quarta-feira, 14 de maio de 2008

Como curar fobia social

Encontrei o texto abaixo em um fórum de fobia social em inglês. Ele supostamente foi escrito por um ex-fóbico e tem algumas coisas que já postei por aqui. Não temos como comprovar se é verdade ou não que ele conseguiu superar a fobia social, mas acho que vale a pena tentar. Algumas das coisas de que ele fala (como hipnoterapia) eu vou testar nos próximos meses, e então postarei aqui minha análise sobre os resultados. Bom, segue a tradução do texto, escrito por um cara com nick knucleflash, que assina como David:

Eu escrevi a seguinte carta para um cara que sofre de fobia social. Simplesmente porque eu queria ajudá-lo. Ele realmente gostou da carta, então eu pensei que outras pessoas também poderiam se beneficiar com ela. Foi assim que eu superei a fobia social e radicalmente mudei minha vida para sempre, para melhor. Aqui vamos nós:

Eu costumava ter fobia social, mas vou lhes dizer: é totalmente curável.
E vou tentar explicar da melhor forma como se livrrar dela. Eu quero fazzer isto porque eu sei o quanto frustrante é, eu lembro como eu costumava pensar que estava preso em um pesadelo e não conseguia escapar.
Esta seria a melhor forma de descrever minha situação naqueles tempos.

Agora sou muito extrovertido, tenho muitos amigos. Me sinto confortável e falante em qualquer situação. Eu consigo falar na frente de uma grande platéia com facilidade. Se eu vejo uma garota bonita na rua, eu normalmente vou falar com ela. E eu nunca mais sinto ansiedade. Então, é absolutamente possível se livrar da fobia social. E não só isso, você pode eliminar timidez também. Sou uma prova viva disto e você também pode ser.

Vou lhes contar um pouco de minha história primeiro, para que vocês possam se identificar com minha situação um pouco melhor. (Acho que isto vai ser uma longa carta, mas aguente um pouco. Vai valer a pena :-). Há 2 anos atrás minha fobia social estava no seu pico, eu estava muito mal... Eu sofrria por 4 anos com isso. Não conseguia sair, e se saia ficava estremamente ansioso. Não conseguia sair com ninguém, até meus amigos mais próximos. Eu ficava nervoso com absolutamente tudo e ficava vermelho toda vez que alguém falava comigo. Era uma droga. E eu decidi fazer algo sobre isso.

Eu vou lhes dar todo meu processo até a recuperação, mesmo que algumas partes tenham sido menos efetivas que outras, mas de qualquer forma ajudou portanto eu quero dar todos os passos que eu tomei. Entretanto, existe uma coisa que realmente me mudou, o método mais efetivo na minha opinião. E vou chegar nesta parte mais para frente.

Primeiro eu precisava me aliviar da pressão, eu não havia contado a ninguém sobre minha situação. Então eu falava com minha mãe sobre isso. Foi uma boa sensação aliviar a pressão um pouco. Claro que o problema ainda estava lá mas eu acho que foi um bom primeiro passo. Então eu comecei a correr. No começo era ruim porque era difícil para meu corpo não treinado. Mas depois de uma semana eu comecei a gostar. Eu continuei a correr e estava sempre aliviado da ansiedade logo depois da corrida, era uma ótima sensação. Então eu comecei a levantar pesos, eu costumava ir a academia em horários muito estranhos, perto da hora de fechar, por causa de minha ansiedade e porque tinha menos gente nesses horários. Mas depois de um mês eu ganhei coragem e fui durante o dia e percebi que não era tão ruim. Mas eu ainda me sentia um pouco ansioso. Mas o que quero dizer é que exercitar seu corpo é um grande jeito de aumentar seus níveis de bem estar, e reduz muito a ansiedade. Então comece a se exercitar, é muito bom. E você ainda pode ficar com o corpo bonito e isto não é uma coisa ruim, é ótimo para sua auto-estima também.

