domingo, 20 de abril de 2008

Aprovação alheia

Acredito que todo ser humano precisa de uma certa quantidade de aprovação dos outros para se sentir satisfeito. Seja recebendo um elogio por um trabalho bem feito, uma demonstração de aceitação pelo grupo do qual faz parte ou qualquer sinal que nos valide, até mesmo um sorriso. E isso acontece mesmo com gente que sabe que tem valor e capacidade. Minha teoria é de que é algo não racional que faz parte da natureza humana.

Para os tímidos isso é mil vezes pior. Diria até que esta sede pela aprovação dos outros possa ser o grande causador ou agravante da timidez. O tímido quer a aprovação dos outros, mas não consegue simplesmente porque não consegue nem se fazer conhecido pelos outros, nem se expressar sua própria singularidade. Isso se transforma em um círculo vicioso, em que a falta de validação externa acaba fazendo com que o tímido se retraia mais e se expresse menos e acabe precisando mais ainda de aprovação por começar a duvidar de si mesmo.

E o único elo que o tímido tem algum poder para quebrar esse círculo vicioso é o que se refere a se expressar. Antigamente eu achava estranho porque as pessoas se cumprimentavam com tanto afeto ou porque eu não era convidado para algumas confraternizações. Isso me deixava triste, porque não conseguia enxergar alguma razão nisso. Hoje eu vejo que se essas coisas aconteciam, eram minha culpa, de uma forma passiva. As pessoas não sabiam nada sobre mim, minhas opiniões, meu gostos, afinal quem eu era. Eu nunca dei chance a elas de decidirem se gostam ou não de mim.

A única forma de conseguir alguma aceitação é se você se aceitar o suficiente para mostrar para os outros quem você é. Se expresse, diga suas opiniões. Descreva como uma situação o fez sentir. Fale mais sobre você. Dê uma chance a elas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Coronel, achei bem interessante a sua postagem, mas, no meu caso isso não é bem verdade. Quando as pessoas falam alguma coisa pra mim eu tento falar mais e melhor com elas, tento puxar assunto , e de certa forma, dou opiniões na conversa de um grupo q está perto de mim ( com certa vergonha, medo de ser visto como metido, já q sei q as pessoas julgam sim, já vi gente falar dos outros por isso )..
Sinto q tem algumas pessoas hj e antes, q meio q me esnobam, q não dão papo pra mim, são "curtas e grossas" justamente por saberem q eu sempre comento e tento gerar uma conversa no q elas dizem. Fico apreensivo pois esse pra mim é o único camnho para vencer a timidez..com a timidez, aprendi por anos q se eu não viesse falar com as pessoas, as pessoas não viriam até mim, e hj talvez procure demais as pessoas q mtas vezes não estão tão interessadas quanto eu em amizade. Parece q eu falo mto mais o nome delas do q elas o meu, entende?
Enfim, obrigado por me ouvir, abraços, Piter

coronel disse...

Então Piter, depois disso que você falou acho que o post se aplica mais ainda a você. Se quando você vai falar com as pessoas você fica esperando algo delas, que elas contribuam pra conversa, que elas queiram ser suas amigas, então você está correndo atrás da aprovação alheia. E as pessoas sentem isso e com certeza elas não gostam, porque elas estão em uma posição de que você quer que elas te dêem algo, seja atenção, seja amizade ou outra coisa. Quando eu digo para se expressar e se mostrar, não estou dizendo que você deve esperar que os outros gostem de você por isso. Estou dizendo que elas vão acabar gostando, por você ser um cara verdadeiro e que não esconde nada, e que você não está esperando receber nada em troca na interação com os outros. Isso é ligar o foda-se de uma forma positiva.

Anônimo disse...

Acho que entendi coronel, vou tentar seguir os seus conselhos, apesar de ser dificil, pq não tem jeito, eu sou carente de amigos, e isso parece q não dá pra esconder,
quando uma pessoa me dá atenção, o idiota aqui fica todo caído e querendo conversar rsrs Mas vc tá certo, se não consigo ter mtos amigos desse jeito msm, vou tentar do outro, vou continuar tentando perder a timidez e ser simpático, mas sem forçar..
Obrigado, Piter

Anônimo disse...

Boa! mais um post bem util.

Anônimo disse...

não acredito que um blog como este que diz tentar ajudar os timidos é escrito justamente por alguem que continua timido


cara vc devia ser não timido mais pra poder aconselhar alguem sobre isso.


o que eu vejo é que vc não superou sua timidez ainda e ve ela como se fosse uma coisa ,cara

NÃO É UMA COISA ,timidez é uma resposta a como vc se ve.

vc diz que se sentia culpado quando pequeno, CLARO, SE AUTO CULPAVA SE NINGUEM FALAVA COM VC E POR ISSO SE SENTIA TRISTE, continua fazendo até hoje, pare com isso, pois isso que causa o medo da rejeição, vc se auto culpar se algo der errado faz vc ter medo de ouvir a opinião negativa alheia pois obviamente ela é considerada algo errado


não queria a aprovação alheia, queira a sua aprovação, confie no sua intuição sobre o que vc faz de si mesmo, vc é perfeitamente pronto para dizer se seu quadro pintado ficou bom ou não segundo sua intuição não precisa da opinião alheia pra saber se ficou bom

quando eramos pequenos precisavamos por que não sabiamos muito ,era normal estavamos aprendendo, mas ja estamos capazes de julgar agora,libertesse dessa nescessidade agora , vc é pronto pra fazer isso sozinho .