sábado, 28 de junho de 2008

Método para perder a timidez

O hotbabes do blog Macho Alpha postou um método, em forma de missões a serem cumpridas em 10 dias, com o objetivo de combater a timidez. O método foi bolado por ele e pode ser testado por vocês, que podem então dar um feedback para ele.
Para acessar o post dele, clique aqui.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Atenção Introvertidos: Como se tornar mais extrovertido

Em inglês, aqui.

A pedidos, a tradução:
Só de escrever este título, tenho certeza de que incomodei algumas pessoas. Extroversão é supostamente uma característica de personalidade, não algo que você escolhe, mas algo com que você nasce. Isso pode ser verdade. Mas mesmo que você seja muito introvertido, eu acho que você pode ainda capturar algumas das melhores partes de ser um extrovertido:
  1. Se sentir confortável com grupos de pessoas.
  2. Conhecer pessoas facilmente.
  3. Ter conversas sem se preocupar com o que dizer.

Eu costumava ser incrivelmente introvertido. Minha vida social estava se retardando e eu culpava minha personalidade. Mesmo que não posso dizer que eu seja um especialista em carisma, eu tenho alcançado grandes melhoras nas três habilidades que mencionei antes. Melhor de tudo, eu ainda mantenho as melhores partes de ser um introvertido, como ser capaz de me concentrar quando estou sozinho.

Como melhorar sua extroversão

Eu descobri que existem alguns passos chave que eu tomei e que me ajudaram a aprender as melhores partes de ser um extrovertido, sem mudar minha personalidade. Cada um precisa tomar seu próprio caminho, mas espero que ao compartilhar estes passos que funcionaram para mim, você possa melhorar sua extroversão também.

O passo mais óbvio é passar mais tempo com pessoas. Se você se sente desconfortável em situações sociais, é porque provavelmente você não participa delas com frequência. Este conselho é tão óbvio que normalmente ninguém menciona, mas é um passo que poucos introvertidos decididos tomam. Se você não é extrovertido, você não vai sentir motivação para conhecer pessoas, mas se você não se sentir motivado para conhecer pessoas, você não se tornará extrovertido. É um dilema do tipo "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?", que pode travar o seu auto desenvolvimento.

Se você se sente preso em um ciclo de isolamento, eu acho que existem dois lugares onde você pode quebrar esse ciclo. Ambas as estratégias funcionam, e fazer as duas ao mesmo tempo pode ser sua melhor opção.

Encontre atividades sociais que você goste

Uma barreira que força muitas pessoas a serem introvertidas é quando elas não vêem nenhuma atividade social que elas gostem por perto. Se você não gosta de ir a bares, e todas as pessoas que você conhece são loucos por festas, você pode se sentir melhor ficando em casa.

Perceber isto é um grande passo para ajudá-lo a se tornar mais extrovertido. Eu me dei conta de que existem certos eventos e grupos de pessoas com quem eu poderia ser muito mais extrovertido. Existem outras pessoas com quem eu não consigo me conectar. Você não pode se conectar com todos, então encontrar diferentes grupos de pessoas é um bom primeiro passo.

A melhor forma de encontrar novos grupos de pessoas é através de clubes, voluntariado ou cursos. Atividades com lista de chamada. Mesmo que você possa conhecer gente em qualquer lugar, é muito mais fácil se conectar com pessoas com quem você já tem um interesse em comum e você está em um ambiente projetado para ajudá-lo a conhecer gente nova.

Alargue os limites de sua zona de conforto

A segunda melhor estratégia para se tornar extrovertido é destruir quaisquer medos socias que você tenha. Todos tem limites para o que consideram ser um ato corajoso. Para introvertidos extremos, essses limites são bem largos. Para introvertidos, eles podem ser muito mais limitados. Aumentar sua zona de conforto torna a socializaçao mais fácil.

Uma vez que você passou da sua zona de conforto, é muito mais fácil fazê-lo de novo. Ano passado, quando eu me mudei para um novo prédio, eu tomei a iniciativa de dizer alô para todos. Isto é algo que teria me deixado petrificado há quatro anos atrás, mas foi apenas um pequeno receio dessa vez. Um mês atrás, quando me mudei de novo, eu fiz a mesma coisa. Desta vez as apresentações foram aidna mais fáceis de se fazer.

Minha filosofia é fazer o menor passo possível. Não fique se torturando se ficar se apresentando para centenas de estranhos em um dia parece terrível. Para chegar nisso vá lentamente escolhendo desafios cada vez maiores.A chave para esta tática é encontrar o passo intermediário entre o que te assusta e o que você faz todos os dias.