Continuei a procurar por respostas para curar esta coisa por toda a internet. Encontrei alguns tratamentos cognitivos, mas eu não tive coragem de ir para uma clínica. Então fiquei comum pé atrás, então eu li que muitas pessoas que fizeram esses tratamentos haviam voltado a ter fobia social , então esses tratamentos não pareciam muito sólidos para mim. Eu precisava de algo que iria funcionar definitivamente. Continuei a procurar mas não encontrei nada que parecesse realmente bom.

Então eu recebi uma oferta de trabalho em Estocolmo, eu vivia em uma pequena cidade na parte nordeste da Suécia. Então seria uma grande coisa mudar para a capital da Suécia, especialmente com meu tipo de condição. Mas depois de um tempo eu decidi que era a coisa certa a fazer, eu tinha que sair e começar do zero. Eu tentei desesperadamente conseguir alguns remédios, anti-depressivos e coisas do gênero antes de me mudar. Principalmente porque eu pensei que não coinseguiria aguentar a pressão. Era um trabalho em um programa de TV piloto então achei que teria muita gente importante e superior lá, e isso me assustava demais. Mas hoje eu fico feliz que não tenha conseguido nenhum remédio. Ao invés disso eu descobri um MP3 de relaxamento/meditação na internet. Nunca havia tentado isso antes então resolvi dar uma chance. Basicamente o que isto relaxava meu corpo completamente e então uma voz me dizia algumas afirmações, como por exemplo "eu tenho confiança em mim mesmo". E cara, isso era maravilhoso. Eu podia sentir logo depois de ouvir isso como eu me sentia bem. Na verdade eu sentia alta auto-estima. Não me sentia assim por anos, isso quase me fez chorar de excitação.

Então, eu me mudei para Estocolmo, e ouvia ao MP3 toda manhã antes de ir trabalhar. Me ajudava bastante, mesmo que eu continuasse tímido, mas não sentia mais tanta ansiedade. Existiam celebridades no programa onde trabalhava e elas falavam comigo e eu não ficava vermelho! Isto foi muito importante para mim, neste ponto eu me senti invencível. Eu sabia então que poderia superar esta coisa. Uma coisa que você pode fazer é se dedsafiar de uma forma parecida, eu sei que é difícil mas depois que você faz você vai perceber que não é tão ruim quanto você pensava. E vou lhe dar alguns bons MP3 de meditação para você ouvir. Mas se você não puder aguentar se deesafiar desta forma, está tudo bem. Eu vou lhe dar métodos nesta carta que vão te dar a coragem para fazer isto sem problema nenhum.

O problema da fobia social é que ela coloca um rótulo em você. Quase como se existisse algo seriamente errado com você. Seu cérebro não está certo. Na verdade, a primeira vez que eu ouvi falar sobre fobia social, que existia um nome para isto, isso me fez me sentir pior e aumentou o problema. Porque eu comecei a pensar que existia algo de errado comigo. Mas depois eu percebi que era tudo besteira. NÃO EXISTE NADA DE ERRADO COM VOCÊ! OK?

Você é um ser humano perfeitamente bom, não existe nada dee errado com seu cérebro. É apenas a forma que você pensa, e acredite em mim, você pode mudar a forma como você pensa. Existe uma solução para todo problema, até fobia social, permanentemente. E eu vou te contar como e porque isso funciona.

