terça-feira, 18 de agosto de 2009

Somos apenas amigos

Do site da Morróida: Somos apenas amigos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Blog Mundo PickUp Artist

Se você se interessa por Pick-Up Arts (conhecidos pela sigla P.U.A., da qual já falei por aqui no blog). Recomendo que conheçam o blog Mundo PickUp Artist. É um dos blogs mais bem escritos que já vi, e tem uns artigos bem legais para o pessoal que está iniciando nesse assunto e não sabe aonde arrumar material.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Assuma o melhor das pessoas

Este é um post do blog Pick The Brain que eu traduzi. Acho que muitos tímidos sofrem disso, de julgar as pessoas e as situações de forma negativa, e por isso achei que seria interessante postar aqui. Logo abaixo:

Você sempre assume o melhor das pessoas - ou você sempre pensa no pior? É tão fácil assumir coisas e nos ver caindo em uma mentalidade crítica e julgadora - sobre pessoas que conhecemos bem (como membros da família) e sobre completos estranhos.

Então, porque nos preocupar em mudar nossos pensamentos? Desde que você não saia atacando os outros verbalmente e fisicamente, que diferença faz o que você pensa deles?

O perigo de se deixar pensar negativamente sobre os outros é que os pensamentos tendem a rebater na sua direção: sua voz interna vai começar a ser mais auto-crítica. E também, seus relacionamentos vão sofrer; talvez você não faça contato com um potencial novo amigo, apenas porque teve uma péssima primeira impressão, ou você pode acabar numa situação sem conserto em um relacionamento com um colega.

Acima de tudo isso, você provavelmente vai se sentir mais estressado e infeliz se você acredita que os outros estão tentando te irritar de propósito ou te magoar.

Se pergunte "o que mais isto pode significar?"



Em seu post "5 questões que vão mudar sua vida", Tim Brownson sugere se perguntar "o que mais isto pode significar?". Ele dá alguns exemplos:

Seu parceiro/a chegar atrasado para um encontro pode significar que ele te odeia e não te respeita, ou pode significar que ele ficou preso no trânsito.

O quanto você não se precipita em concluir o que as atitudes dos outros significam? Talvez seja um motorista que você rotulou de agressivo, mas que pode estar com pressa por causa de circunstâncias que você desconhece. Talvez um amigo esteja se comunicando menos, e respondendo à sua conversa como monossílabos: você pode assumir que ele está mau humorado - ou você pode esperar pacientemente e ver se ele se abre sobre algum problema ou questão em sua vida que o está chateando.

Eu normalmente me sinto mal quando um amigo ou parente age de forma rude ou abrupta - e e até já respondi na mesma moeda - apenas para descobrir depois, que a situação tinha uma interpretação completamente diferente por causa de circunstâncias que eu desconhecia.

Se o comportamento de alguém parece rude para você, ofensivo ou indelicado, se pergunte "o que mais isto pode significar?" Talvez ele tenha sofrido alguma tragédia; talvez esteja doente, ou sofrendo muitop stress.

Em poucos casos, claro, as pessoas simplesmente não tem consideração pelos outros: aquele cara falando muito alto em uma ligação no celular no trem, por exemplo. Mas você vai descobrir que sua reação interna é muito mais calma se você puder encontrar uma circunstância que explique o comportamento.

Reconheça sua própria subjetividade


Todos crescemos com um particular conjunto de crenças e idéias sobre o mundo. No livro 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey chama isso de "scripts" - nossas formas de nos comportar queforam criadas pelo condicionamento social. Você também pode pensar nelas como "mapas" para a realidade do mundo.

O script de cada um é diferente. Você provavelmente tem um esquema similar com sua família, amigos e colegas - mas você vai encontrar muitas pessoas que vêem a vida de forma bem diferente.

Isto pode criar atrito e conflito. Alguns exemplos podem ser:

  • Você valoriza muito o envolvimento na sua igreja ou comunidade - seu parceiro não.
  • Você chega 5 minutos mais cedo em todo compromisso, mas você tem um amigo que sempre chega atrasado.
  • Você não liga setem alguns pratos sujos na pia da cozinha, mas seu colega de quarto que tem obsessão por limpeza sempre te deixa um recado pedindo para que lave os pratos
  • Você é naturalmente econômico, mas para muitas das pessoas que você conhecenão sobra nada do salário do mês.

É fácil começar a pensar algo negativo sobre os outros simplesmente porque eles não tem exatamente os mesmos valores ou o mesmo condicionamento que os seus. Tenho certeza que você consegue pensar em exemplos disso em seus relacionamentos, quando você foi crítico com alguém porque eles não tinham os mesmos valores e prioridades que você.

Um dos maiores passos que você pode tomar para assumir o melhor das pessoas é reconhecer que eles estão operando em um sistema um pouco diferente - e  entender que eles podem achar seu comportamento desconcertante, chato ou simplesmente idiota! Valorize as diferenças em seus relacionamentos, e valorize o que faz a outra pessoa especial. Talvez seja chato que seu amigo sempre se atrase, mas o lado bom é que ele é calmo, espontâneo e gentil.

Você julga e crítica os outros? Como você supera esses pensamentos? Como você se assegura de quesuas palavras, ações e atitudes ilustram seu desejo de assumir o melhor das pessoas e entender seu ponto de vista?