sábado, 26 de julho de 2008

Paixão é doença

Entrevista com o psiquiatra Rubens Coura que saiu na Isto é. Clique aqui para ler.

sábado, 19 de julho de 2008

PUA - A comunidade de sedução


A maioria das pessoas não sabe, mas existe no mundo todo uma comunidade de homens dedicados a arte de seduzir mulheres. É um fenômeno social que é bem recente e foi crescendo e se espalhando graças a Internet. Provavelmente não existiria sem a Internet. Eles trocam técnicas, rotinas, teorias e relatam seus sucessos e fracassos entre si. E alguns deles se tornam gurus da sedução, ganhando algum dinheiro de pessoas dispostas a pagar até mais de 15 mil dólares por três dias de aulas práticas de como pegar mulheres. Eles se denominam Pick Up Artists (algo como artistas da sedução), mais utilizado na forma de sigla: PUA.

Quando comecei a escrever este blog, um dos primeiros posts que ia fazer era sobre este assunto. Mas fiquei meio receoso, com medo de que a exposição deste tipo de coisa para pessoas com a auto-estima fragilizada e com dificuldades de socialização pudesse deixar as pessoas piores ainda, com neuroses e paranóias bem piores do que tinham quando desconheciam este mundo. Já vi gente que ficou bem estranha depois de se expor a tudo isso. Esse é um mundo viciante, e existem muitas pessoas que dedicam todos os seus pensamentos diários para isto. Por isso, começo aqui com este aviso.

Primeiro um pouco da breve história da comunidade de sedução. A comunidade nasceu nos Estados Unidos, depois que um cara chamado Ross Jeffries criou a Speed Seduction e lançou seu livro How to get the women you desire into bed (como levar a mulher que você deseja para cama). O método de Jeffries é basicamente utilizar a teoria de programação neuro-linguística para criar as "respostas certas" na mulher que você quer seduzir. A popularidade do livro fez com que pessoas criassem um newsgroup na Internet, a alt.seduction.fast, dedicado a discutir técnicas de sedução. Essa foi a semente da comunidade e provavelmente sua "Era de Ouro".

Na ASF, além de Jeffries, participavam muitos outros entusiastas que hoje em dia são considerados os maiores gurus no assunto. Cada um deles possuía seu próprio sistema, seus próprios métodos e além de suas teorias postavam suas façanhas em que aplicavam seus métodos e recebiam feedback dos outros participantes. E foi na ascensão desses novos nomes que Ross Jeffries acabou perdendo muito de seu prestígio. Seus métodos acabaram rotulados como muito robóticos, muito rígidos e deram lugar a técnicas um pouco mais orgânicas. Existem até posts na ASF em que Jeffries relata como ele se fingiu de cachorro e ficou de quatro na frente de uma mulher, apenas para a diversão dos outros PUAs que leram o relato.

Foi nesse newsgroup que surgiram nomes como TokyoPUA, Formhandle, ijjji, Gunwitch, Juggler, Tyler Durden e Mystery. E Mystery é um cara que merece um capítulo a parte quando se fala sobre a comunidade PUA, mesmo que eu não seja muito fã de seu método. Mystery é considerado por muitos o maior PUA já existente, e com certeza o mais influente, já tendo até sido apresentador de um reality show chamado "The Pickup Artist", além de seu método, o Mystery Method (ou MM), ter influenciado diretamente métodos de muitos outros caras que se dizem gurus. O MM é fruto de uma mente brilhante, e divide a prática de sedução em várias fases, analisando quais são as melhores táticas a utilizar em cada fase. O tipo de método criado por Mystery é muito conhecido por se valer de rotinas, de falas e atitudes já programadas para atingir o objetivo daquela fase de sedução em que o praticante se encontra com o alvo. É normal que um praticante tenha que decorar uma pilha de rotinas para disparar contra seu alvo até que obtenha uma resposta positiva. Mystery foi um dos pioneiros a oferecer bootcamps, treinamentos em que depois de ensinar a teoria, Mystery levava seus alunos para o "campo de batalha" (como bares e clubs) para que apliquem seu método.