Primeiro, a forma mais importante e efetiva em minha opinião é a seguinte: PNL, que significa programação neuro-linguística. Deixe me explicar isso de forma que você possa entender. Sua mente consciente pode apenas processar uma quantidade limitada de impressões por segundo. Eu diria que aproximadamente 5-10 impressões por segundo. Você pode ouvir barulho no fundo enquanto fala com alguém e sente o cheiro de algo simultaneamente, mas existe um limite. Seu subconsciente entretanto se lembra de TUDO, tudo que você já viu, cheirou, ouviu, tudo. Agora, se você vai vivendo sua vida e não prestar atenção em como seu cérebro processa informação, sua mente vai entrar em piloto automático e tentar tomar conta de si mesmo e processar a informação da melhor forma possível para ela. Agora, você não nasceu com fobia social, é a sociedade e suas experiências que o fizeram quem você é. Seu subconsciente processou suas experiências e as interpretou de uma forma que não é boa para você. E da forma que o cérebro funciona, se você pensar algo ruim sobre você mesmo, como "ninguém gosta de mim, eu sou tão tímido" etc. seu cérebro vai começar a procurar por evidência para suportar esta crença. E quanto mais ele o faz, mais isso se transforma em uma afirmação. Como "Eu sou uma pessoa tímida". Não é mais algo que você pensa é agora algo em que você acredita e se torna o que você é. O mesmo acontece com crenças positivas, se você se acha o máximo seu cérebro vai coletar evidência disto e uma hora se tornará uma afirmação e você acreditará nisso: "Eu sou o máximo". Entretanto, você não consegue fazer isto se tiver um monte de crenças negativas na cabeça. Então isto é o que PNL vai fazer por você. PNL é essencialmente uma forma de se comunicar com seu subconsciente. Comunicar sistemas de crenças positivas que irão mudar sua forma de pensar sobre si mesmo e finalmente se livrar de sua fobia social, para sempre. Porque o melhor de melhorar, é que você percebe quando um pensamento ruim/negativo está entrando em sua cabeça e você o mata instantaneamente e o troca com algo positivo. Cedo isto acontecerá no piloto automático também. E quanto mais você melhora, mais você vai perceber que nunca mais vai voltar para esse lugar sombrio. Então você vai melhorar cada vez mais. E quanto melhor você fica, melhor você quer se tornar. Então isso se transforma em um tipo de círculo vicioso dee pensamento positivo e prazer. E PNL é rápido, não leva anos. Estamos falando de alguns meses.

Outra coisa que muitas pessoas com fobia social odeiam é rubor facial. Você está sentado em uma situação social e não consegue parar de pensar "não fique vermelho, não fique vermelho!", certo? Bem, PNL me ajudou com isto também. É uma técnica em que sempre que eu sinto o calor começando a se espalhar pela minha cara, eu simplesmente faço esse calor ir direto para meu pé. Então eu fico ali sentado com um pé quente e vermelho e uma cara casual sem rubor. Legal, não? Uma hora isso naturalmente desaparece. O que me deixa nervoso é quando me lembro dos médicos que me disseram que era impossível se livrar de rubor facial. Agora que eu dedscobri que é possível, isso me deixa puto com todos esses doutores que acham que sabem de tudo e não tem nem idéia.

Então eu sugiro que você entre em contato com algum terapeuta de PNL perto de você. Dessa forma você pode dedscrever seu problema em detalhes para ele e ajudá-lo a iniciar o tratamento. Se você não se sente confortável com isto, existem sites onde você pode baixar MP3 de PNL para superar fobia social. Um desses sites é
http://www.hypnoticmp3.com/social.htm. Mas eu recomendo que você entre em contato com um terapeuta que pode fazer um programa de tratamento personalizado e específico para você. Mas se você não tem dinheiro para isso você sempre pode comprar um mp3, é um preço baixo para o que voê recebe em troca.

Aqui está uma lista que eu juntei que vai ajudá-lo a se sentir melhor e ajudar com sua fobia social e com a vida em geral:

1. Comece a focar nas coisas positicas e que você quer. Quando você foca nas coisas negativas e nas coisas que você não pode alcançar você vai criar mais negatividade e baixa auto-estima em sua vida. Quando você foca no que você quer e em coisas positivas, você vai criar mais disso. É muito simples. Nunca seja duro demais com você mesmo. Isso nunca vai te fazer bem.

2. Saia de sua "zona de conforto" - faça coisas que te assustam e trabalhe para melhorar aos poucos. Você vai descobrbir que as coisas não são tão ruins quanto você pensa e você vai crescer como pessoa. E mesmo que elas sejam ruins, você vai ganhar confiança apenas pelo fato de que mesmo não gostando você foi lá e fez! O que não te mata te fortalece.

