quarta-feira, 23 de abril de 2008

Eles são fechados

Matéria no IG sobre como garotos fehados podem demonstrar interesse.

Tem muita coisa que já falei aqui.

domingo, 20 de abril de 2008

Aprovação alheia

Acredito que todo ser humano precisa de uma certa quantidade de aprovação dos outros para se sentir satisfeito. Seja recebendo um elogio por um trabalho bem feito, uma demonstração de aceitação pelo grupo do qual faz parte ou qualquer sinal que nos valide, até mesmo um sorriso. E isso acontece mesmo com gente que sabe que tem valor e capacidade. Minha teoria é de que é algo não racional que faz parte da natureza humana.

Para os tímidos isso é mil vezes pior. Diria até que esta sede pela aprovação dos outros possa ser o grande causador ou agravante da timidez. O tímido quer a aprovação dos outros, mas não consegue simplesmente porque não consegue nem se fazer conhecido pelos outros, nem se expressar sua própria singularidade. Isso se transforma em um círculo vicioso, em que a falta de validação externa acaba fazendo com que o tímido se retraia mais e se expresse menos e acabe precisando mais ainda de aprovação por começar a duvidar de si mesmo.

E o único elo que o tímido tem algum poder para quebrar esse círculo vicioso é o que se refere a se expressar. Antigamente eu achava estranho porque as pessoas se cumprimentavam com tanto afeto ou porque eu não era convidado para algumas confraternizações. Isso me deixava triste, porque não conseguia enxergar alguma razão nisso. Hoje eu vejo que se essas coisas aconteciam, eram minha culpa, de uma forma passiva. As pessoas não sabiam nada sobre mim, minhas opiniões, meu gostos, afinal quem eu era. Eu nunca dei chance a elas de decidirem se gostam ou não de mim.

A única forma de conseguir alguma aceitação é se você se aceitar o suficiente para mostrar para os outros quem você é. Se expresse, diga suas opiniões. Descreva como uma situação o fez sentir. Fale mais sobre você. Dê uma chance a elas.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Recomendação

Ultimamente estou tendo muitos altos e baixos (ou talvez baixos e mais baixos) por ter mudado de emprego, e por isso não tenho postado aqui. Prometo voltar a postar.
Enquanto isso, recomendo a leitura do Vencendo a timidez, do Mário, que ultimamente tem feito uns posts fantásticos.