domingo, 14 de junho de 2009

Não existe lugar certo para paquerar

Do blog Garotas: modo de usar.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Faça acontecer

Pessoas tímidas tem medo de agir por pensar que a ação que estão tomando pode gerar críticas. Eles vão rir de mim. Não sou bom o suficiente. E basicamente, acham que o melhor é ficar no canto, quietos. Assim eu não vou ser diminuído pelos outros. Assim eu não perco valor.

Ledo engano. Mesmo ficando no canto, você é alvo de todo tipo de crítica. Olha o mudinho ali. Aquele cara não fala nada, não faz nada. Ou o clássico "você tá falando demais". O fato de você não deixar as pessoas te conhecer, também faz com que muitas delas assumam o pior sobre você. Aquela menina não fala comigo, é uma metida. Ali o moleque estranho que só anda sozinho.

A primeira coisa que você precisa entender é que todo mundo é alvo de críticas. É normal. Você mesmo deve ter passando pela sua cabeça milhares de críticas sobre as outras pessoas, que você nem conta pros outros (ou conta). A diferença com os tímidos é levar isso a sério demais. É como uma pessoa que depois de levar uma pancada em um jogo de futebol, resolve não jogar mais, excluindo da própria vida o prazer que aquele esporte trazia. Você já parou para pensar de verdade "porque deveria me importar com o que os outros pensam??".

E o que eu preciso fazer para parar de me importar e viver minha vida? O que é viver?

Viver é experimentar, o que muitas vezes vai exigir coragem, vai exigir que você faça algo que te assusta, que te deixa tremendo. O mundo é basicamente dividido entre as pessoas que ficam no canto observando (como os tímidos) e as pessoas que "fazem coisas". Nem estou falando das coisas que as pessoas fazem apenas para contar pras outras, como a viagem para Paris ou as aulas de asa delta (que são absolutamente válidas). Mas de fazer as coisas que você quer, seja porque são de seu desejo, ou para aprender algo com a experiência. Experimentar é um tipo de aprendizado que livro nenhum vai te dar.

Experimentar vai te ajudar a ter menos medo das pessoas. Aquele garoto mal encarado pode ser um amigo super legal (ou não) se você experimentasse conhecê-lo. Fazer teatro pode te ensinar a se expressar de formas melhores, além de poder conhecer mais gente. Até a balada que você odeia de coração pode te ensinar algo se você der uma chance de tentar aprender o que aquelas pessoas gostam tanto, o que se passa pela cabeça delas. No final, na maioria das vezes, você acaba vendo que não tinha nada demais, que o medo era bem maior que a realidade.

Experimentando a vida, você pode se ferrar muitas vezes também. Mas essas são as histórias mais interessantes para você contar para os amigos de pois de um tempo. Você nunca perde nada tentando.

Se você ainda duvida, pense nas histórias mais interessantes que você já ouviu. A maioria das pessoas que VIVERAM essas histórias, tomaram alguma iniciativa para que elas acontecessem. Sejam as mais impressionantes, sejam as mais engraçadas. Algumas dessas pessoas fizeram coisas que te deixariam vermelho de vergonha, mas elas foram lá e fizeram, VIVERAM a situação, mesmo que em alguns casos se dessem mal. São essas pessoas que a gente sempre se lembra que existiram.