3. Respire - Soa meio new age mas respirar é importante. Quando você se sente ansioso ou nervoso, respire calmamente e profundamente, com seu estômago. Na verdade muita gente não sabe como respirar do jeito certo. Você quer respirar do jeito que você fazia quando era uma criança. Quando você inspira seu estômago deve expandir e não o contrário. Respire fundo pelo seu nariz, segure por alguns segundos então expire pela sua boca. Isso irá deixá-lo calmo e relazado. E você deveria sempre respirar pelo seu estômago.

4. Tome banho e se barbeie diariamente. Sempre fique com a melhor aparência possível. - Isso ajuda com sua confiança.

5. Coma alimentos saudáveis - É uma dessas coisas que te fazem se sentir melhor sem nenhum esforço.

6. Se voce bebe café, pare. - Café não é saudável, especialmente se você tem problemas de ansiedade. Café aumenta a química no seu cérebro que causa ansiedade. Então pare de beber, pelo menos até você lidar com este problema.

7. Tenha um ambiente limpo - Vai ajudá-lo a manter sua cabeça no lugar quando tudo na sua casa/apartamento está organizado.

8. Roupas - Vista roupas que fiquem bem em você. Pode soar superficial, mas é uma das pequenas coisas que vão ajudá-lo a se sentir melhor.

9. Considere mudanças de carreira - Se você odeia seu trabalho, então se demita e comece a trabalhar em outro lugar. Você vai ter um novo começo e você não deveria trabalhar em um lugar que te faz sentir como merda. Ponto final.

10. Postura - Melhore sua postura e a forma como você anda. Você quer suas costas eretas, ombros para trás e soltos e sem tensão, peito para fora, levante suas costelas. E simplesmente ande de uma forma mais confiante, não olhe para baixo, não ponha as mãos nos bolsos. Você deveria olhar para baixo apenas quando você entra em um lugar novo, apenas para se certificar que não tem nada no caminho. O truque é que mesmo quando você não está se sentindo muito confiante, quando você anda de forma confiante você automaticamente se sente mais confiante.

Existe provavelmente um monte de outras coisas que eu poderia adicionar a esta lista, mas estou começando a me sentir cansado de teclar e isto é tudo que pude pensar agora.

Agora, finalmente vou recomendar algumas coisas que realmente me ajudaram em minha vida e que me deram uma nova perspectiva nas coisas.

Primeiro: DVDs Deep Inner Game do David DeAngelo. Neste programa você vai aprender como eliminar QUALQUER tipo de problema psicológico que você possa ter. Ansiedade, raiva, padrões de pensamentos ruins, como você reage a certas situações etc e muito mais. É um grande programa.

Também quero recomendar um livro chamado "O monge que vendeu sua Ferrari". Um livro realmente muito bom. Eu descreveria ele como um guia de como viver uma vida prazerosa e maravilhosa. Muitas dicas valiosas nesse livro.

Quando você estiver se sentindo melhor sobre sua situação, ou quando sua fobia estiver completamente acabada eu sugiro que você dê uma olhada em mais material do David DeAngelo (se você for homem), ele é um guru de sedução e tem muita informação sobre como seduzir mulheres bonitas. Não manipular, mas coisas que você pode fazer para se melhorar naturalmente para atrair mulheres. Eu poderia continuar falando muito mais sobre isto, mas acho que você pode explorar isto por si mesmo baseado no que te contei. Eu vi e experimentei. Funciona e é um ótimo material.

Okay, basicamente é isso. Eu poderia continuar mas eu acho que deiuma boa fundação para que você trabalhe em si mesmo. Apenas prometa-me estudar este material e comece a trabalhar em si mesmo diariamente. Procure um terapeuta de PNL. Faça isso porque você pode mudar e vai valer a pena. Espero que isto tenha sido útil e espero que você se esforce para mudar sua vida para melhor. É 100% absolutamente possível. Você pode fazer. Eu desejo a você o melhor e sucesso em sua vida! Cuide-se!