Um dos grandes acontecimentos da comunidade, em que ela passou a ter muito mais exposição, foi quando Neil Strauss lançou seu livro "The game" (ou O Jogo, lançado recentemente no Brasil) em 2005. Neste livro, Neil Strauss conta como adentrou a comunidade, aprendendo tudo o que podia com todos os gurus que pode conhecer até ele mesmo se tornar um PUA. Participava do ASF com o nickname de Style (apelido dado por Mystery de quem se tornou amigo e por quem recebeu a maior influência) e participou do projeto Hollywood, uma mansão em que PUAs podiam viver só de festas e dando treinamento em sedução para quem pudesse pagar. De tão surreal, a maioria dos leitores não acredita que alguma coisa daquele livro poderia ser verdade, mas mesmo assim ele foi um best seller. A história é muito interessante e eu recomendo a leitura.

A exposição da comunidade acabou tornando-a aos poucos um mundo muito mais comercial. Começaram a aparecer muitos gurus, vendendo em seus websites métodos de sedução nos mesmos métodos de Mystery, inclusive muitos deles sendo vendidos por ex-alunos do próprio. A ASF já não era a mesma depois que os principais participantes começaram a ter mais preocupações comerciais e precisavam se dedicar mais com nomes de produtos e mensagens de mail marketing, e não podiam ficar discutindo sobre o assunto com outros gurus. Discutir na ASF podia significar perder dinheiro caso a discussão começasse a ficar desfavorável para o método de uma companhia no lugar de outra. Então cada guru passou a ter seu canto na Internet, com fóruns próprios para discussão de seus produtos. E surgiram grupos locais chamados de lairs, onde caras, normalmente jovens se reunem para discutir sobre sedução e programar suas saídas para praticar.

Apesar de Mystery não ter perdido sua popularidade, existe hoje um movimento na direção de métodos de sedução mais naturais, menos mecânicos que o Mystery Method e suas centenas de variantes. A crítica contra esse tipo de método é que ela acaba criando robôs-sociais, caras que dependem de scripts prontos para interagir com outras pessoas e seduzir mulheres. Além disso, essas técnicas se focam muito mais em como agir e o que fazer, e não trabalham diretamente com a auto confiança, com a auto-estima e bem estar mental e psicológico da pessoa, considerados fatores muito mais importantes pelos defensores da nova vertente que julga que rotinas funcionam apenas como muletas. Dizem também que o MM e ouras variantes funcionam apenas para pegar mulheres por uma noite, mas não para gerar bons relacionamentos de longo prazo, como um namoro por exemplo. Nomes como Zan, Vin DiCarlo, Badboy, Shark, Juggler e Sebastian Drake são alguns dos gurus que fazem parte deste movimento de Sedução Natural, mesmo que seus métodos sejam bem diferentes entre si, em sua superfície. Até mesmo Tyler Durden, anteriormente conhecido por ensinar um método no mesmo estilo do MM, passou para uma fase mais natural de sedução. Porém Mystery continua muito popular, ainda mais com seu recentemente lançado reality show (que muitos afirmam não ter nada de reality).

No Brasil não existe nenhum guru de fama internacional. Simplesmente isso tudo ainda é meio novo por aqui. O livro do Mystery Method e O Jogo de Neil Strauss foram lançados bem recentemente e continuam nas prateleiras da maior parte das livrarias. Na internet existem poucos fóruns em português, com a grande maioria idolatrando o MM ou com práticas livres (sem seguir nenhum método existente). Eu mesmo não participo de nenhum fórum e nem acompanho nenhum grupo de sedução brasileiro de perto, então não posso dar uma opinião sobre isso. E existe uma dúzia de caras que vendem bootcamps nos moldes do Mystery.