Aprenda a arte de falar

Ouvir é uma habilidade importante. Provavelmente mais importante que falar. Entretanto, se você está em uma conversa e está batalhando contra um silêncio constrangedor, ouvir apenas aumenta isso. Outra habilidade para se tornar extrovertido é ser capaz de falar sem parar.

Na prática, você não vai querer falar sem parar. Na verdade, as melhores conversas que tive foram quando eu falei pouco. Mas, como um introvertido recuperado, posso dizer que o pior sentimento é ficar de pé na frente de um grupo de pessoas sem ter o que falar. Mesmo que você não fale o tempo todo, ter a habilidade de fazê-lo te dá mais confiança em situações sociais.

Você pode se tornar habilidoso em falar, aprendendo a continuar conversas mesmo quando você não tem certeza do que falar. Apenas diga qualquer coisa. Mesmo que você se sinta constrangido, normalmente qualquer tentativa de conversa vai ser boa o suficiente. Se você pode praticar isto, então você sempre terá um plano B quando a conversa chegar a um "obstáculo".

O prazer da introversão

Eu tenho promovido o lado de ser extrovertido, mas existem benefícios para a introversão. Como introvertido, você pode ter uma alta produtividade quando estiver trabalhando sozinho. Solidão é também útil para pensar e trabalho criativo, então ser introvertido pode melhorar suas outras habilidades.

A forma ideal de viver é capturar o melhor de ambos. Ter as habilidades sociais de um extrovertido com a disciplina silenciosa e paz de espírito de um introvertido. Se você pode fazer isto, quem se importa com o que dizem os testes de personalidade?

domingo, 22 de junho de 2008

CD Hipnoterapia - primeiras impressões

Depois do último post, eu resolvi pedir um CD de hipnoterapia pela Internet e ver se fazia alguma diferença. O CD que eu arrumei se chama "Social Confidence" de uma empresa chamada "Confidence Club". Eu li alguns comentários sobre este produto em um fórum do qual participo, e as pessoas que haviam comprado estavam razoavelmente felizes com o resultado. Diziam que se sentiam menos nervosas/ansiosas quando estavam falando com outras pessoas. Muitos deles haviam comprado outro CD da mesma companhia, chamado "Status Confidence", que trata mais ou menos de não se sentir nervoso na presença de pessoas que aparentemente tem mais status social que você. Como as análises do pessoal eram de que o produto era bom e como eu sei que aqueles caras não haviam aparecido no fórum só para fazer merchandising do produto, resolvi arriscar.
Depois de uma semana recebi o CD e estava bem esperançoso, para vocês terem uma idéia de como o pessoal estava falando bem do produto. O CD tem aproximadamente 30 minutos e só tem a voz do narrador, nada de musiquinhas estranhas. O objetivo do CD é deixar a pessoa extremamente relaxada, até que ela entre em um estado em que fica mais sugestionável. E realmente, ele funciona muito bem para relaxar, tanto que a maioria das vezes eu dormia ouvindo, mesmo quando estava sentado na cadeira (às vezes pode ter sido o cansaço). A voz do narrador ajuda muito nesse ponto. O mais difícil para mim no começo era ficar focado no que ele está dizendo, ao invés de ficar pensando nas "coisas da vida" e começar a viajar. O mais estranho é que na hora que o CD manda a pessoa abrir os olhos eu acabava acordando.
O conteúdo mesmo do que é falado pelo CD não tem nada demais. Começa com um exercício de relaxamento e depois começa a te fazer imaginar coisas, como se lembrar de momentos em que estava completamente relaxado, imaginar que é uma planta, procurar qualidades nas outras pessoas, etc.
Eu comecei ouvindo ele todas as noites. Alguns finais de semana chuvosos eu até ouvia ele várias vezes. E acho que no começo até notei alguma diferença no meu nervosismo, mas nada fora do normal, que outras pessoas pudessem reparar. Foi um pouco mais de duas semanas usando sem parar, até que esta última semana eu quase não toquei nele. Por preguiça e por achar que não esteja me ajudando tanto quanto eu esperava. Apesar de que as pessoas que relataram melhoras a partir dele disseram que notaram diferenças depois de 3 semanas. Mas também, as pessoas que reltataram isso não são exatamente tímidas, são "pessoas normais", com suas inseguranças.
Isso não significa que isto não funcionaria para você. Dizem os estudos que existem pessoas que são mais sugestionáveis pela hipnose do que outras. Também pode ter sido o fato do CD ser em inglês (apesar de eu não ter problemas com a língua), ou de eu ouvir o CDD antes de dormir (o Confidence Club sugere ouví-lo antes de passar por situações que gerem ansiedade), ou de ouvir muito (este eu acho mais difícil). Ou talvez meu problema seja muito maior e um produto genérico nunca teria muita chance. Mas vou continuar ouvindo ele de vez em quando, já que pelo menos ele ajuda a relaxar.