"Acredite, alcance"

/David

domingo, 11 de maio de 2008

Coronel responde: "Fico nervoso na hora do beijo"

Olá, faz um certo tempo que venho lendo o seu blog e tenho me identificado bastante... aliás, parabéns pelo blog!!! tenho certeza que você tem ajudado muitas pessoas.
Alguns meses atrás, tenho gostado de uma garota na minha escola que tem mais ou menos a minha idade, só que não tive coragem de chegar pra falar nada com ela sobre namoro, até agora só conversamos sobre assuntos relacionados à amizade. A questão é que eu contei isso para um amigo meu que por acaso é amigo da melhor amiga dessa garota, e acabou que a história foi parar no ouvido dela e ela veio falar comigo. Aí ela perguntou se era verdade e eu disse que era (cheio de vergonha), então ela respondeu que também gostava de mim, só que não tinha coragem de vir falar comigo (ela também é tímida). Nisso já era muito tarde e ela disse que realmente tinha que ir embora, mas disse que depois a gente terminava o assunto.
A problema da questão é que infelizmente eu ainda sou bv e provavelmente quando a gente se ver de novo, vai chegar no momento do beijo e eu tenho certeza que eu não vou conseguir ter iniciativa nenhuma (sei disso pois a algum tempo atrás eu fui tentar ficar com uma garota pra ver se tirava o atraso. O papo foi muito bom, mas na hora do beijo eu estraguei tudo pois eu travei e não consegui tomar iniciativa, e aí acabou-se... ).
Por favor... Me dê uma luz !!!!!

R



Acho que não preciso te dizer que não existe problema nenhum em você ser BV e que a menina pode acabar nem notando isso (principalmente ela sendo tímida). O problema realmente é o seu nervosismo, certo?

O grande problema com muita gente na questão do beijo é achar que existe um momento X na conversa em que de repente os dois se olham e se beijam. Lógico que isso acontece, mas não precisa acontecer exatamente aos 23 minutos e 2 segundos da conversa. Achar que uma conversa amigável precisa virar um beijo de uma hora para outra é que cria tanto nervosismo. Imagina que estranho seria, vocês falando do Ronaldo Fenômeno e travestis e esperar que dois segundos depois role um clima.

Acho que o melhor a fazer para diminuir seu próprio nervosismo é "construir o beijo" aos poucos. O beijo pode ser o ápice, o ponto alto da interação entre vocês, mas não precisa ser o ponto de mudança entrte uma conversa amigável e algo mais. Comece a transmitir no olhar que você está interessado. Jogue indiretas, brinque com ela. Mas mais importante, toque-a. Quando estiver conversando com ela bote a mão nela em partes seguras. Se ver que ela não tem problemas com isso, avance mais, deixe a mão por mais tempo. Comece a encostar em partes menos seguras (como as costas, pernas, barriga ou pescoço), mas não precisa enfiar a mão nas áreas totalmente inseguras (virilha, peitos e bunda). Veja como ela reage. Dependendo disso você pode avançar pra abraços, beijos no rosto. Depois disso tudo o beijo na boca acaba virando uma consequência natural. E se mesmo assim não rolar, ela vai perceber que você está interessado e não vai te descartar por isso. O importante é você seguir seu ritmo para não ficar nervoso demais.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Você se conhece?

Um problema que sempre tive e que nunca havia percebido é que eu não me conheço de verdade. Muitas vezes preciso pensar por um tempo para chegar a conclusão de que eu gosto ou não de alguma coisa, e porque. E isso com certeza atrapalha uma pessoa na hora de conversar, pois quando vamos conversar com alguém que não conhecemos e que queremos conhecer, o principal assunto deveriam ser as pessoas envolvidas. Você quer saber do que aquela pessoa gosta, quais suas paixões, sua visão do mundo. Mas é difícil estabelecer uma troca justa quando você nunca parou para pensar:

Quem sou eu? Quais são minhas paixões? Qual minha visão do mundo?

Se na hora de se responder estas perguntas você só balbucia mentalmente uns "hã..." ou "é...", então talvez você precise colocar um pouco de esforço para se descobrir um pouco mais. Para se conhecer. Não adianta querer amigos e namorada se você não se conhece. Se você não se conhece só vai se frustrar com os outros, porque vai começar a forçar relacionamentos com as pessoas "erradas", vai querer lutar contra sua própria natureza. E no final, vai querer desistir da luta.

Quem é você?