Depois de ler essa porrada de texto alguns de vocês devem estar se perguntando o que isto tem a ver com timidez afinal. Diretamente nada. Mas como uma grande maioria de caras que se dizem tímidos são na verdade apenas perdidos quando o assunto é sedução, acho que talvez exista aí algo que possa ajudar. Eu mesmo ganhei muita esperança só de saber que existe a comunidade, de ler a história de Neil Strauss e saber que uma pessoa normal pode se tornar um pegador se ele quiser e se esforçar para isso. Antes eu não sabia nada de sedução e achava injusto que esse fosse o tipo de coisa que só se aprende apanhando e tentando. Ficava pensando, porque a gente pode ter aula para aprender regra de três e dirigir um carro, mas ninguém te dá uma base teória de como seduzir alguém? E descobrir que existe isso mudou muito as coisas para mim. Passei a ver que tudo depende de mim. Tudo depende de eu querer e colocar algum esforço nessa direção. Que a vida não é colorida apenas para quem nasce sortudo, mas que podemos trabalhar em nós mesmos para alcançar o que quisermos. Comecei a notar como tem gente que se contenta com uma namorada que nem o trata tão bem, mas o cara tem tanto medo de ficar sozinho que acaba abaixando a cabeça. E acaba até casando com ela, "quando ela deixa". E vi como esse tipo de mentalidade é errada. E vi que eu posso escolher.

E seria eu um PUA? Não, e não desejo isso. Hoje em dia muitas pessoas da comunidade rejeitam esse rótulo. Dizem que até mesmo o Mystery não gosta de ser chamado assim (o que duvido porque esse é o título do programa dele na VH1). Mas eu não quero dedicar minha vida a sedução de mulheres. Eu ainda preciso me encontrar, eu ainda preciso descobrir o que eu quero.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Perguntas e respostas - Só me fodo - Relacionamentos

Eu vi estas perguntas postadas pela Lori na comunidade "Não tomamos iniciativa", tiradas originalmente da "Só me fodo - relacionamentos" e resolvi dar minhas respostas. Aí vai:
1- Será que ele/a não gosta mais de mim?
R: O mais importante é se você gosta de você. Se a outra pessoa não gosta mais, paciência, outras virão. Se você gosta de você, isso se torna apenas uma página a virar.

2- Será que ele/a tem outra/o?
R: Mesma resposta que a 1. Isso não está sob nosso controle.

3- Beleza importa?
R: Se for pra uma pegação importa. Se a pessoa só quer se mostrar pros outros importa. Mas para relacionamentos mais sérios existem coisas mais importantes. E mais raras que beleza também.

4- Existe homem/mulher perfeito/a?
R: Não. Todo mundo peida e caga. Mas mais imperfeito é achar que existem pessoas que valem mais que outras e entregar a própria dignidade em troca de um pouco de atenção.

5- Por que agora que eu estou bem o/a infeliz ressuscita?
R: Você está bem e portanto mais feliz. E isso é a característica mais atraente que uma pessoa pode ter.

6- Foi culpa minha?
R: Resposta 1 de novo.

7- Quem eu quero não me quer. Por que isso?
R: A probabilidade de 2 pessoas se gostarem assim só de bate pronto é muitíssimo pequena. Pensa na tia da padaria ou no seu João do açougue. Porque vocês não se apaixonam por eles? Ou por qualquer outra pessoa? Isso acontecer é praticamente ganhar na loteria. Por isso que alguém precisa tomar a iniciativa da conquista.

8- Por que bonzinho só se fode?
R: O bonzinho não se dá valor. E se nem ele, que se conhece tão bem se dá valor, porque alguém mais daria?

9- POR QUE EU SÓ ME FODO?
R: Porque você dá importância demais pra isso. Se você achasse que tomar sopa fosse a coisa mais importante do mundo, também não ia conseguir fazer. Ia se babar e se engasgar todo e no final fazer uma puta sujeira. Leve a vida mais leve.

10 - Dinheiro faz diferença?
R: Infelizmente faz. Mas como eu não quero esse tipo de pessoa em minha vida, melhor que seja assim.