para manter essa imagem. Claro que era uma imagem falsaque eu me esforçava para manter. Era exaustiva e eu me sentia excessivamente auto consciente. Mesmo que as pessoas não me vissem como tímida, eu me sentia tímida a maior parte do tempo com muita ansiedade acumulada. Pelo jeito, as pessoas "legais" tem uma auto imagem fraca e querem se encaixar com os outros.

2. Preocupação consigo mesmo

Quando estamos rodeados de outras pessoas, nós nos tornamos extremamente sensíveis às coisas que estamos fazendo, como se fossemos colocados num palco. Isso cria ansiedade e nos faz questionar cada movimento. Nosso foco se centra ao nosso redor e particularmente nas "coisas que estamos fazendo errado". 

* Amanda: junto com minha auto imagem fraca, eu achava que não fazia nada direito! E isso começava um ciclo vicioso do qual não conseguia sair. O que entendo agora é que a maioria das pessoas não está olhando para mim com o mesmo nível de detalhes com que eu mesma estou me observando.

* Tina: eu também era sensível demais a cada um de meus movimentos perto de outras pessoas. Meus sentidos se intensificavam para o que eu falava, ria, a forma como andava, etc. Meu foco estava em não cometer erros na frente de outras pessoas, e isso me deixava muito nervosa. O que entendo agora é que todo mundo está tão preocupado com suas próprias inseguranças que nunca notam as nossas.

3. Rotulagem

Quando nos rotulamos como pessoas tímidas, psicologicamente nos sentimos inclinados a viver dentro dessas expectativas. Nós podemos dizer a nós mesmos, "Eu sou uma pessoa tímida, então deve ser verdade que sou tímido. Isso é quem sou e é assim que as coisas são." Quando rotulamos algo nós acabamos vivendo de acordo com esas expectativas.

* Amanda: eu era conhecida pelos outros como uma pessoa tímida, ou uma pessoa quieta, e essa percepção me aprisionou às vezes. As pessoas esperam que eu seja de um certo jeito e eu agia desse jeito. E sabendo que as outras pessoas me consideravam tímida, mais o meu desejo de não querer ser tímida, resultavam em muita ansiedade quando estava junto das pessoas. Eu realmente queria me mostrar quando estava com outras pessoas, mas era mais simples atender as expectativas que os outros tinham de mim.

* Tina: Lá no fundo eu sentia a ansiedade da timidez frequentemente, mas mesmo assim, quando estava rodeada de outras pessoas eu tinha que conviver com as expectativas de que eu não era tímida. Minhas experiências com timidez se manifestariam em formas incomuns, como por exemplo fazendo pedido de comida, quando eu ligo para alguém, ou ao falar com estranhos. Eu nunca deixava esse meu lado aparecer, mas eu o sentia. Nesses momentos eu podia me ouvir dizer "eu sou tímida".

3 comentários:

Kelly Cristina disse...

Nada a ver o comentário da Tina. O jeito que ela fala, ela não é uma pessoa extrovertida, como foi dito no início. Não existe essa história de que pessoas extrovertidas também sentem timidez. Eu acho que ela está confundindo as coisas. Sentir nervozismo não é a mesma coisa que sentir timidez. Eu conheço várias pessoas extrovertidas que não sentem nem um pingo de timidez, apenas um nervosismo passageiro em alguma ocasião, mas não em todas. Eu acho que este texto que você traduziu está querendo confundir as pessoas. Obviamente existem vários graus de timidez. Porém, as pessoas que são menos tímidas hoje, só são menos tímidas pelo fato de que já superaram uma boa parte de sua timidez.

No caso da Tina, se ela sentisse timidez nas ocasiões que ele citou, seria impossível disfarçar.

Ministério disse...

Ficou sem camisinha no carnaval? Faça o teste de Aids: http://bit.ly/fcZMqW #fiquesabendo

Conheça a Campanha contra a Aids deste Carnaval: www.camisinhaeuvou.com.br
Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Anônimo disse...

Oi Kelly,
discordo, pois durante a escola básica eu era engraçada e simpática com todos...Tinha vários amigos, mas isso era uma "máscara"...eu era muito tímida!! e me esforçava muito para ser assim, não era natural...ao final do ensino médio eu já estava bastante calada e muito focada nos estudos (sempre fui CDF: outra forma de ser aceita)...comecei a trabalhar e falada com poucas pessoas, até evitada contato com as pessoas, me sentia muito desconfortável...Somente no final da faculdade, quando comecei a clinicar e era obrigada a falar com os meus pacientes que comecei a me sentir mais a vontade em falar com as pessoas...estar em grupo era fácil, era ruim quando falavam comigo em particular: até mesmo colegas...Hoje sou formada, trabalhos e faço pós e ainda luto contra minha insegurança...algumas pessoas ficam surpresas quando falo que fico nervosa em apresentações ou que sou tímida...
Espero não ter sido confusa no meu relato. Só queria esclarecer que é possível as pessoas agirem de uma forma, mas aquilo ser apenas uma mascara usada por uma pessoa insegura que tenta ser aceita...
Abraços.